Eu posso saber tudo o que tenho que fazer e ainda assim não fazer tudo que tenho que fazer!
Há muitas coisas que nós sabemos que temos que fazer. Há ainda mais coisas que nós gostaríamos de fazer e não fazemos, mesmo sabendo como se faz. Como devemos começar? Como nos tornarmos pessoas que sabendo o que tem para ser feito, fazer?
Quando o assunto é Smart Phone, a media de toque em uma tela é : 2670 vezes por dia. Isso significa que você toca sua tela do telefone mais do que 100 vezes por hora, isso significa 2.4vezes por minuto por hora. Isso quer dizer que nós passamos muito tempo diante das telas. Outro estudo demonstrou que a média mundial é de 6horas e 46minutos tocando o telefone. Nos EUA são 7horas e 4minutos.Duas horas e meia em Mídia social. Na África do Sul são 10horas 47minutos por dia. Calcule agora quanto tempo se passa por dia, fora o tempo de dormir, estão gastando no telefone. Na África do Sul 70% do tempo que está acordado, estaria na tela do Smart Phone.
Por que estou trazendo este assunto? Porque isso me diz que alguma coisa precisa ser mudada. Quando discutimos sobre isso, falamos que precisamos ter mais atividade esportiva, estarmos mais ocupando o tempo com outras coisas mais saudáveis, e a resposta é unânime: -Sim, eu sei! E a questão que se levanta é, e porque não faz?
Qual o objetivo da minha e da sua vida? Na verdade nós sabemos o objetivo da nossa vida e de tudo que temos que fazer, mas nós temos feito um trabalho muito bom mesmo, em complicar as coisas.
Faça as coisas simples primeiro!
Quando o assunto é uma vida com significado e ouvir sempre a voz divina dentro de nós e colocar em prática, quantas vezes nós complicamos as coisas. Em muitas áreas das nossas vidas, nós já sabemos o que tem que ser feito, e o problema está aí, por que não fazemos?
Eu posso saber tudo o que eu tenho que fazer e mesmo assim não fazer!
Todos nós conhecemos grandes nomes do mundo, grandes santos, que tiveram grandes batalhas, grandes sacrifícios, grandes conversões e ainda grandes desafios e todos tiveram uma coisa em comum;
– INTEGRIDADE NO MOMENTO DA ESCOLHA!
Isso que complementa com a seguinte coisa: – INTENÇÃO NÃO VALE DE NADA SEM AÇÃO!
Quantos de nós quando o assunto é agir e realizar uma coisa planejada, nós não fazemos e criamos uma Desculpa! A desculpa é a arma dos fracos.
Vejamos a Parábola do Samaritano, todos tiveram a chance de agir, apenas o improvável fez. Todos se revestiram de desculpa e adiamento, ao invés de tomar a ação. Isso acontece na nossa vida todos os dias. Veja como nós necessitamos a reflexão diária sobre isso. Quando você começa a dar desculpas, vai chegar uma hora que você terá que fazer o que você vem dando desculpas ( Dr Peter Craig). Todos passamos por isso.
Salomão pediu a Deus Sabedoria, ele poderia ter pedido qualquer coisa, mas pediu Sabedoria e lhe foi dado. Salomão assombrava quanta Sabedoria saia de seus atos, de suas atitudes. Salomão parecia saber tudo que deveria saber para tomar a decisão correta, a Rainha do Sul, como está descrito, ao ver tudo aquilo, ficou sem fôlego. Contudo o tempo passa e certa vez, Salomão ao envelhecer se curva a outros deuses que não o Deus de Israel. Salomão se desvia da verdade de Deus por algo como Molak, que tinha como costume sacrificar crianças. Pense nisso, alguém que tivera tanta sabedoria para saber o que tinha quer ser feito e fazia, agora rendido a uma devoção pagã, totalmente perdido em suas ações.
Quando o assunto é mudar radicalmente de caminho, mesmo sabendo o que tem que ser feito, uma coisa é muito importante, quem são suas companhias. Pense nisso, relacionamento nos faz aproximar das coisas de Deus ou afastar fortemente. Nós sabermos o que temos que fazer mas porque estamos rodeados de pessoas que fazem outras coisas, nós acabamos sucumbindo aos erros pelos outros. Diga-me com quem andas!
Mesmo que estamos rodeados por lobos, precisamos saber e defender o que é certo. Muitas vezes também é hora de nos afastarmos de quem não tem os mesmos princípios que nós temos, ou que constantemente nos chama para o caminho que não nos aponta para a vida eterna.
Certa vez um casal que faz homeschooling com seus filhos foi questionado porque seus filhos mesmo fazendo aprendizado em casa, também tinham relacionamentos na escola. Eles responderam que era saudável as crianças terem interações, mesmo que tivessem realidades diferentes e tudo mais, mas o que eles falaram que se tornou emblemático foi: – Nós criamos e educamos nossos filhos e não a cultura.
Quando você tem que fazer o que tem que ser feito, é muito importante quem está a sua volta. Nós nos tornamos semelhantes as cinco pessoas que nós passamos os últimos cinco anos. Um dos maiores estudos nesta área feito em área médica foi feito por James Fowlers e Nicholas Christakis a respeito de network de felicidade e atitudes viciosas.
Como poderosos são os grupos sociais quando o assunto é saúde e bem estar, para o bem e para o mal. Eles fizeram um estudo horizontal por 30 anos, sobre vários aspectos, por exemplo obesidade. Caso você tenha um amigo que se torna obeso, você tem 40 a 45% chance de aumentar de peso nos dois anos seguintes. Caso você tenha o amigo do amigo que se tornou obeso, você tem 20% de chance de se tornar obeso nos próximos 2 a 4 anos. E por ai vai, se é amigo, do amigo do amigo que se tornou obeso, você tem 10% de chance de se tornar. Quando o assunto é Cigarro, ou seja fumante, se você tem uma amigo que começou a fumar, você tem a chance de 61% de se tornar um fumante. Amigo do amigo? Você tem 29% de chance de se tornar fumante. Amigo, do amigo, do amigo que começou a fumar você tem 11% de chance de fumar. Isso é muito doido.
Por outro lado quando você se torna de estar feliz, tem a chance de contaminar na mesma proporção as pessoas que você convive. O percentual não é tão alto, pois é apenas 11%, contudo se você acha que é pouco? Pois bem, sem você tiver um aumento de 50 mil reais em seu salário, você terá um aumento de felicidade apenas de 2%.
O que isso tudo quer dizer? Que você é a média de todos os que estão a sua volta. Então a conclusão é simples. Quem são as pessoas que você está preenchendo a sua volta?
Como começar a transformar tudo isso? Em primeiro lugar, as coisas simples. Faça as coisas simples primeiro. Ao seu redor, não complique, comece a escolher bem quem está a sua volta.
Esteja sempre com a Palavra de Deus ao seu lado e a mão estendida ao seu próximo. AME A JUSTIÇA e faça o que tem que ser feito! Comece e termine as suas tarefas. Faça o simples primeiro.