COMO ANDA SUA FÉ?

Jesus e a mulher cananeia

 

            O que aconteceu com Jesus hoje? Todo mundo pensa isso quando se depara com o Evangelho de Mateus, onde temos Jesus e seu encontro com uma Cananéia. Não sabemos o nome dela. Sabemos que Jesus está fora da terra de Israel, provavelmente no Líbano. Jesus está cercado de vários estrangeiros, não havia muitos judeus, eram mais pagãos.  Nós vemos Jesus a principio falar palavras fortes para esta mulher, a primeira leitura parece ser meio grosseiro com ela. A questão não é isso. Claro que Cananeus eram povos muito diferentes dos Judeus e tinham muitas atitudes imorais, e eram inimigos dos judeus. Não tinham nada em comum entre eles. Mas esta mulher tinha algo muito especial em comum, ela tinha muito amor, ela não pedia por ela mas era capaz de se humilhar até o limite por amor à sua filha. Verdadeiro amor humano, amor de mãe.

            O amor de uma Mãe é uma das armas mais poderosas da terra. Contudo não tem o poder de libertar sua filha ou vencer o inimigo de Deus sozinho. Jesus não precisa saber o nome da mulher ou de sua filha, porque Ele já as conhecia muito antes de tudo isso.  Ele sabia tudo o que aquela mulher passava e o que ela significava. Ela tinha amor de mãe. Jesus não queria apenas isso , mas Ele queria que ela tivesse Fé Nele!

            No final Jesus vai proclamar que essa mulher era uma mulher de grande Fé. Fé que Ele havia colocado no coração dela naquele dia. Pergunte hoje a si mesmo que tipo de fé você tem? Que tipo de fé você quer ter? Pois a fé é mensurada à medida que é testada. Quanto maior a sua provação maior será a sua fé.

            Quantas pessoas estão esperando o dia final para ter grande fé. Jesus está oferecendo hoje a capacidade para mim e para você de ter esta grande Fé!

            Todo nós temos estas crises de fé. Todos temos. Uma das maiores façanhas do tentador é usar momentos de doença, de perda, de morte, de violência para testar nossa fé e oferecer saídas mais fáceis. Quando tiramos os olhos da Cruz somos tragados  pelas seduções mundanas, pois larga é  a porta que leva a perdição.

            Há quatro momentos neste Evangelho que nos mostra os testes que precisamos passar:

            O Primeiro: Ela clama por Jesus. E o que Ele fez? Silêncio. Deus não responde. Ele fez silêncio no momento da sua oração.

            O Segundo : Ela persiste na oração e os discípulos tentam afastá-la. Isso são as feridas da nossa Igreja. Em meio as feridas e as pessoas da nossa Igreja, de pessoas próximas, eu preciso conviver com tudo isso.

            O Terceiro: Jesus vai dizer que veio apenas para as ovelhas perdidas da Casa de Israel. Parece que Jesus está dizendo não a sua oração.

            Por último Jesus vai dizer que não ficava bem tirar o alimentos dos filhos para dar aos cachorros. Porque Jesus a chamaria de Cachorro? Esta é uma grande pergunta. Deus o Senhor realmente se importa comigo!

            Estas quatro coisas que a Cananéia passou nós todos passamos todos os dias. Aqui a força e fraqueza que testa a nossa Fé!  Somente uma Fé testada pode ser grande.

            Ao analisar nossa Fé precisamos nos comparar com aqueles que não tem fé e ver se a nossa Fé faz diferença. Veja bem através da sua vida pessoal, da vida financeira, quanto tempo você gasta com as coisas do mundo e com as coisas de Deus. Faz diferença? Tudo isso me faz ter uma vida diferente e melhor se não professasse uma fé em Cristo?

            Na Palavra de Deus vemos várias declarações de fé, com a de Pedro em seu primado, de Marta quando Jesus chega antes de ressuscitar seu irmão Lázaro e Tomás, quando faz a grande proclamação; – Meu Senhor e meu Deus! Nós precisamos declarar assim nossa fé. Declarar com convicção o que cremos!

            Neste Evangelho esta mulher Cananéia faz uma excepcional declaração e proclamação de Fé. Vai do nada ao tudo.  Mas não ficou apenas em uma declaração mas em demonstração de fé! Assim ela passa a ser parte deste relacionamento de um Deus Vivo e alguém que crê e se relaciona com Ele. Não é um convidado de um jantar, mas parte da família agora.

            Hoje, a fé desta mulher a fez persistente. Portanto amigos, nesta semana, olhe para sua fé. O que você está enfraquecendo sua caminhada na fé. Como está nossa persistência? Tudo isso nos dá a oportunidade para crescermos na fé . Eu quero crescer na minha participação , demonstração e relacionamento com o Senhor.

            Jesus diz agora; Grande é a sua Fé! Somente Fé que é testada pode ser grande. Seja sempre alguém persistente no caminho do céu!

           

            Oração: Abbá Pai. Neste dia onde contemplamos o Evangelho da Cananéia clamando ao Senhor que libertasse sua filha. Jesus vai aos poucos testando e abrindo o caminho no coração daquela mulher para no final dizer; Grande é a sua fé! Senhor eu quero ser grande na fé, não quero que minhas fraquezas me afastem de ti Senhor. Só tua voz me acalma, só o Teu Amor me sacia, Doce chama ardente, Que Consome tudo o que tenho e sou, no Seu Infinito Amor. Eu CREIO MAS AUMENTAI A MINHA FÉ! Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.