Para ser uma Testemunha!

 

É possível encontrar Deus e voltar a ser a mesma pessoa? E é possível viver como se o milagre nunca tivesse acontecido. É possível dizer Eu Creio e não ser um testemunho. Mas é também  possível não ver um milagre e ainda dar testemunho de Cristão, pela maneira que vivemos e as escolhas que  fazemos e como Amamos!

 

13 de outubro de 1917 em Fátima Portugal, algo muito espetacular aconteceu. Na presença de mais de setenta mil pessoas, como Nossa Senhora disse aos pastores todos veriam a Glória de Deus, Deus seria glorificado. Neste dia, pessoas vieram de todo lugar com câmeras, tinha de tudo um pouco, céticos, ateus, religiosos, repórteres, enfim, neste dia que foi um dia muito especial começou desde manhã com chuva, e eles esperavam o sol. Aquele dia que todos murmuravam e caçoavam dos pequenos pastores, claro, que raramente a mídia faz isso né. Todos zombavam dos crentes, dos peregrinos que esperavam ansiosamente por um sinal e chovia e chovia. Parecia que o sol não iria aparecer e o esperado era o milagre do Sol. Pois bem, faltavam 15 minutos para o meio dia e como num piscar de olhos todos estavam molhados com água na canela. Assim que os pastores pararam de falar com Nossa Senhora, o Sol não somente apareceu como todo o céu se limpou e o sol brilhou de tamanha intensidade que todos ficaram secos de uma hora para outra e o Sol começou a dançar no céu, de maneira jamais vista. Tudo foi documentado. Era a última aparição de Fátima.

Minha pergunta para todos vocês hoje é: – Por que ninguém fala sobre isso hoje? Porque não se fala mais nisso, um Milagre tão poderoso. Quantos ateus se tornaram católicos fervorosos neste dia.

Eu respondo: – É possível ver um Milagre e não se tornar testemunho?  É possível encontrar Deus e voltar a vida antiga, ou vida velha de novo. É possível como se isso nunca tivesse acontecido. Apenas ver o milagre não me torna testemunho. Mesmo vendo Jesus ressuscitado dos mortos.

Nestes dias estamos meditando todas as aparições de Jesus  após ter ressuscitado. A pergunta que não quer calar é:  – Porque Jesus não apareceu para todos e mostrou que estava vivo de novo? Porque ele não apareceu para Pôncio Pilatos, para os sumo sacerdotes? Bem, porque Jesus deseja testemunhos e não gente que quer ver apenas milagres. O Novo Testamento mostra isso para todos nós, as pessoas verdadeiramente tocadas não estavam apenas a espera de um milagre mas de um desejo profundo de serem transformados. Pense no paralítico ao lado da piscina de Betesda. Pense no cego Bartimeu, no Zaqueu, na Samaritana, na Maria de Lázaro e na Magdalena. Bem o caminho é por aqui.

Pedro dá o testemunho aos Judeus, ele diz: – Jesus Cristo que vocês crucificaram Deus o ressuscitou dos mortos e isso nós somos suas TESTEMUNHAS.

A maioria das pessoas não é assim, não é testemunha. Para entender  um pouco isso John Newman vai dizer que : – A maioria de nós somos influenciados por medos repentinos e por contrições repentinas. Tudo isso tende a desaparecer de uma hora para outra, instável como a água. Nós cantamos Hosana no Domingo de Ramos e na Sexta da Paixão nós gritamos Crucifica-o. Tudo isso é facilmente ouvido, facilmente visto e facilmente tocado e facilmente esquecido.  Depois disso tudo, somos capazes de viver como se nada disso tivesse acontecido. Eu posso ver o milagre e não me tornar uma testemunha. Eu posso dizer eu creio e não ser uma testemunha.

Certa vez um filósofo que se dizia cristão foi interrogado se ele acreditava em Deus, e ele disse que esta pergunta era muito profunda. O que você quer dizer com você crê em Deus? O que eu digo, o que eu escrevo? Ou ainda como eu ajo? Como eu digo que faço ou aquilo que eu escolho para viver.

Nós podemos nos perguntar hoje, em que Cremos? Eu realmente creio? Como eu realmente sei que eu creio? O jeito que nós podemos constatar que nós cremos é seguir seus mandamentos, não por obrigação mas por amor. Quando falamos que cremos e não obedecemos os mandamentos somos mentirosos.

Nos dias de hoje como podemos ver se uma pessoa é de Cristo ou não. Tomemos como exemplo a mídia social, mais especificamente Instagram. Instagram tem a nossa bio e as nossas fotos. Muitas vezes há uma discrepância abissal entre uma coisa e outra. Como podemos dar tanto contratestemunho da nossa fé num ambiente de exposição de nós mesmos como este! Muitas vezes no Instagram nós dizemos coisas sobre nós que não batem com nossas verdadeiras escolhas. A minha descrição não bate com a minha imagem.

As suas pesquisas demonstram seus interesses e o algoritmo mostra as suas escolhas. Algoritmo nunca mente para nós. Nossa conta bancária mostra muito sobre nós, pois onde nós mais gastamos nosso dinheiro é onde nós damos mais valor. Olha na sua vida da última semana e se pergunte onde você tem gastado seu tempo, pois onde você gasta mais seu tempo é onde você coloca seu coração. E isso nunca mente.

A marca do testemunho é , eu falo que amo e escolho o amor. O que eu digo é o que eu faço, é o que eu escolho. Ver o milagre não nos torna testemunhos, porque nós não precisamos ver milagres para sermos testemunhas.

Eu digo que creio então as minhas coisas ,  a minha vida, minhas escolhas convergiram para testemunhar minha fé. Eu vivo crendo no perdão? Eu vivo fazendo da minha vida um ato de luta diária? Ninguém é perfeito. Nós sempre cairemos, mas sabemos que a Graça nos levanta e a Divina Misericórdia nos levantará.

Nós sempre batalharemos sempre contra o pecado, mas isso não é o mais relevante, e sim, o que com facilidade temos a tentação de ignorar nos ensinamentos e nos mandamentos, fazermos de esquecidos, fazermos de indiferentes. Testemunha não é assim.

Para finalizar, muitos saíram daquele lugar e mudaram suas vidas e suas heranças, transformando suas famílias em gente de fé dando muitos frutos de vocação para a Igreja e passando de pai para filho e assim por diante testemunhando o grande Milagre e o que Deus fez na vida de cada um.

E que possamos ser testemunhas daquilo que nós escolhemos para Amar!

 

ABBÁ! Hoje eu peço por todos deste planeta que vivem neste momento com medo, com desespero, com indiferença, com fome e sede de Deus procurando em locais onde o Senhor não está. Sim, Pai, em meio a tantas batalhas,  em meio a tantas maldades que o mal tem feito neste momento sobre todos os seus filhos amados, dai-nos a força profética para não calarmos e proclamarmos a verdade que cura e que liberta, pois o grande Milagre é te Amar de todo o coração! Que eu seja sempre sua testemunha e jamais me perca pelos vales sombrios! Amém.