Esteja preparado para se atrasar!

QUAL O PLANO VI?

 

 

Dando sequência a nossa reflexão sobre qual o Plano ou nosso Mapa Rodoviário da Vida, já no final da nossa série,  perguntamos sobre qual é o mapa para sermos santos. Perguntamos anteriormente  como, qual, onde e porque e o plano de excelência. Hoje chegamos ao final. Vem comigo!

Quantas e quantas vezes mesmo sabendo que levamos meia hora até o nosso trabalho, nós saímos atrasados e esperamos chegar no horário. Quanta frustração bate dentro de nós quando estamos no carro e o trânsito não anda, seja pelos lentos, pelos adoradores de celulares que insistem em dirigir e digitar ou espiar o tempo todo, ou ainda o que sempre acontece, algo no caminho que está em construção e nos faz atrasar. Assim vem a placa: – Obras a frente, espere atrasos!

Enfim, na nossa vida espiritual a mesma coisa acontece. Espere atrasos!

Para atingirmos nosso objetivo, precisamos e como precisamos sempre de um mapa, hoje temos o wase ou google map, mas temos que ter um mapa, físico ou digital. Hoje na Festa de Cristo Rei, neste caminho de santidade, espere, ou esteja preparado para atrasos! Isso não é ruim!

Certa vez em um dos maiores Seminários dos Estados Unidos, os formadores separaram os seminaristas em três grupos e o objetivo seria preparar um Homilia profunda sobre a Parábola do Bom Samaritano. Todos nós conhecemos esta Parábola sobre viu, se compadeceu, parou e fez alguma coisa.

Um dos grupos recebeu uma mensagem que a apresentação seria no mesmo dia, o segundo grupo que seria no dia seguinte e o terceiro que teria mais tempo para preparar. Ao mesmo tempo que trouxeram um ator que se vestiu de Mendigo e o colocaram no caminho comum de todos eles no seminário.

Bem, ao final, do grupo urgente, apenas 10% parou para socorrer o mendigo, do segundo grupo 40% e do terceiro grupo com mais tempo 60% parou para socorrer. Que infelicidade, no lugar onde teoricamente os jovens preparando para falar sobre a parábola, surge a palavra materializada no mendigo e quantos deixaram de se compadecer e agir. Não estavam preparados para Atrasos.

Todos eles queriam ter o coração de Jesus, mas poucos estavam prontos para atrasos inesperados. O ponto determinante então não era o quão bondoso e altruístas cada um era, mas quem tinha tempo e que estava se permitia atrasar.

Um  artigo interessante que foi escrito por um formador polonês que olhava as correções de Jesus em frente aos fariseus e não tanto aos saduceus. O ponto interessante aqui era que os Fariseus baseavam sua vida realmente na Torah, que faziam de tudo para viver uma vida santa, contudo quando o Criador de tudo chegou, eles não tinham espaço para o Legislador mas somente para as leis.

Assim como os seminaristas acima, eles não tinham espaço também e nem esperavam possíveis atrasos e nem o valor desses atrasos.

O Evangelho de hoje nos remete a Parábola do Samaritano, pois envolve as três coisas de Ver, parar e fazer alguma coisa. Isso nos custa alguma coisa, pois nos custa o Atraso. O atraso é o ponto! O vestir, o alimentar, o visitar é a diferença entre ser Santo e ser a Falha. Esta  é a última lição de Jesus em sua vida Pública. Estes atrasos irão interromper seu plano, seu mapa, mas serão aquilo que farão toda a diferença.

Tudo isso converte para: – Você fez isso por mim!  Quando não fazemos isso, não estamos dando espaço para o Rei.

Quantas vezes nós nos irritamos com aqueles que estão no sinal. Claro que tem muitos que tem outras intenções, mas falo daqueles que realmente são inválidos e estão ali debaixo do sol. O que importa é o que está no nosso coração. Assim que devemos praticar atos de caridade. Portanto você pode carregar no seu carro alguma coisa para doar. Para você ficar mais a vontade em praticar esta caridade e esperar Atrasos!

Como é nobre para todos nós poder ajudar alguém em situação de marginalidade e esquecimento e desprezo e ver tempos depois o renascimento desta pessoa, pois isso é importante. Todos nós já ouvimos que muitas pessoas confessam que vão à Igreja Católica porque lá recebem ajuda. Assim nós somos a maior Instituição de Caridade do mundo.

Uma vez ouvi um missionário dando este testemunho de uma ilha no Caribe, onde as pessoas diziam: – Irmão, se você precisa de ajuda aqui, vá até uma Igreja Católica! Isso é muito importante. Para todos nós que somos Católicos e temos um mapa para Santidade, que saibamos esperar Atrasos. Devemos fazer sempre espaço dentro de nós para Jesus.

Seja quem você é e faça as coisas que vem para você de forma boa para os outros. Faça sempre dentro de você espaço para o Senhor!  Isso somente acontece se o nosso mapa esteja sempre atualizado para que possamos esperar de forma madura e cristã os ATRASOS, porque nestas horas é que o Senhor se manifesta mais. Lembre-se das virgens prudentes, venha com os filhos chamados e que multiplicaram os talentos e ouça o Senhor dizer: – Celebre com o Seu Senhor a Alegria. Venha ao banquete que eu preparei para vocês! Pois quando eu me fiz pequeno em meio à vocês, vocês cuidaram de mim na figura dos mínimos. Entrem no lugar preparado para vocês de toda a eternidade.

Espere atrasos, pois o que nós consideramos atrasos, na verdade nos aproximamos mais do Destino Final!

 

Oração: Abbá Pai. Eu desejo de todo coração caminhar neste caminho de Santidade com o seu auxilio. Eu e você hoje precisamos pedir ao Senhor a Graça da persistência do Dia de HOJE para o caminho da Excelência. Dá-me força para lutar no dia de hoje de forma Cuidadosa, Consistente e Rápida!   Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.