Ensina-nos Como!

 Lucas 11

 

Os discípulos não queriam apenas que Jesus os ajudasse a ter uma “vida espiritual melhor” ou uma vida de oração mais profunda; eles queriam orar como Ele orava. E Jesus os ensinou. Ele ensinou a eles que a Quem oramos determina Como oramos.

Este tempo tão profícuo para atualizarmos o que Deus tem preparado para cada um de nós. Contudo não sabemos orar. Então ouvimos os discípulos pedirem ao Senhor: – Ensina-nos a orar como o Senhor!

Os discípulos observavam o Senhor orando e queriam saber como fazer para orar como Ele! Então eles mantinham a pergunta: – Senhor, ensina-nos a orar como o Senhor!

Jesus aponta não como orar, para  Quem orar, pois o Quem define o como!

Muitas vezes nós temos esta idéia do Velho Testamento, com o Abraão de que Deus  é Juiz. Esta idéia para nós não é ruim, o ruim é sermos Julgados. Contudo o Deus Juiz não é um Juiz passivo, Ele age, e age poderosamente. Ele não olha o povo de Deus e fica passivo, não, Ele age, Ele não permite que o Mal aja indefinidamente sobre seu povo.

Levando para o campo desportivo, para que o jogo seja jogado e ser justo, o Juiz precisa ser bastante atuante e ao mesmo tempo fazer o jogo fluir, do contrário o jogo se torna muito confuso e por vezes lances interpretados de forma injusta, interferem no resultado, causando indignação dos derrotados.

Para ser um bom Juiz é necessário se JUSTO!

Deus não vai fazer os justos perecerem pelos malfeitores. Nesta Escritura, Abraão descobre que Deus é Bom e Justo.

Quantas vezes nós estamos agindo em nossa fé de uma maneira ativista. Fazemos tudo de forma automática, e se não falamos a tal palavra que está lá dentro da novena, nada vai acontecer. Como se fosse uma máquina de retirar dinheiro, onde se não digita o código certo o valor não vai sair! Fazemos sim, isso com nossa fé, e esquecemos de que oração é conversa com Deus, e se entendermos isso, começamos a modificar a maneira de nos referir a Deus. Apresentamos nossas necessidades e ouvimos o que Deus tem para falar. Pode ser que Ele não responda nada. Pode ser que Ele permita que as coisas andem ou não. Deus não está demorando quando não responde a uma oração nossa, Ele está caprichando. Ele não tira nada de nós, Ele nos livra. Qual a imagem que você tem de Deus neste dia? Medite sobre isso!

Quando você orar, diga o Quem! Abba! Papai! Então o Quem determina o Como! A grande oração é: Humilde Confiança! Jesus eu confio em vós!

Como se torna diferente quando entendemos que a Quem estamos orando é o Mesmo que Jesus orava!

Observe as Escrituras em Lucas 11, quando ele usa a Palavra Persistência, na verdade esta palavra em Grego significa persistência vergonhosa. Aquela pessoa que não vai desistir de clamar, mesmo que todos queiram que o fiel se cale. Jesus está dizendo que Deus é muito melhor que um pai que dá coisas boas aos filhos, pois nós que somos maus, nós damos. Deus é muito melhor que isso, e sabe exatamente o que precisamos e como precisamos, nós não! Ele sabe nossa oração antes de nós fazermos. Deus é bom em todo tempo, todo tempo Ele é bom!

Em grego a mensagem é : Mantenha pedindo, mantenha perguntando, mantenha batendo a porta. Isso não é para convencer Deus que sabe todas as coisas, mas para forjar nosso caráter e nossa determinação em persistir humildemente. A oração não muda Deus, mas muda a cada um de  nós!

CS Lewis certa vez disse que Deus é bom e quer fazer coisas boas para nós, mas Ele não quer fazê-las sem a nossa participação.

Por fim, Deus está dizendo para mim e para você hoje: – Eu quero fazer isso, mas eu não quero fazê-lo sem você!