Retrospectiva1: O momento antes do momento!

 

Quando ninguém pode prever o futuro, todos nós podemos aprender com o nosso passado. Nenhum de nós pode controlar quando grandes momentos irão acontecer na nossa vida, mas todos nós podemos escolher o que nós faremos no momento antes do Grande Momento!

 

Eu penso que um dos talentos mais espetaculares que existe é o dom da visão. Pessoas que são sábias em prever as coisas baseado na análise do passado. Eles podem olhar para o mundo e dizer, eu sei o que o mundo necessita por isso, isso e isso. Eu sei qual o caminho eu devo seguir.

O dom da visão tanto pode ser herdado com adquirido.

Agora preste bem a atenção. Estamos no início de 2020, me diga com sinceridade. Alguém fez a previsão do que iria acontecer a partir de março 2020?

Não importando o tanto de talento que  alguém pudesse ter para predizer algo, ninguém fez esta previsão.

A pergunta que gostaria de fazer a todos é: – ONDE VOCÊ ESTAVA NESTE MOMENTO NO ANO PASSADO?  Claro que eu não estou falando apenas fisicamente, mas qual era o seu medo no dia 22 de janeiro de 2020?  Quais eram seus sonhos, quais eram seus planos neste mesmo dia ano passado?

Quantos estudantes, especialmente os universitários que tinham acabado de iniciar o ano letivo e de repente, voltaram para casa. Tinham acabado de começar seu primeiro ano na faculdade e tiveram que recolher em casa. Por outro lado, os universitários que estavam no último ano. Que tipo de Formatura tiveram?

A pergunta então é : – O que você sabia naquela época  que hoje  você sabe mais agora? No caso de você saber agora, o que você teria feito de forma diferente?

Então hoje nós vemos coisas claras que não víamos naquela época. O nome disse é Retrospectiva ( Hindsint). Hoje começamos uma nova série que se chama Retrospectiva 2020. A primeira das formações é o momento antes do momento.

Olhar para trás é necessário. Olhar para o passado e o entender é extremamente necessário. Podemos olhar o passado com olhar de arrependimento ou de condenação, ou olhar com espirito de esperança e sabedoria.

Veja só o Pentateuco Bíblico, os primeiros livros. Deus está forjando o seu povo, para conduzi-los à Terra Prometida, mas Ele preparava seu povo para algo muito radical e selvagem, algo que iria mudar a trajetória da vida de cada um. Deus disse pelos Profetas: – Olha o que irá acontecer. Haverão dias horríveis. Vocês serão tentados a esquecer que Eu estou com Vocês. Vocês irão até a Terra Prometida e terão após grandes batalhas um tempo de calmaria e vocês serão tentados a esquecer que precisam de mim, como o mundo vive atualmente.

Ambos os dias onde vocês são tentados, ou quando estão na fartura, vocês podem esquecer que precisam de mim. O que fazer ?  Olhar para trás e se lembrar, fazer o caminho da Retrospectiva.

Olhando para trás neste Ano horrível, nós nos lembramos de que podemos nos esquecer de dizer Adeus! Nós perdemos a chance de dizer adeus a muitos queridos nossos. Momentos  onde nós queríamos estar lá, mas não estávamos.

João vai nos dizer em seu Evangelho o momento exato que ele encontrou Jesus, eram quatro horas da tarde. Este foi o momento que mudou toda a vida do Evangelista. Eis o momento em que Jesus chama seu primeiro Discípulo e muda todo o mundo.  Depois de tudo isso João poderia ver tudo claramente, isso é Retrospectiva.

Quando eu tive meu encontro pessoal com Jesus , senti como o Papa Emérito nos ensina, o momento que tudo muda na sua vida. Pois Jesus não é uma Filosofia, uma teoria, um ensinamento mas é uma Pessoa! Que quer se relacionar com cada um de nós. No meu encontro pessoal, que fosse sete horas da noite, eu fico me imaginando as 18:59, o momento antes do momento.  Em Retrospectiva nós podemos ter a visão do momento antes do momento. Nós não podemos controlar o futuro, não podemos controlar as pessoas, as tragédias nas nossas vidas, as circunstâncias. Nós não temos como controlar as situações e a Política. Mas podemos controlar o Momento antes do momento!

Isso vai fazer toda a diferença. O que nós estávamos falando é o segundo antes do momento. João procurou muito o Senhor e ele  o chamou.

Uma história muito interessante aconteceu com um Diácono de Minesota. Ele estava quase tocando o Papa João Paulo II no altar e todos perguntaram como ? O Diácono acordou de madrugada e foi arrumar um lugar para ele no dia da Catequese. Ele passou o dia todo naquele lugar para esperar o Papa. Pois no momento antes do momento ele se preparou para o que iria acontecer. Lembra de Samuel! Quantas vezes o Senhor o chamou e ele pensou que fosse seu pai, até ser alertado por ele, para responder. É dele a palavra: Eis me aqui Senhor!

Papa Bento XVI quando escreveu sua encíclica : Jesus é Amor! Ele disse que ser Cristão é um encontro com uma pessoa, que dá a esta pessoa uma nova vida e novos horizontes, em conduz a reta direção.

O que seria então para esta pessoa que encontrou Jesus num determinado dia, se esta pessoa soubesse tudo que sabe agora!

O mais importante é o momento antes do momento do encontro. Hoje nós ficamos pensando, talvez eu tivesse tido mais coragem, seria mais destemido, seria mais ousado, não sei tantas coisas passam na minha cabeça neste momento! O que a gente no momento antes do Grande Momento realiza, faz toda a diferença.

Nas próximas semanas nós veremos um novo caminho, uma nova trajetória neste momento vital para todos nós. Retrospectiva 2020 revelou que nós jamais conseguiremos prever o momento que as coisas acontecerão nas nossas vidas. Mas nós podemos preparar o momento antes do Momento!

Falando de 2020 não estou negando as coisas, claro que a doença veio e ainda está nos afetando. Eu quero deixar bem claro que quem acha que 2021 será melhor que 2020, se prepare para dias mais sombrios. Nós Cristão estamos sendo atacados de todos os lados. O número de Cristãos na Nigéria que estão sendo martirizados todos os dias é um colosso. Então, diante de todos estes acontecimentos uma coisa é certa, nós não conseguimos ver o futuro.  Por isso devemos olhar para trás e aprender. Para vivermos para frente com Visão e Sabedoria.

 

Oração: Pai Santo Pai querido, Pai amado, obrigado por nos capacitar para chegar até este dia. Nós sabemos quantas batalhas temos travado durante este tempo de guerra, mas em todos os momentos foi o Senhor  e somente o Senhor que nos defendeu com seus Santos Anjos. Não deixes que nos percamos Senhor  e livra-nos do Mal. Amém.