COMO EU ME PAREÇO 3 ? O PREÇO DO PERDÃO

 

 

 

 

             

            Não existe perdão sem Justiça! Perdão não é desculpar e também não é contribuir com mal! Há sempre uma dívida que precisa ser paga…E alguém precisa pagá-la!

 

            Muitas vezes em nossas vidas nos deparamos com situações que ilustram a maneira Cristã de viver. Há dois anos atrás num domingo a noite, um pastor protestante em Arkansas, 26 anos, sentado em seu sofá assistindo Futebol foi surpreendido por uma mulher policial a paisana de arma em punho sua arma que o alveja a sangue frio, levando-o a morte. Amber Giger era seu nome e John era o nome da vítima. Amber fez tudo aquilo por engano, se confundindo com um meliante. Ele era inocente e ela tirou a vida dele. Este fato tomou conta do bairro, da cidade, do Estado e do País.  Muitas vezes as pessoas têm a tendência de julgar dizendo: – Ah, esta policial era branca e a vítima era negra.  A partir  daí, vários protestos por Justiça e assunto sempre na moda nos Estados Unidos vem a tona, Racismo. Muitos acreditam que a família de John não teve a Justiça que merecia, pois afirmam que Amber não teve a punição que ela merecia, sendo condenada apenas a 10 anos de prisão. Havia muita raiva em tudo isso. O irmão mais novo de John,, no dia do Julgamento, provocou o povo que queria sangue. Ele tomou a Palavra em frente a mulher que tinha tirado a vida do seu amado irmão e disse: – Eu desejo o melhor para você! Pois se você estiver arrependida neste momento e for neste momento diante de Deus Ele irá perdoar você, então quem sou eu para te condenar? Por isso eu não desejo nem que você vá para a cadeia, pois eu desejo o melhor para você assim como eu desejo o melhor para mim!

            Em um Livro de C.S.Lewis – Mero Cristianismo, no  Capítulo chamado Imperdoável, Ele diz: – Caridade é uma das mais impopulares virtudes do Cristão eu disse no capitulo anterior, mas eu não estou muito certo sobre isso, pois pensando bem, como cristão eu preciso fazer algo tão difícil que é Perdoar meus Inimigos!  Todos dizem que Perdão é algo maravilhoso, até ter que perdoar alguém!

            Estamos no meio da Série como Eu me pareço? Cristianismo é algo que muda tudo, que muda tudo, pois muda o ponto de vista! E se muda tudo, significa que nosso olhar define nosso destino! Então hoje estamos diante do grande obstáculo da vida humana, onde pessoas passam às vezes a vida toda sem conseguir escalar e vencer.  Quantas pessoas hoje estão sofrendo de doenças físicas e mentais por guardar dentro de si o que se chama de Falta de Perdão! Ressentimento é um veneno que tomamos para matar os outros!

            Como eu me pareço em frente aqueles que me machucaram?

            Pedro perguntou a Jesus, quantas vezes ele deveria perdoar alguém! Jesus o assombrou quando diz setenta vezes sete, ou que seria, todas as vezes que esta pessoa te ferir! Mesmo o que ele faça para você seja imperdoável!

            Transportando para Arkansas, para Amber, o que ela fez é algo que para a família de John parece imperdoável! Muitas vezes as pessoas acham que nós Cristãos somos insensíveis e portanto temos uma proteção cognitiva para não sermos machucados, mas não é isso, e longe disso! Como Cristãos devemos ver as coisas como Jesus nos ensina a olhar, com os olhos Dele! Deus é Justo e Ele não pode dar razão ao Mal, Deus não pode concordar com o pecado. Porém Justiça é : – Dar ao outro o que lhe pertence! Caso seja uma dívida, não há Justiça enquanto não for paga! Neste campo, há sempre um Custo se o assunto é Perdão! O preço por perdão!

            Muitas vezes o povo pensa que existe coisa de graça. Não existe nada de graça neste mundo, alguém está pagando por isso! Claro que é bem diferente, quando desconhecemos quem está pagando muitas vezes não levamos tanto a sério isso, mas se quem está bancando tudo está diante de mim, a realidade muda! Pense então, todas às  vezes que tiver recebendo algo de graça, que alguém está te dizendo diante de você: – Eu vou pagar por tudo o que você está consumindo aqui! Eu estou pagando a sua dívida! Como isso é muito mais pessoal! Eu estou pagando por você! Isso muda tudo! Isso muda o nosso interior!

            Quando vamos à Confissão estamos dizendo a Deus que reconhecemos que Jesus pagou por mim por todos os meus pecados, e todas as vezes que eu volto a pecar estou fazendo Jesus sofrer por cada falta de novo! Eu mereço a morte. Jesus declara na mesma hora que eu mereço a Vida, por causa Dele , Ele pagou por mim! Jesus Cristo tomou todas as minhas dívidas sobre Ele!

            Jesus diz no Evangelho do último Domingo que uma pessoa devia um Talento seria Seiscentos mil denários ( cada denário correspondia uma Hora de Trabalho). Em dinheiro atual seria um Talento mais ou menos um Milhão de Reais. Pois bem, Jesus conta a parábola do homem que devia muito ( Talentos) e o seu Senhor perdoou a sua dívida, e quando ele sai pela rua e pega um servo que devia poucos denários, ou seja, pouca coisa mesmo, e o destrói.  Como nós deveríamos como Cristãos parecer, alguém que a Divida já foi paga? Alguém que foi perdoado e por isso não podemos reter o perdão a ninguém, pois nossa dívida era impagável e Deus nos revogou toda a nossa dívida. Isso não muda as consequências mas muda o nosso futuro. Isso tudo nos traz muita responsabilidade para o futuro que nos resta.

            Deus espera que nós peçamos a Ele o perdão das nossas faltas e dívidas e que façamos o mesmo com aqueles que hoje estão nos devendo! Eu pareço alguém que foi perdoado, ou alguém que quer Justiça a todo custo, dente por dente olho por olho? Eu pareço alguém que foi perdoado e que perdoa os outros, ou alguém que foi perdoado e ainda continua machucando os outros e retendo o perdão?

           

            Nossa maneira de perdoar aos poucos vai se modificando, pois há muitas emoções, sentimentos, amarguras dentro de nós que precisa ser modelado com as mãos e a Graça que somente Jesus pode nos dar. Perdão não é superar, perdão não é esquecer, perdoar não desculpar, nem reconciliação, mas dois movimentos: – Quanto esta pessoa ainda te deve? Quanto que esta pessoa te custou? Quantas feridas te custou? Some tudo, pois o valor de tudo isso será enorme. Isso é ser Justo! E no segundo movimento, não é esquecer, não é depreciar, mas é dizer: – Isso é tudo que você me custou, que você me deve e EU ESTOU TE LIVRANDO, ESTOU TE LIVRANDO DE TODA ESTA DÍVIDA, ESTOU REALMENTE TE PERDOANDO! EU NÃO QUERO QUE VOCÊ ME PAGUE NADA! NA JUSTIÇA VOCÊ ME DEVE TUDO ISSO, MAS NA MISERICÓRDIA VOCÊ NÃO ME DEVE MAIS NADA! EU TE ABSOLVO DA SUA DÍVIDA!

            Assim o irmão mais novo de John disse: – Pessoalmente eu desejo o melhor para você Amber! O melhor seria isso ! Dê a sua vida para Cristo! Pois isso é o que nós dois desejamos! O nome do irmão de John ? Brant é seu nome! Este é alguém que sabe perdoar, que foi perdoado e que sabe perdoar!

POIS QUEM PERDOA , AMA POUCO, MAS QUEM PERDOA MUITO, AMA MUITO!

 

           

           

           

            Oração: Abbá Pai. Como eu me pareço hoje para o Senhor, meu Deus? Alguém que sabe perdoar? Alguém que ama muito? Senhor neste dia e com esta Sua Palavra eu desejo do fundo do meu coração experimentar a graça de perdoar de todo o meu coração todas as pessoas que passaram pela minha vida me humilhando, me machucando, me maltratando, me ferindo. Eu abençoo as horas em que ferido de tudo isso eu pude cair em Suas Mãos e experimentar a sua Graça Redentora me ensinando a perdoar todas estas pessoas e assim alcançando a graça de ter todas as minhas dívidas pagas e ser livre para amar como o Senhor me Ama!  Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.