Banquete Real ou Indiferença?

 

           

 

            Para começarmos esta reflexão de hoje, gostaria de falar um pouco sobre esta pessoa: Rubin Carter, conhecido como Hurricane (Clifton, Nova Jersey, 6 de maio de 1937 – Toronto, 20 de abril de 2014) foi um boxeador peso médio norte-americano no período entre 1961 e 1966, conhecido por travar uma longa disputa judicial após ser preso por assassinato. No auge de sua carreira foi falsamente acusado de triplo homicídio. Sem nenhuma prova foi preso. Quando ele se apresenta na prisão estava vestido de um terno de grife, relógio de ouro, anel de diamante e quando chega na prisão ele pergunta pelo responsável dizendo: – Olhe, eu não vou ficar preso aqui e não vou ser tratado como prisioneiro. Ele ainda disse:- Olha aqui, eu vou ficar morando neste lugar tentando dar o meu melhor, não foram vocês que me colocaram aqui, mas eu quero deixar claro que eu vou apenas morar aqui, até isso tudo acabar. Ele passou 19 anos de sua vida preso injustamente e a própria Justiça americana após 19 anos o declarou totalmente inocente. Ele jamais fez qualquer sinal de desejar  diminuir sua pena, pois  dizia que se o fizesse estaria se declarando culpado, então ele permaneceu em silêncio aguardando a sua soltura. Hurricane disse que não queria que vocês tomassem nada do que é meu, principalmente minha liberdade! Sua vida foi retratada em filmes e na música, como Hurricane, de Bob Dylan, e em The Hurricane, protagonizado por Denzel Washington, numa antológica versão adaptada ao cinema.

            Sua vida foi também mencionada no Livro Obstáculos no Caminho de Ryan Holiday, onde ele fala sobre Estoicismo. O que vem a ser Estoicismo: – Doutrina fundada por Zenão de Cicio (335-264 a.C.), e desenvolvida por várias gerações de filósofos, que se caracteriza por uma ética em que a imperturbabilidade, a extirpação das paixões e a aceitação resignada do destino são as marcas fundamentais do homem sábio, o único apto a experimentar a verdadeira felicidade (O estoicismo exerceu profunda influência na ética cristã).

            São Paulo neste Domingo nos fala sobre viver bem tanto na abundância quando na penúria, e isso o faz diferente do Estoico Hurricane que se resignou ao que vivia, muito nobre isso, mas Paulo iria falar sobre ter em meio a tudo isso, Alegria. Alegria é saber onde ele colocava sua esperança, em Jesus. Isso é muito maior que apenas uma resignação, é um Objetivo maior a ser alcançado, e o melhor, a certeza de que não estamos sozinhos.

            Existe uma certa diferença entre Estoicismo e Indiferença Cristã. Como também existe diferença entre Indiferença Cristã e Indiferença moderna. A Indiferença Cristã é aqui demonstrada nesta Carta de São Paulo ( Fl 4:12). Ele diz que tinha alegria em meio a abundância ou a carestia. Esta Indiferença Cristã nos difere em muito do ser humano moderno. O homem moderno apresenta um Ferida de Indiferença que nada é capaz de trazer alegria. Como é comum dizer hoje em dia: – Eu não quero saber, eu não ligo para isso! São Paulo pode claramente demonstrar como viver no mar da abundância do mundo e ter alegria! Hoje o homem moderno não consegue viver na abundância do mundo e ter alegria, pois falta o essencial. Nós nos achamos neste época, nesta idade buscando algo e nos sentindo vazios.

                                                                                              

            Elie Wiesel nasceu em 1928, em Sighet, Transilvânia, na época Hungria, hoje parte da Romênia. Aos 15 anos, juntamente com sua família, foi mandado para o campo de concentração de Auschwitz (Polônia). Sua mãe e sua irmã mais nova foram mortas nas câmaras de gás, enquanto Elie foi mandado para outro campo, de Buchenwald, junto com seu pai, que acabou morrendo de fome. Depois da guerra, Wiesel foi estudar em Paris, onde se tornou jornalista. Em seu livro Night ( Noite) ele relata a sua vida em meio ao campo de concentração caminhando nos corredores da morte. Muzelman é um tipo de

Pessoa que tinha sido tão esvaziado pelo terror, que não tinha mais sentimentos dentro de si. Tão vazio que não tinham mais lugar para a palavra sofrimento. Sem medo algum da morte. Indiferença neste caso, causada pela dor deste mundo. Ou seja Sem diferença. A palavra acima  também descrevia este povo como Não humanos ( walking dead ). Trauma faz isso.

            Trauma pode tirar tudo do sentimento de uma pessoa. Outro tipo de Trauma que pode causar a mesma coisa é o Trauma do Conforto! O conforto tem feito muitos cristãos dormentes. Muito apropriada esta comparação. Conforto causado por Distrações. Não é necessário estar em um campo de concentração  para experimentar esta sensação do Walking Dead. O conforto traz isso. Nós não podemos ser constantemente entretidos e permanentemente distraídos , pois nos tornamos totalmente INDIFERENTES. Qual foi a última vez que você assistiu um programa e terminou nele ou em um filme? Sempre vem aquela fala: – Qual é  o próximo? Neste momento onde os filmes já foram vistos e revistos, vamos procurando outras coisas!  No final, você vai passando com o controle e tem a sensação de que tudo é a mesma coisa. Indiferença!

            Reflita comigo, assim como os Muzelman andavam pelo campo de concentração sem que nada os mudasse, nada os alegrava, nada os preenchia, hoje andamos pelos entretenimentos e temos a mesma sensação de tudo é igual. O bom e o ruim tendo a mesma graça.

            Tudo isso nos remete ao Evangelho de hoje. O Rei convida todos para uma festa Real. Isso é maravilhoso sempre. Você receber um convite Real, poder se arrumar para ir saborear da melhor música, da melhor comida,  da melhor bebida e das melhores companhias e simplesmente ignorar! Todos que ignoram são indiferentes. As desculpas são várias, eu tenho minha fazenda para cuidar, meus negócios, meu home office, enfim, indiferença. No mundo atual, todos nós estamos sendo convidados para este grande banquete e queremos insistir em entretenimento, em distração e por isso ignoram o grande convite para o grande banquete! Todos dizem: Eu tenho coisa para fazer!

            Nós nem estamos sendo indiferentes porque não achamos diferença entre o ruim e o bom, mas porque estamos dormentes, anestesiados por toda esta onda contínua de nos fazer distrair!

            Elie Wiesel diz que a pior coisa para um ser humano é a INDIFERENÇA! Porque indiferença não é o começo de um processo mas o fim do mesmo! É pior do que o ódio, porque ódio você pode combater. Você não sabe como combater Indiferença porque não consegue perceber como se tornou assim.

            A Indiferença moderna é hoje o Câncer dos Cristãos! Entre numa Missa ou numa Cerimônia, tudo muito Sagrado, mas as pessoas estão no telefone, ou seus telefones estão nas mãos das crianças e as mesmas estão em outro lugar menos pisando o Sagrado.

            Indiferença e Apatia estão tomando conta dos Cristãos e este câncer tem se espalhado pelo mundo!

            As pessoas precisam acordar para a realidade que está se espalhando pelo mundo. Os Cristãos se acostumaram assistir as celebrações pela TV ou pela Web e agora não estão tendo mais ânimo para voltar aos locais Sagrados! Isso é um absurdo, mas é real. A desculpa está nas regras, nos cuidados mas isso está arraigado na Indiferença.

            É necessário uma crise para colocar todo este povo de volta para a Igreja.

            Jimmy Fallon, um dos apresentadores de televisão mais bem pagos do mundo, amigo de todos poderosos, uns anos atrás sofreu um acidente em sua casa, que quase resultou em uma amputação de seu dedo. Levado ao hospital na sua cidade ( Nova Iorque) foi operado e ficou 10 dias na UTI. Neste período, alguém que era totalmente indiferente a uma vida religiosa ( Judaica) teve a chance nesta crise de ler Viktor Frankl ( O sentido da vida), e testemunhou depois o quanto este livro o levou ao caminho de volta a uma busca pela fé.  Jimmy disse que não poderia ser indiferente aos acontecimentos e sofrimentos do mundo, o que o próprio Elie Wiesel defendeu durante toda a sua vida.

            C.S.Lewis em seu livro o Problema do Sofrimento r narra que é fácil ser indiferente ao prazer mas não a dor. A Dor está ali, ela  insiste conosco em nossa consciência. A dor é um Megafone através do qual Deus fala conosco sobre o mundo. Sim, é um instrumento terrível, mas às vezes é o que é necessário.

            Muitas vezes nós somos indiferentes, precisamos deste momento de sofrimento, porque as respostas são sempre, eu tenho coisa para fazer, eu estou ocupado, agora não ou talvez depois. Mas a dor nos traz para o agora!

            Quantos de nós neste momento estão  negociando a vida eterna com coisas do agora. Eu achei um programa novo, ou um filme novo na TV  e então agora eu não posso mas quando der eu vou. Quanto desta coisas estão possuindo nossas mentes e nossos corações ao invés das verdadeiras coisas do alto que nos remete a Deus e toda a Sua Abundância. A lei do aqui e do agora para entreter e para distrair.

            Nós estamos ficando indiferentes para o Melhor pelo bom. Queremos trocar o Melhor por qualquer coisa. Nós fomos chamados para o Grande Banquete Real e estamos trocando constantemente por isso! Por nada !

            Esaú entrega a Jacó por comida, a sua posição nobre de ser o primogênito e toda a sua herança. Nós estamos fazendo como Esaú. Estamos indo para o Banquete Real sem o Traje requerido no convite. Não estamos vivendo como uma pessoa que valoriza estar naquele banquete. Nossa vida não condiz como os Ensinamentos de Cristo. Estamos Indiferentes. Não estamos sabendo a diferença entre o Melhor e o bom. A indiferença está nos matando.

            São Paulo ao final vai finalizar dizendo tudo sobre o que é e sempre será  a Indiferença Cristã, ou seja, viver em todas as circunstâncias sabendo que Posso tudo posso Naquele que me fortalece! O Segredo é : – Tudo o que eu faço na abundância ou na fome, eu faço por Jesus. Quando eu tenho coisas para fazer , eu faço em Jesus! Quando eu não tenho coisa para fazer eu repouso em Jesus!

            Assim eu posso ter Alegria não importando qual a circunstância da vida eu esteja vivendo neste momento! Renegue a  partir de hoje esta indiferença moderna, esperando apenas a morte e pior deixando de participar do grande banquete e ainda tendo medo, muito medo da morte. Jesus já venceu a morte e muitos estão com medo do que já foi vencido!

            Contigo Jesus, caminhar nesta vida não há diferença se o Senhor estiver comigo!

                      Oração: Abbá Pai. Senhor da Messe Rei dos Reis, Senhor dos Senhor, neste dia eu quero entregar todo o meu ser. Tudo que tenho e sou. Entrego Senhor todos meus passo, todos em Ti Jesus! Não me deixes navegar pelos inebriantes caminhos da Distração e da prazer pelo prazer. Faça com meus olhos estejam atentos sempre a Ti. Sim, Senhor como o Povo de Israel, quero andar quando a nuvem andar e repousar quando ela estaciona. Sendo assim, meu traje estará sempre deslumbrante para o seu Banquete porque estarão refletindo a sua Glória em mim, Deus dos Exércitos!   Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.