POR QUE VOCÊ PAROU?

 

Evangelho de hoje (Mt 14,22-36) - Egídio Serpa | Egídio Serpa - Diário do  Nordeste 

 

            Distração é algo que tira nosso foco de onde ele deveria estar!

 

            Recentemente eu assisti um documentário chamando : The Last Dance, sobre a vida de Michael Jordan. Um documentário sério, e que demonstra aquilo que o autor Daniel Coyle em seu livro, o Código do Talento chama de Excelência. Este atleta não foi apenas um superstar da NBA, mas foi reconhecido por atletas de quase todos os outros esportes. O que fez de Michael Jordan tantas vezes homem do jogo de quase todos os jogos que participou? Bem, talento, trabalho duro e Foco! O foco elimina distrações. Quanto talentos são desperdiçados hoje no mundo pelas distrações. Você vê a excelência quando o atleta vive sua vida tão focada, que nada do mundo exterior pode alterar aquele momento. Aquele momento em que você demonstra seu talento mesmo que seu time perca, você sai aplaudido por seus adversários.

            Vindo para o Evangelho de Mateus onde os discípulos estão no Mar da Galileia no barco que vai confrontar a tempestade. Muitos de nós caímos na tentação de que os discípulos não tinham fé naquele momento, mas tudo começa quando eles entram no barco e partem para mar adentro, seguindo as ordens de Jesus, que havia permanecido na praia e subiu a montanha para orar. Como homens do mar, eles conheciam os ventos e sabiam o que eles enfrentariam, e partiram para a tempestade com fé. Eles estavam lá porque Jesus disse para eles estarem lá! A única razão  que fez estes homens entrarem no barco, no meio da noite e partirem em direção a tempestade foi para cumprir uma ordem de Jesus.  A fé fez Pedro entrar no barco muito antes de fazer Pedro sair do barco para andar sobre as águas.  Prestem atenção nisso: – Estamos aqui hoje, no meio da noite, no meio do mar, no meio da tempestade porque Jesus disse a cada um de nós para estarmos aqui! Isto é fé!

            Muitos  estão sentados no barco neste momento, sobre a vocação, sobre o discipulado, sobre o chamado porque Jesus disse para ficar neste lugar. Por outro lado,  muitos também estão prontos para sair, não para andar sobre as águas, mas para abandonar o barco.

            A pergunta que Jesus faz agora para cada um que quer abandonar o barco é:-  Por que você quer abandonar o barco?

            Pedro anda sobre as águas e por um momento ele tira os olhos de Jesus e coloca os olhos na natureza e duvida, daí afunda. A pergunta de Jesus é : – Pedro por que DUVIDAS?  Jesus nos faz  a mesma pergunta. Por que você parou? A FÉ NOS FAZ CAMINHAR PORÉM A DÚVIDA NOS PARALISA E NOS AFUNDA!

A FÉ FEZ PEDRO SE MOVER E A DÚVIDA FEZ PEDRO PARALISAR!

            Por que nós paramos?

            Pedro então diria a Jesus um cem número de desculpas justificando por que ele tinha parado? Exaustão, cansaço, vontade de estar na praia dormindo, cansado de estar no limite, cansado de lutar contra as ondas, enfim…Assim somos nós, com muitas desculpas, e a razão para nós casados querermos abandonar o barco seria porque nós hoje estamos mais velhos, somos diferentes, por este ou aquele defeito, muitas desculpas, mas Jesus nos olha e diz: – Por que vocês querem desistir? Seja matrimônio vocação, ser cristão, seja na Igreja.

            Irmãos queridos, uma coisa é fazer uma promessa outra coisa é MANTER A PROMESSA!

            Comece a ter a intenção de rezar outra é rezar continuamente. Uma coisa é caminhar na fé outra é manter caminhando continuamente na Fé!

            Jesus após Pedro dar todas as desculpas vai dizer: – Sabe por que você parou Pedro? PORQUE SE DISTRAIU!!!!

            Pedro caminhava na direção de Jesus, nenhum humano havia feito isso, momento absolutamente incrível e de repente , as Escrituras vão dizer que ele sentiu a força dos ventos e das ondas, ou seja, tirou os olhos do Criador e colocou na Criatura ( Romanos 1-7), e SE DISTRAIU! Ele viu a força do vento, ficou com medo, duvidou , parou e afundou!

            A distração pode nos tirar o FOCO, como pode nos tirar a vida.  Distração é qualquer coisa que tira a nossa atenção de onde ela deveria estar naquele exato momento!

            Hoje é tempo das distrações, sejam da mídia social, seja dos inúmeros eventos simultâneos em nossa vida, excesso de preocupação, etc.

            Mas há as grandes distrações aquelas que são mortais, como esta de Pedro, andando sobre as águas e a fúria do vento e das ondas, poderiam ser mortais. Há muitas coisas neste mundo que querem nos distrair e nos são mortais. Nossa dor ou a dor de alguém que amamos. Pobreza, miséria, fome são distrações mortais. Distrações internas podem ser várias como fraquezas, preocupações, pecados e culpas…Muitos hoje estão tão preocupados com o quanto eles são pecadores que se esquecem que tem um Salvador!

            Muitos vem para serem discípulos e não se preparam internamente para isso, tendo uma vida de feridas, fraquezas e pecados mais do que estarem livres para um perfeito Relacionamento com Jesus e após este grande momento, poderem servir a Ele seja onde for o que for. Caso contrário é tirar os olhos do Senhor e colocar sempre nas próprias misérias.

            No Evangelho anterior, Jesus tomou conhecimento que seu primo João Batista havia sido assassinado. Ele havia reunido seus discípulos para rezar, contudo quanto ele chega em Tabgah ele vê a multidão que o faz ter que focar em outra coisa. Ele então ensina, cura os enfermos, liberta os cativos e os alimenta. Depois de ter dispersado todos eles , volta ao foco inicial, a intenção inicial que é : – Subir ao monte e orar!

            Algumas vezes o trabalho do momento não é o que nós idealizamos para aquele momento, ok! Depois que cumprir aquilo que foi distração volte para o foco inicial.

            Mas antes de tudo há duas perguntas: – Eu posso fazer alguma coisa sobre isso? É uma distração, eu deveria fazer alguma coisa? É a hora certa? Se não, é apenas uma distração.

            Pedro é um cara fora do comum. Ele vai dizer em sua Carta que Jesus é o Filho de Deus. Nós seremos levados à tentação na escuridão de duvidar de tudo isso! Pedro passou por tudo isso e testemunha para que nós saibamos o que fazer nesta hora.

            Quando Pedro está para afundar ele se vira para Jesus e clama ao Senhor, e vê que Jesus estava lá! Quando volta a atenção para o Salvador, e grita: – Senhor Salva-me! São Mateus diz: – Imediatamente Jesus o segurou pelas mãos! A destra do Senhor me levantou! Não morrerei mas ao contrário viverei para louvar as grandes obras do Senhor.( Salmo 118).

            Jesus é maior que todas as forças da natureza pois Ele as criou!

            O problema na revelação do Talento está no FOCO! A diferença entre pecadores e santos está no FOCO! Pois o talento é permanecer no FOCO e não parar!

           

           

           

            Oração: Abbá Pai. Eu sou pequeno, fraco e lerdo. Neste dia de celebrar tamanho milagre de fazer com que Pedro andasse sobre as aguas, Senhor aumenta minha fé. Sim Senhor, não queremos ser apenas acomodados no barco da nossa vida, mas queremos andar sobre as águas e estar Focado no Senhor. Nada e ninguém pode me afastar da sua destra oh Senhor dos Exércitos. Reforça em mim todas as minhas defesas para que eu persevere no Seu Nome e alcance a Vida Eterna. Eu CREIO MAS AUMENTAI A MINHA FÉ! Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.