COMO EU ME PAREÇO?(2)

 

 

 

Como estou?

 

 

            David Brooks é um colunista do New York Times e recentemente publicou um artigo que fala um pouco sobre, como cada um de nós pode olhar uma situação e agir ou não! Ele conta a história real de uma cantora de pop rock e seu melhor amigo que também era da banda. Um dia eles estavam indo para um show e de repente o produtor ligou e disse que o show havia sido cancelado. A razão do cancelamento se deu pois, houve uma denuncia na internet que este cara havia enviado uma foto indecente  para uma fã  e que havia viralizado, se tornando algo bastante impróprio. Apesar do cara ter se retratado com ela e negado tudo, ela levou a situação a sério, foi para o facebook e escreveu um textão dizendo o quanto isso era sério, e que ele não fazia mais parte da banda. Pois bem, tudo na sua vida ficou arruinado e ele perdeu emprego, contatos e estava em uma condição bastante deprimente.

            Dois anos depois acontece algo parecido com ela. Esta história foi revelada quando a cantora ainda estava no High School(ensino médio), e que também envolvia foto dela e outra pessoa e que rapidamente viralizou, ela se tornou motivo de ódio das pessoas em sua volta e foi demitida da banda. Ela foi abandonada, discriminada e condenada à solidão. Sua carreira não existia mais. Ela disse que se sentia como um monstro. O Podcast que David Brooks mencionava finaliza com a entrevista do garoto que escreveu o post sobre a Cantora revelando tudo e levando-a a ruina. E David perguntou: – Como você se sente sobre isso ? – O Garoto respondeu: – Bem, me sinto incrivelmente prazeroso em destruí-la. Eu não ligo para o que aconteceu com ela. Eu não ligo se ela está viva, morta ou o que quer que seja.

            A pergunta para nós hoje é: – Como nos sentimos quando lemos tudo isso ? Como nós olhamos tudo isso ? Assim começamos nosso segundo capítulo da série: Como eu me pareço ? Como eu vejo as coisas ?

            Hoje, podemos responder a tudo isso de acordo com São Paulo aos Coríntios: – Não nos conformemos com este mundo mas mudemos a nossa maneira de pensar e reagir. Nós precisamos olhar o mundo como cristãos! Aprendamos com Chuck Wilson, grande evangelizador americano, figura carimbada nos presídios de segurança máxima dos EUA, respeitado por todos. Não importando onde ele estiver, a primeira pergunta que ele faz é: – O que é para você Cristianismo ? Muitos respondem que é Religião, uma filosofia…Ele diz: – Cristianismo é uma Visão do Mundo! Pois muda toda a nossa maneira de pensar e de ver o mundo.  Isso é importante pois A VISÃO DETERMINA NOSSO DESTINO! Se eu olho o mundo como o mundo, eu vou terminar condenando como o mundo faz, excluindo, porque se eu excluo eu retiro a minha opção de amar. Agora se eu olho o mundo como Cristo ( cristianismo) então eu acabarei observando e olhando e agindo como ELE.  Então como  eu olho, como eu me comporto quando há uma situação como esta acima ? Quando alguma pessoa faz alguma coisa errada como eu me comporto em relação a isso ? Eu me excluo, eu digo que isso não tem nada a ver comigo, ou que aquela pessoa merece pagar olho por olho dente por dente, ou pior ainda, em tempos de mídia social, eu tiro minhas conclusões condenatórias baseadas nos comentários ou críticas. Cada um deles tem a tentação de olhar para os exemplos acima e tratá-lo como NINGUÉM.

            Corinto antes da evangelização de Paulo era uma cidade do pecado, tipo como chamamos hoje Vegas. Eles contudo foram chamados  a uma tremenda conversão. Onde abunda o pecado superabunda a graça.  Paulo chega na cidade e ao  chegar encontra-se em  uma das comunidades um rapaz tendo um relacionamento com a esposa do pai dele. Paulo levanta a voz e diz: – Vocês não estão fazendo nada com relação a isso ? Parecia que todo mundo estava achando que aquilo era normal. Alguém faz alguma observação como se o cara fosse assim  mesmo, e tudo que ele fizesse se justificava pelo jeito dele. Não, não, Paulo se levanta e adverte . Quando nós olhamos algo errado perto de nós, e não falamos nada, muitas vezes estamos agindo assim porque NÃO É NOSSA RESPONSABILIDADE! Como assim ? Nós como Cristãos, não podemos olhar as coisas como  o mundo as olha. Não, nós somos  um povo que tem Mestre e este se chama Jesus e Ele não quer que nós vivamos uma vida como se a eternidade não existisse, ou como se nós fossemos politicamente corretos, quando devemos denunciar o que está errado. Quando não fazemos nada, estamos tratando aquela pessoa que está no erro como NINGUÉM! É tratá-los com desprezo.

            Deus envia seus profetas e os capacita para quando vir o Mal, denunciá-lo. O que nós como Profetas, pois batizados que somos, devemos sim tomar responsabilidade pelas coisas de Deus e denunciar o Mal. Ezequiel o profeta, deveria publicamente denunciar o Mal, pois sua motivação era a Justiça. Deus diz a Ezequiel que denuncie constantemente as obras do maligno pois se não, as outras pessoas irão ver as obras e achar que é normal. Irmãos e irmãs olhe para o Brasil hoje. Quantas pessoas fazendo coisas erradas com o povo brasileiro. Enganando, caçoando da cara de pessoas de bem, criando histórias difamatórias, liberando bandidos para a rua, prendendo pessoas de bem, atropelando a verdadeira ciência em favor de implantação de estratégias de medo e assim poderem trazer a pacificação falsa. Meus irmãos, pense se todo batizado brasileiro, consciente da moral e do direito, com a missão de denunciar as obras do maligno, se se pusessem a proclamar nas praças o que está acontecendo, nós teríamos a nação mais abençoada do planeta.

             Em Gálatas 2, Paulo adverte Pedro que vivia nos meios dos gentios ( pagãos) agora convertidos e quando chegavam os Judeus convertidos Pedro ficava meio enrolado com relação a comida e outras coisas. Paulo vai dizer : – Não! Somos um só povo, Jesus ensinou que deveriam ser irmãos e irmãs sem distinção. São Paulo diz: – Eu Publicamente critico Pedro face a face! Pedro estava dando mau exemplo publicamente e desta forma Paulo o corrige também. Para que todos soubessem qual é a regra, pelo bem da Justiça. Fazendo isso ele não estava se desfazendo de Pedro, mas sim, se ele estivesse ignorando Pedro.  Há também a segunda fonte da responsabilidade :- Relacionamento.  Se seu irmão (alguém que tem relacionamento contigo) pecar contra você, corrige particularmente. Muitas vezes nós fazemos tudo, menos isso. Levamos nossos problemas para os outros e não resolvemos com aquele que é  a nossa responsabilidade ( relacionamento). Assim não somente irmãos, colegas de trabalho, filhos, ainda mais, na nossa vida conjugal. Como é importante ouvir a palavra de um esposo ou da esposa: – Não me amola! Sim amolar, é tornar o instrumento cortante reto, preciso e cortante! Sim, nas correções das imperfeições vamos corrigindo quem amamos.

            Então o primeiro passo é pessoal e privado para correção. Caso não funcione, precisamos de mais alguém para esta conversa.  A maioria de nós, quando não funciona de modo particular e pessoal, tendemos a agir com se a pessoa fosse ninguém, ou seja, para mim  chega, não é mesmo! Então, não é o que Jesus diz: – Chame alguém de confiança para esta conversa.  Quantas vezes casais necessitam trazer alguém de fé para uma conversa sincera, pois vale a pena brigar por este relacionamento e não um com o outro. Seja persistente. E se não funcionar, traga para a Igreja! Trazer para Igreja significa oferecer tantos caminhos na Igreja que pode agir em cada um, grupo de oração, Missa, Direção Espiritual , Adoração e por aí. Não existe vencedor, existe vitória no relacionamento. Isso pode ser aplicado dentro do Prolife, não apenas luta para evitar o Aborto mas para derrotar toda a indústria do aborto.       

            Quando estamos lutando por alguém e o que estamos fazendo está machucando mais a outra pessoa do que a nós é hora de pararmos,  pois estamos fazendo alguma coisa errada.

            São Tomás de Aquino diz que: Talvez quando alguém apresentar uma pessoa para você, que tem o mesmo problema que você, Ele diz: – Quando Deus enviar alguém assim em sua vida, aprenda a não julgar a pessoa, a não condenar a pessoa, mas crescer com ela.  Pense nisso, nós somos fracos e miseráveis no mesmo problema que a outra pessoa, então que eu saiba crescer com ela, para juntos podermos nos livrar destas fraquezas que nos leva as nossas frequentes quedas, e convide esta pessoa a se arrepender contigo.

            Jesus termina dizendo apesar de  tudo isso, se você já fez tudo, foi paciente e persistente, foi compassivo e no final nada funcionar, é o risco de tudo isso. Mas você fez o que era para ser feito, pois existe o limite do outro sempre.

            Muitas vezes nós ficamos tristes com todos aqueles que tentamos e não trouxemos para dentro, Jesus vai dizer que devemos tratá-los como gentios e cobrador de impostos, não que Jesus não amasse a todos, mas eles preferiram ficar do lado de fora. Então a grande pergunta hoje é : – De que lado você deseja ficar hoje, de dentro ou de fora ?

            Como eu me pareço? Mesmo no meio do mal, eu olho para a Pessoa e não para o pecado! Como eu luto ? Como Cristãos,  nós lutamos pela pessoa. Para vencer com a  pessoa!

           

           

            Oração: Abbá Pai. Como eu me pareço hoje para o Senhor, meu Deus? Hoje eu te peço que me ensine a não julgar, a não ficar nas aparências e saber quando oportuno denunciar as obras do Mal. Não deixes que eu me torne omisso, em tantas coisas erradas que tem assolado nossa família, nossa cidade, nossa nação e nosso planeta. Que eu diminua e que o Senhor cresça em mim! Que cada passo que eu der na direção do meu irmão seja para maior honra e glória de ti Senhor!  Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.