A ESCOLHA E A VERDADE

 

Nós nunca pensamos na morte até nos confrontarmos com ela.

 

Um aluno certa vez perguntou ao seu professor de Teologia falando sobre vida e morte, como ele se posicionava em relação a morte? O professor responde: – Todos nós somos terminais. Interessante eu nunca pensei por esta perspectiva. Isso tem me feito refletir muito sobre a morte nestes tempos onde muitas pessoas estão partindo, e muitas pessoas estão em luto e todos perguntam, como eu deveria me portar frente a morte? Bem, todos nós iremos morrer e por isso devemos nos preparar todos os dias para a morte, de maneira madura. Todos nós, 100% dos seres humanos iremos morrer. O problema é que a maioria finge que não irá. Grande erro, nós todos estamos morrendo.

Outras pessoas quando estão se aproximando da morte começam a vivenciar uma ilusão perigosa, de que as escolhas não fazem diferença. Isso é muito sério e sobre isso vamos conversar hoje.

Hoje é o Domingo de Ramos, para nós católicos e também para todos os cristãos, observar as leituras de hoje, tudo é sobre as Escolhas. Sim, olhe a multidão, ao mesmo tempo que recebe Jesus pela porta do Messias, todos bendizendo a Deus e o homenageando como o Messias. A mesma multidão que irá fazer de tudo depois, para que Ele fosse morto e morto por morte de Cruz.  Pilatos sabe que Jesus era inocente. Mas para fazer todo mundo feliz, César, os Sumos Sacerdotes, a Multidão ele faz a sua Escolha.        Quando você fica do lado da multidão, você está se eximindo de fazer uma Escolha, pois ela já foi feita para você. É uma escolha confortável, portanto se não der certo, é uma decepção confortável. Todos estamos vivendo neste mundo neste momento, onde fazer uma Escolha que não é a alinhada aos meios de comunicação é ficar desconfortável. Médicos iguais a mim, estão sendo perseguidos, mal falados, discriminados por professar as suas evidências, e não aceitar o que se propaga sobre a doença. Escolha requer consequências.

Outra pergunta muito importante desta aluna foi se a religião oferece conforto a quem está morrendo, como cristão eu respondo que não. C.S. Lewis escreveu certa vez sobre isso dizendo que a religião que poderia fazer uma pessoa realmente feliz, seria o adorar e idolatrar a si mesmo. Quando o assunto é cristianismo, eu não vou a Jesus para ser feliz. Caso você queira seguir uma religião para ficar confortável a última que  eu recomendaria seria o Cristianismo.

Deus que nos ama incondicionalmente se faz homem, passa por todas as misérias humanas, é condenado injustamente, abandonado, traído, sofre toda a paixão e foi morto em morte de cruz. Tudo isso por amor. O que ele pede a cada um de nós que ame-o de todo coração e alma, que tome a própria cruz e isso está longe de ser confortável.

A última coisa que a Igreja oferece é conforto. A última coisa que nós recebemos quando vamos a Missa é conforto. C.S.Lewis diz que religião e guerra são as coisas em que a única coisa que não teremos é conforto. Caso você procure pela verdade você poderá lá no final achar um conforto, mas se você procurar por conforto você não poderá encontrar conforto e verdade ao mesmo tempo.

O que a Igreja oferece a quem está morrendo: – A Verdade e a Escolha. Pois é o Cristo oferece. A única coisa que faz com que todos nós acreditemos em tudo isso que viveremos nesta semana é: Verdade.

Nunca acredite em ninguém que te faça feliz, ou que te faz se comportar bem, ou ainda que te faz se sentir melhor. Acredite naquele que te traz a Verdade. Por amor Ele te trouxe tudo e por ter feito tudo aquilo que verdadeiramente ele te prometeu, Ele te dá a Vida Eterna através de todo o seu Sacrifício , Morte e Ressurreição.

Porque tudo o que Ele disse se cumpriu, então nós temos uma Escolha, ou seja Escolher por Ele. Esta é a verdade e esta é Escolha. Dar tudo aqui nesta vida por Ele e entrar na Vida Eterna.

Nós não gostamos de consequências porque não gostamos de fazer escolhas. Existem consequências que são arbitrárias, ou seja, que realmente não se conectam a tantas outras importantes. CONTUDO, existem aquelas consequências que sim, se conectam com outras sérias e fazem todo o sentido. Muitas vezes estamos passando por algo neste exato momento que é consequência de algo que fizemos tempos atrás, ao fazermos um bom exame de consciência, conseguiremos precisar o que foi.

Um psicólogo canadense famoso certa disse que nunca em sua prática clínica viu alguém se livrar de alguma coisa que tenha feito. Ninguém consegue se livrar das consequências de seus atos. Alguns fazem uma maquiagem dos fatos e que funciona naquela dado momento, contudo um dia a consequência virá e o atingirá no rosto quando ele menos esperar.

As consequências revelam para cada um de nós o que nós escolhemos. Quando eu escolho fofocar, eu escolho perder aquela amizade. Quando eu escolho fazer algo ruim para você , eu  estou escolhendo me tornar impopular as outras pessoas. Quando eu escolho fazer algo ruim para mim, eu escolho me tornar mais fraco.

Muitos preferem não escolher, eu estou te advertindo agora, que não escolher é escolher.

É parte da escolha ser igual Pilatos, saber a verdade e não escolher a verdade, ou a multidão que cada hora escolhe uma coisa, exaltá-lo e depois crucificá-lo.

Dante em sua obra prima descreve inferno, purgatório e céu. Isso é o que viveremos no próximo final de semana. Ele descreve o Inferno: Não há mais  esperança após chegar aqui. O Vestíbulo da Futilidade, a sala dos que não se comprometem. Dante explica que estas pessoas passaram a vida atrás da bandeira branca do não comprometimento, da indiferença e do conforto da multidões.

Dante também descreve estas pessoas como se elas nunca tivessem existido. Pois elas viveram apenas para elas mesmas. Isto aqui confirma C.S.Lewis descrevendo o homem mais feliz do mundo que vivia para si mesmo, a religião do Eu. Este é o lugar da sua eternidade.

A realidade para nós cristãos é, nós temos que escolher. A boa noticia é, nós conseguiremos o que nós escolhemos. Quando eu escolho Deus será uma graça, porque Ele nos quer acima de tudo. Quando eu não escolho Deus, eu não O terei.

Em meio a tudo isso quero terminar dizendo: – Jesus tomou sua decisão, e a Sua decisão foi a CRUZ! Ele escolheu você e eu para que nós possamos ter coragem de escolhê-lo de volta.