METANÓIA

 

Como eu me pareço 5?

     

            Se você pode escolher seus pensamentos então você mudá-los!

            No jardim da mente, nossos pensamentos estão sempre em crescimento. Alguns nós queremos outros não. Como jardineiros das nossas mentes, nós devemos pensar o que queremos pensar. Os pensamentos maus como ervas daninhas devem ser expulsos da nossas mentes, e permitir que a Palavra de Deus molde nossa maneira de ser!

            Recentemente saiu uma matéria sobre uma mulher que passou quase toda a sua vida lidando com dificuldade de visão. Sua acuidade visual era realmente muito precária em ambos os olhos e pela sua patologia foi escolhida para tentar um tipo novo de óculos. Para sua surpresa ao colocar os óculos pode ver tudo. Então ela ficou entusiasmada com o que tinha ocorrido, passou a andar pelos cômodos e de repente exclamou: – Isto é o que você vêem todo tempo?  Todos responderam : – Sim! De repente tudo aquilo que ela vinha de forma embaçada agora poderia claramente. Seu pai perguntou: – O que você está vendo na TV? Ela olhou e disse : – Poeira! Sim, ela interpretou ao pé da letra pois estava vendo de forma incrivelmente clara. Estes óculos mudaram a forma desta mulher ver todas as coisas!           

            Bem, nós estamos já na quinta formação sobre Como eu me pareço? Como Cristão não somos apenas um povo que acredita em certas coisas, que faz certas coisas, mas que sofremos a mudança da maneira de pensar: Metanóia! Agora vemos tudo de forma clara. Cristianismo muda toda a maneira de ver e entender as coisas do mundo! Nossa visão muda o nosso destino. Mudança de Mente ou Metanóia.  Hoje nós falaremos sobre nossa Mente, nossos pensamentos.

            São Paulo vai dizer que nós não devemos nos conformar com este mundo mas nos transformar, renovando nossa maneira de pensar e agir!

            Metanóia é mudar a maneira de pensar. Mudar o modo como pensamos. Podemos meditar sobre isso, imaginando o jardim que é a nossa mente. Nós somos jardineiros e vemos tudo crescer. Algumas ervas não queremos que estejam lá e outras que sim.

            Então podemos arrancar os pensamentos que não queremos que estejam lá e ficar com o que queremos, porque se nós podemos escolher nossos pensamentos então nós podemos mudá-los, mudar nossa mente.

            Carol Dweck em seu livro Mindset ( a nova psicologia do sucesso) descreva ideias fixas e ideias de crescimento. Todos temos estas idéias em nossas mentes e em certas áreas predominam umas sobre as outras. Exemplo de idéia fixa seria como eu sou! Idéia de crescimento é para onde estou indo.

            Quando eu estudava no ensino fundamental- médio e eu ficava muito frustrado às vezes quando não tinha tanta facilidade assim com geometria e ficava chateado vendo outros colegas terem tanta facilidade. Por muito tempo fiquei com esta idéia fixa que eu não era bom em matemática. O tempo passou e no último ano, me preparando para o Vestibular eu descobri que era bom em muitas áreas da matemática e que certas áreas eu não era tão bom.

            O que Carol fez foi um estudo em ensino fundamental.  Ela pegava dois grupos de alunos. Em um grupo ela dizia: – Puxa como vocês são bons nisso. E no outro grupo dizia: – Olhe vocês se são superesforçados nesta matéria.  O que ela descobriu foi que: Aumentando a dificuldade dos testes o grupo que se achava inteligente e bom naquilo, como desenvolveram uma idéia fixa de que eram realmente bons, tiveram dificuldade para lidar com a adversidade , enquanto que o outro grupo não. O que isso nos mostra é que o primeiro grupo que acreditava ser bom, descobriram que não eram bons o suficiente ou começaram a reclamar ou simplesmente desistiram, enquanto que o grupo dos esforçados, que acreditavam apenas no esforço, assumiam que não eram os caras, apenas aumentaram seus esforços e alcançaram seus objetivos. O Segundo grupo é o exemplo de ideias de crescimento ao invés do primeiro ( idéia fixa). O chamado MINDSET ou nos paralisa ou nos impulsiona a fazer o que é para ser feito. Mindset é a maneira com que nos vemos!   A mente fixa diz – Eu sou assim.  A mente de crescimento diz: Isto é onde estou!

            A mente fixa também diz: – Isso me descreve. Porém a mente em crescimento diz: – Isso me define agora. DR Dweck diz que  a maneira com que você se vê é a maneira com que você lida com a Vida! Sua visão determina seu destino!

            São Paulo na Segunda Carta aos Coríntios diz : – Pegue cada pensamento preso em você e o torne obediente a Cristo. Ou seja pensamento de escravidão, de vicio, de prisão e de cativeiro e o faça obediente a Cristo. Como eu faço isso? Eu preciso aprender o que eu quero pensar. Esta visão do Jardineiro e do Jardim ilustra bem tudo isso. Dentro deste Jardim da sua mente você é o jardineiro! Você escolhe o que deve continuar lá dentro crescendo e o que não deve mais ficar lá! Para que possamos remover de dentro do jardim as ervas daninhas precisamos começar a fazer a seguinte pergunta a nós mesmos!- Como isso veio parar aqui? Estes pensamentos em minha mente, como chegaram aqui?

            Muitas vezes eu digo a mim mesmo ao fazer certas coisas: – Eu sou muito idiota! Algumas vezes brincando comigo mesmo, outras vezes quando estou em meios a certas confusões mentais, ou nas quedas e falhas. Estas palavras me derrotam.

            Para certas pessoas, como os alcoólatras, muitas vezes estas palavras estão definindo-os quando recaem no vício.

            Algumas vezes nós precisamos fazer esta pergunta a nós mesmos sobre esta frase: – Quem plantou isso em mim? Foram meus pais, irmãos, professores amigos, parentes ?

            Vejam como o tentador fala através dos mais próximos colocando palavras que ficam nos atormentando por tanto tempo em nossas vidas. Elas ficam nos fazendo sentir como derrotados.

            Então nós devemos identificar estes pensamentos  e perguntar, de onde eles vem e o que eles estão fazendo aqui?

            Fazendo estas duas perguntas você estará fazendo algo muito bom em sua mente, como nos ensinava Santo Inácio de Loiola em seus Exercícios Espirituais. Ele dizia que se o pensamento te traz paz, te acalma e te faz se sentir bem, ele vem do Espirito Santo e portanto ele deveria ficar aqui, contudo, se o pensamento te traz desolação, inquietude, raiva, ira, te joga para coisas do passado que você já tinha superado, então ele não vem de Deus e portanto vem do tentador e deveria ser repreendido e retirado como uma erva daninha. Isso é claro não é fácil, é necessário tirar um tempo para estes retiros espirituais e com Jesus ir retirando passo a passo tudo aquilo que te traz nada em sua vida. Eu sei que muitas vezes foi plantado por pessoas próximas, como sua mãe ou seu pai, mas que não te traz nada a não ser idéias fixas de derrota.

            Uma forma muito eficaz de continuamente estarmos fazendo a limpeza das ervas daninhas no jardim da nossa mente é, identificar uma a uma e dizer:- Em nome de Jesus eu renuncio a mentira deste pensamento de menos valia, eu rejeito o pensamento de baixa estima, eu rejeito o pensamento de que eu sou um idiota.  Você precisa tomar posse da Autoridade da Jesus em você e assim ser a Mente de Cristo em você!

            Ter a mente de Cristo é se expor a Palavra de Deus nas Escrituras. Não somente ser exposto mas ser banhado na Palavra de Deus. Não é ter apenas informação mas Metanóia, mudar nosso Apetite, para as coisas do Alto e não do mundo. Assim muda a nossa imaginação e o  nosso apetite. Assim nós vamos tomando nossas decisões não mais baseadas em ansiedade e estresse mas em Sabedoria do Alto.

            Neste tempo onde as pessoas estão no poder e desejam ardentemente o poder para si, nós Cristãos conhecemos a Palavra e nos banhamos da Sabedoria que nos ensina que Jesus mesmo sendo Deus, se esvaziou do seu Poder e se tornou um conosco (Epifania), para que todos fôssemos salvos e por suas Chagas fomos curados, pois Ele tomou sobre si nossas transgressões. Em Liberdade Jesus fez tudo isso, sem ansiedade e sem estresse.

            Olhando para tudo isso como vemos que o nosso passado é importante, mas importante ainda mais é o nosso Presente! Os pensamentos do passado podem importar mas o que eu penso hoje, importa ainda mais. O que eu estou pensando agora é a resposta da pergunta agora. Agora é como eu me pareço, agora é como eu Estou! Metanóia.

           

           

           

 

           

            Oração: Abbá Pai. Eu desejo fazer contigo o caminho dos meus pensamentos. Sim Senhor, são muitos os pensamentos que me atormentam durante tantos anos de minha vida. Pensamentos de derrota, de menos valia, de autoflagelação, de mutilação, de fraqueza, e depressão. Hoje eu quero começar a limpeza do Jardim da Minha Mente junto Contigo. Quero oferecer todos os meus pensamentos  à Luz da Sua Sabedoria que ilumina tudo e me faz identificar e separar o que é o joio do trigo, o que presta do que não deve mais ficar aqui dentro de mim, me atormentando. METANÓIA! Diante do Seu Nome e do seu Sangue liberta-me Senhor, purifica-me Senhor! Que eu tenha em mim a sua Mente, banhado na Sua Palavra que é luz para os meus passos!   Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.