ESPERA SILENCIOSA

 

Esperar pelo Natal sempre foi algo muito especial e sagrado na vida de cada um de nós. Eu já vivi mais de cinquenta anos então esta Espera era algo inesquecível e imperdível. Nós éramos preparados pela nossas famílias para saber esperar e esperar bem. Iniciávamos pela árvore de Natal, a Novena de Natal, os preparativos, a colocação dos presentes, os Domingos do Advento( que significa teologicamente esta ESPERA SILENCIOSA), o acender de cada vela ao seu tempo e finalmente a Missa do Galo e depois a tão esperada Ceia de Natal!

Mas o que hoje venho falar passa por todo este processo e vai nas profundezas do nosso coração nos tempos atuais.

Todos nós de alguma forma temos muita dificuldade em fila de espera. Muitas vezes somente de pensar que temos que ir a algum lugar e que lá encontraremos uma fila enorme, com o tempo vamos desistindo destes lugares ou se nos vemos obrigado a estar nesta situação nos irritamos com os que estão a nossa frente, sempre procrastinando o andar da fila.

A pior coisa de Esperar é que nós NÃO temos ainda o que esperamos. Não temos ainda o que queremos. O problema de esperar é que ainda não temos todos os detalhes!!!A espera não deve ser um desperdício. A Espera deve servir a um propósito. Dentro da espera que serve a um propósito sim, a Espera vale a pena.

Deus nas Escrituras em  muitas ocasiões diz ao povo para esperar. No livro dos números o povo de Israel somente se movia no deserto quando Deus sinalizava, o resto era espera. O povo de Deus passou quarenta anos no deserto em razão de uma espera, eles tiveram chance de inicio de entrar, mas por desobediência isso não aconteceu, então a espera foi a forma de Deus de lapidar as gerações de Israel para a tal Geração que iria entrar na terra prometida.

A espera de Deus, não é uma espera vazia, mas uma Espera Silenciosa e ativa. A Espera no Silêncio. Pensemos em quantos anos se passaram até que São Paulo iria declarar aos Romanos:- O segredo que foi ocultado durante anos e anos agora se manifestou, enfim nasceu em Belém o Cristo Jesus. O Mistério guardado em Silêncio por longa espera.

A espera purifica e o Silêncio magnifica!

A espera nos faz em muitas circunstâncias refletir melhor sobre o que estamos esperando. Muitas vezes quando o assunto é uma profissão, em meio a espera de repente nos traz a evidência de que talvez sejamos mais talentosos em outra profissão.

Moisés foi criado na casa do Faraó. Porém quando em defesa de um escravo hebreu ele matou um guarda, foi se refugiar longe de casa, em uma vida de Pastor de ovelhas, e ali ficou por 40 anos. Observe esta espera. Observe que esta espera foi a responsável pela preparação do coração de Moisés para o que viria. A espera fez com que um rapaz forte, valente, bravo, destemido, guerreiro fosse aos poucos se transformando pela idade em não tão jovem, não tão saudável,  não tão flexível, mas moldado aos moldes agora de um homem segundo o coração de Deus.

A espera serve a um propósito. A espera purifica!

O silêncio por outro lado é muito interessante, pois no silêncio nosso interior vem para a fora. O silêncio magnifica o que há dentro de nós. Para fora vem a ansiedade, veio a raiva, vem a ansiedade, vem a irritação, vem a frustração… Vem o medo e o silêncio magnifica tudo isso! Tudo que já estava dentro de nós e não foi o silêncio que fez isso, mas tudo já estava lá dentro! O momento de estarmos quietos nos traz a presença da Solidão e a experiência do vazio.

No espaço do silêncio é possível sentir a solidão!

A questão de trazer tudo isso para o agora, me vem a questão de falar um pouco sobre que tipo de fé nós temos. Sim, não podemos viver numa superficialidade. Nós precisamos mergulhar em águas mais profundas. Não reduza sua fé em : – Eu tenho conhecimento de Deus. Não, isso é redução. Fé é estar em Deus e não apenas acreditar em sua existência.

Jó era um homem de fé. Deus reconhecia isso, e o inimigo pediu a Deus para provar a fé de Jó. Jó vivia muito bem, tinha seus bens e os oferecia permanentemente  através de sacrifícios ao Deus de Israel. Contudo, foi perdendo tudo através de doenças, mortes, pestes, devastações e a ponto de chegar a beira do desespero mortal, perdeu tudo. Jó perseverou e sua oração  de ação de Graças vai demonstrar como ele foi transformado na fé: – Nu eu saí da barriga da minha mãe e nu eu vou morrer, Deus me deu os bens porque eu não deveria suportar os malesl? Louvado seja o nome do Senhor!  A qualidade da Fé de Jó subiu aos céus.

Jó em sua espera foi purificado e em seu silêncio toda a sua dor veio para fora. O problema da Espera é que não temos todos os detalhes.

A pergunta que sempre vem neste livro é: – Por que Deus permite que  aconteça coisas más às pessoas boas?   Deus não vai responder do jeito que estamos perguntando, mas do jeito divino de responder. Ele dirá : – Eu estou aqui, ou seja a resposta é : – Eu sou!

Deus quando se mostrou no livro de Jó, não deu a ele os detalhes, mas deu a Si Mesmo! Isso faz toda a diferença. Jó ao final dirá que ele viu coisas que ele não compreendeu, ele ouviu coisas que não irá conseguir entender. Contudo,  ele fecha: – Eu encontrei o Senhor e isso me bastou! Isso muda de conhecer sobre Deus e Conhecer Deus!

Quando conhecemos e temos intimidade com Deus podemos dizer e somente assim podemos dizer: – Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra! Por isso Maria é o modelo de Fé! O modelo de Espera Silenciosa! Maria não sabia de todos os detalhes, mas sabia em Quem ela confiava.

Nada disso foi fácil para Maria. Imagine seu coração como ficou chocada no momento da Anunciação. Quando o Anjo anuncia que o Senhor está contigo Maria ( Lc 1:28), essas são as Palavras que preenche todo o seu coração. Maria conhecia a Torah e portanto conhecia as palavras que o Anjo anunciava.

Quatro vezes na Missa o Sacerdote diz: – O Senhor esteja convosco! Esta Palavra poderosa e terrível se concretiza nos momentos certos pois nós estamos nos aproximando da Palavra de Deus, do Banquete do Cordeiro, da Presença do Deus vivo, da Sarça ardente e se o Senhor não estiver conosco nós vamos explodir, vamos ser arremessados para longe dali pois a Presença do Senhor faz tremer o deserto do Cades. Estamos nos aproximando do Monte do Senhor, o Monte do Altíssimo e ao estarmos com Ele, tudo é bom na Sua Presença se estivermos  Nele! Ninguém se encontra com o Deus Vivo e fica do mesmo jeito, ninguém sai sem ser Convertido pela Verdade que dá sentido a todos as coisas. Na Sua Presença se concretiza a Espera Silenciosa e o Silêncio que antecede faz revelar tudo em nós que precisa ser mudado, para que na sua Presença tudo se faça novo, renovado pelo Poder do Santo Espirito.

Que possamos dizer: – Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra, pois eu confio em Vós!

 

 

Oração: Abbá Pai. Eu quero poder esperar em Ti Senhor com confiança. Eu desejo de todo coração caminhar neste caminho de Santidade com o seu auxilio. Eu e você hoje precisamos pedir ao Senhor a Graça da persistência do Dia de HOJE para o caminho da Excelência. Dá-me força para lutar no dia de hoje de forma Cuidadosa, Consistente e Rápida!   Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.