O QUE É O SEU TUDO?

 

 

 

Quanto de nós neste tempo ou até antes, quando alguém que há tempos não nos encontramos e pergunta sobre como estamos indo, temos a tendência errada de focar naquilo que não tem sido bom, ao invés de enfatizar no que é bom!

            Hoje ouvindo o Evangelho, quando Jesus acaba de saber que seu primo João Batista, o grande profeta foi morto e foi morto por injustiça, por um Rei fraco e fútil , totalmente manipulado por aqueles que estavam ao seu redor, Jesus ainda sentindo a ida de seu primo, se recolhe para rezar no Monte, para estar com o Pai. Ao voltar toma o barco com seus discípulos e chega até Tabgha, onde uma multidão o esperava, e começa a pregar, curar e prosseguir com o anúncio do Reino de Deus. A multidão estava ali e estavam com fome pois já era tarde. Os discípulos chegam para Jesus contando e  dizendo as quatro palavras: – É tudo que temos! Cinco pães e dois peixes. Os discípulos olham para toda a multidão mas eles focam apenas nas suas limitações: – É só o que temos. Isso é tudo que temos…Foco na falta! Isso nos leva ao descorajamento. E ainda  quando São João narra esta passagem ele dirá: – O que é isso para tantas pessoas? Nestas circunstâncias caímos na armadilha do congelamento, da imobilidade, do amedrontamento.

            Muitos de nós católicos temos nos transformados em católicos consumidores, a idéia de ter  de ser alimentado, de ter seus desejos alimentados e realizados, ao invés daquilo que devo servir. O quanto eu preciso ser servido do que servir. Se vou a Missa e não tenho minhas vontades realizadas então eu vou para outro lugar. Caso o Padre não haja segundo minhas expectativas, como um católico consumidor eu mudo de Igreja até achar aquilo que eu desejo.

            Eu posso ser Consumidor ou ainda ser Crítico, que terceiriza suas necessidades, coloca nas mãos dos outros aquilo que é de sua própria responsabilidade. O crítico é a aquele que observa o que está acontecendo e diz o que os outros deveriam fazer. Eles deveriam fazer alguma coisa. Como somos assim na Igreja. Dizemos que o Padre deveria fazer, os Bispos deveriam fazer e até o Papa. Esquecemos que somos as pedras vivas da Igreja junto ao Corpo Místico de Cristo. Estas são as armadilhas dos católicos consumidores e críticos.

            Jesus hoje, quebra tudo isso. Ele diz: – Ide, e dê a eles alguma coisa para comer. Ao discípulo consumidor Jesus disse, ao invés de você comer primeiro, dê aos outros. E ao crítico que falaria que os outros deveriam fazer, Jesus corrige e diz: – Você  irá dar a eles. Sua ação faz diferença.  Deixe me explicar. Quando o Salmo 118 vai dizer que Seus Mandamentos Senhor valem mais do que a prata e o ouro, o que isso quer dizer? Bem, quando Deus dá os Mandamentos ao povo judeu, Ele revela aos seus filhos que a reta ação, a maneira de viver de uma maneira correta faz diferença. Suas ações fazem diferença! SUA VIDA É IMPORTANTE PARA MIM, DIZ O SENHOR! Todas as vidas são importantes para Deus.

            Entenda que não é legal ser Católico consumidor  e crítico. Nós damos aquilo que temos, e muita calma na hora de dizer: – é só o que eu tenho! Jesus está dizendo:- Saia desta armadilha, pois suas escolhas importam para Deus! Deus se importa com cada um de nós. Dê o que você tem!

            EU NÃO POSSO MUDAR MEUS PROBLEMAS MAS POSSO MUDAR MINHAS PERSPECTIVAS!!!

            Pense comigo, se você tivesse nascido em 1900, em 1914 a 1 Guerra Mundial começaria e duraria até 1918, sua adolescência teria sido numa Guerra Mundial, e 22 milhões de pessoas morreram. Em 1918-1920 a Gripe espanhola tomou o mundo e matou aproximadamente 50 milhões de pessoas. Em 1929 o mundo seria abalado pela Grande Depressão que iria até 1933. Em 1939 você com 41 anos,  e mundo estaria em Guerra até 1945. 75 milhões de pessoas morreram. Não esqueçam que no meio de tudo isso, epidemias de varíola, os verões das poliomielites com paralisias e mortes. Depois nos 50 a Guerra do Vietnam e Guerra Fria. Você morre em 1974 e o quanto você passou em toda a sua vida.

            Nós podemos olhar tudo isso a partir dos problemas ou a partir das perspectivas, e dizer em tempo de dificuldade: – Isso é só o que eu tenho ! Em tempo de abundância dizer:- Isso é tudo o que tenho!

            Pensem hoje caríssimos: – O indescritível privilégio da Existência!

            Se Você tem o que perder, é  porque detém algo em suas mãos. Você tem alguém quem se preocupar, é  porque você tem alguém para amar e ser amado.

            A partir desta premissa, devemos ser Gratos, e responder com Generosidade e não como consumidores ou críticos.

            Cinco pães e dois peixes e Jesus ( a segunda pessoa da Trindade)  é igual : TUDO!

 

            Oração: Abbá Pai. Neste dia onde contemplamos o Evangelho da Multiplicação dos pães e peixes queremos nos curvar diante do meu Tudo que és tu Cristo Jesus e oferecer tudo o que sou e tenho para que O Senhor disponha conforme seu beneplácito! Sim Senhor pois tudo o que tenho e sou  vem de ti! Agradeço hoje pelo privilégio de existir e do que depender de mim, quero abrir os olhos de todos os católicos consumidores e críticos para a verdadeira razão de ser e existir como pedra viva da Igreja que é o seu Corpo Místico! Criai em mim um coração que seja a Sua Imagem e Semelhança, multiplicando em mim os dons e as virtudes que pensastes quando me criastes. Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.