COMECE HOJE O CAMINHO DA EXCELÊNCIA

QUAL O PLANO V?

 

 

            Dando sequência a nossa reflexão sobre qual o Plano, hoje estaremos falando sobre motivar uma pessoa ou desmotivar esta pessoa. SE temos um plano, e esta é a nossa série, em pagar as minhas dívidas, ou aprender a tocar um instrumento, fazer uma graduação ou pós graduação, enfim uma série de objetivos que possam ser um plano nosso. Alguns planos são simples outros complexos. O que realmente eu  quero fazer. Em todos os nossos planos as pessoas podem nos motivar ou nos desmotivar. Contudo a única pergunta que deveria ser feita por alguém, além de nós, deveria ser :- Quando?

            Esta pergunta revela a diferença entre Desejo e Objetivo! Existe tamanha diferença entre eu gostaria de fazer e eu estou indo fazer!

            Por isso nossa vida, pode se transformar numa série de o que aconteceria se, ou várias coisas ao acaso. Poucos de nós vivem a vida com PROPÓSITO. Contudo desde o início estamos refletindo sobre nós temos sido formados com propósitos! Nada em nossa vida deveria ser por acaso. Qual seria o objetivo? Sermos Santos! E vivermos como São Francisco Sales nos ensina, sermos quem deveríamos ser, e sermos isso bem. Já falamos sobre Quem, Porquê e Onde no mapa da nossa vida!

            A pergunta de hoje é QUANDO?

            Quando nos remete a nossa própria vida! Hoje a Parábola nos fala sobre as Virgens Sábias. O ponto desta parábola não é não dividir as coisas. A intenção desta Palavra é Estar Pronto é Ficar pronto. Isso é individual . Eu posso ajudar alguém com minha Cristandade mas eu não posso fazer pela pessoa o que é dela.

  1. Bryan, famoso técnico de futebol americano, famoso por suas motivações. Ele dizia: – O importante não é o Desejo de vencer que faz diferença, todo mundo tem a mesma coisa, mas o desejo de se preparar para a Vitória que faz a diferença!

            Pense comigo, todas adormeceram, mas sábias foram aquelas que estavam preparadas para se fossem acordadas, estariam prontas. Em Grego, sábia significa Sophia, e em Hebraico é Chochmah (חָכְמָה).

            Sabedoria na Bíblia significa Sabedoria prática, o grande fruto do Espírito, que a Primeira Leitura de hoje diz que se apresenta a quem procura. Chochmá significa Excelência! Cada profissional revestido desta Sabedoria se torna um profissional por Excelência!

            Então neste contexto das Virgens se vê o óleo não como algo que pode ser dividido ou doado, pois significa Excelência! Ninguém pode repartir Excelência!

            Ninguém pode ser tornar Santo por você. Isso precisa acontecer com você! Esta excelência requer disposição prévia. São Francisco Salles diz que esta decisão deve ser feita cuidadosamente, de forma precisa e rápida. Caso você decida  mudar de uma vida por acaso para uma vida de excelência, você deve galgar estes passos.

            Fazer alguma coisa por acidente significa sorte, mas fazer algo substantivo sob um perfeito comando, isso se chama Excelência. Como jogador de tênis ativo treinando todas as semanas de forma religiosa, eu posso garantir que um determinado golpe que eu realizei foi sob meu comando ou não, por puro acaso.

            Um exemplo bastante interessante vem do entretenimento. Falo sobre o documentário a respeito do Cirque du Solei. O criador deste espetáculo disse que na maioria das companhias circenses os artistas realizam dez vezes os mesmos movimentos em dez tentativas. No Cirque du Solei não, são  Cem tentativas em Cem cada treinamento, o objetivo aqui é Excelência.

            Em termos de vida Cristã, o que o óleo realmente representa, o Chochmah, é o Relacionamento com Jesus, por isso ao final da Parábola ele irá dizer quando as virgens imprudentes batem à porta, Eu não conheço vocês!

            Ninguém pode ter relacionamento com Jesus por ninguém a não ser por si só! Este relacionamento gera Excelência!

            Nossa regra de vida deve criar espaços todos os dias para Encontros com o Senhor! Não há relacionamento com o Sagrado sem momentos no nosso dia dado a Jesus, ou seja, Oração ! Quando rezamos criamos espaços para Jesus em nossa vida!

            Portanto o momento de nos enchermos desta força, deste Chochmah é o Encontro! Devemos então manter isso cuidadosamente, consistentemente e rapidamente! Não deixe para amanhã! O dia do Encontro é Hoje!

            Excelência não é tomar a decisão no dia de hoje, mas de agora em diante.

            Finalmente gostaria de partilhar com vocês um estudo sobre um grupo de pessoas que queriam aumentar sua prática de  exercícios. O primeiro grupo escreveu no papel o quanto iria fazer de exercícios naquelas semanas. O segundo grupo escreveu e recebeu um vídeo motivacional. O terceiro escreveu no papel, recebeu o vídeo e teve que fazer um programa de números de vezes, quais os dias e metas. O resultado final, o último grupo conseguiu alcançar a meta de 92% de realização de suas metas comparado a apenas 35% dos outros dois grupos .

            Eu gostaria de pedir a vocês algo muito mais importante do que exercícios físicos, mas espirituais para alcançar Excelência. Escreva hoje o que você se compromete a fazer em termos de orações e práticas nestas próximas quatro semanas e ponha em prática. Lembre-se de que não é desejo, mas decisão em fazê-lo. Não adianta ser apenas cuidadosamente ou intencionalmente mas Consistentemente.

            Consistência significa intensidade em todas as vezes. Pois excelência é a resultante de um prática continua, intensa e consistente em um período de tempo.

            No relacionamento com Jesus é feito no pequeno exercício diário com Ele. Um dia de cada vez. Com cada dia se constrói uma vida de excelência no Senhor.

            Lembre de toda associação para livrar as pessoas de Adições, tipo álcool e drogas. Todos querem se libertar, como todos nós queremos nos libertar da escravidão dos nossos pecados, mas a meta não é algo heroico único, mas um Dia de cada vez! Por hoje não ! PHN.

            G R Tolkien escreveu certa vez: – Fé não é um momento único de decisão final, mas um permanente e continuo e repetitivo Ato ao longo do tempo.

            Convido você hoje pela dinâmica dos Dois Minutos! A dificuldade não está em estudar ou rezar, mas COMEÇAR!  Então todos os dias, faça este desafio, de todos os dias ao menos 2 MINUTOS dedique a isso e verás os frutos ao longo do tempo.

            A MOTIVAÇÃO VEM APÓS NÓS COMEÇARMOS A FAZER ALGO!

             

            A diferença entre Vida por acaso e Vida em Excelência é a Decisão do QUANDO! Este foi o nosso assunto hoje com toda esta reflexão. Comece CUIDADOSAMENTE, CONSISTENTEMENTE E RAPIDAMENTE! COMECE HOJE!

            Isso não é para criar um mundo ideal em nossas vidas, mas fazer da nossa vida ordinária ,uma vida de Excelência.

            Muitos são chamados, mas poucos são os que trazem em si Chochmah, com uma vida de Excelência, Você pode começar a  partir de HOJE! Ninguém poderá fazer isso por ti!

           

 

           

Oração: Abbá Pai. Eu desejo de todo coração caminhar neste caminho de Santidade com o seu auxilio. Eu e você hoje precisamos pedir ao Senhor a Graça da persistência do Dia de HOJE para o caminho da Excelência. Dá-me força para lutar no dia de hoje de forma Cuidadosa, Consistente e Rápida!   Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.