A Liberdade nosso Dom Maior!

Todos nós temos medos. Muitas vezes, esses medos nos levam a tomar o controle ou  ceder ao controle. Mas quando tememos a Deus e Seu chamado em nossas vidas, somos chamados a escolher a confiança sobre o medo. Somos chamados a escolher a obediência sobre o controle.

Aproveitando o último Domingo do Ano Litúrgico quero enfatizar o porquê desta Festa. Muitos Católicos não têm idéia do que significa esta festa e para quê ela foi criada. Ela foi criada exatamente para um momento como este que estamos vivendo, vocês entenderão daqui a pouco.

Nós estamos no tempo que daqui a pouco o ano terá se encerrado. Nós não sabemos hoje como o ano se encerrará, e isso nos traz medo. Nós temos o senso comum de termos ansiedade das coisas até tudo acontecer. Faz parte do inconsciente humano. Como as coisas vão terminar. Estou ansioso pois não sei como meu curso vai terminar. Estou ansioso pelo resultado do ENEM que acabei de fazer ou ainda pelos vestibulares que ainda farei, ou ainda do concurso para especialista, para residência, para mestrado, doutorado e assim vai, como os projetos que estou me dedicando tanto vai acabar. Enfim, assim somos regidos pela ansiedade do que está fora do meu controle.

Alguns pensam:- Se eu fizer as coisas de forma correta vai acabar tudo bem, ou aquela expressão no final tudo acaba bem. Tem muita gente que deseja a todo custo saber o final mesmo que o final não seja tão legal assim.

O final da história revela que tipo de história foi na verdade.

Quando o assunto é a vida, nós queremos saber como vai acabar, certo. Nós fazemos escolhas e todas têm consequência que se soubéssemos não teríamos feito deste jeito. A parte mais difícil é que na vida você não pode controlar as coisas, você pode tentar e se esforçar para fazer as melhores escolhas, mas não controlar o resultado. O que nós fazemos então. Isso está além do nosso controle.

Vamos pensar um pouco em relacionamentos. Você não tem como controlar. Muita coisa fora do controle. Não temos como controlar quando e se vamos encontrar aquela pessoa. Quando se apaixona por alguém você não tem como controlar que aquela pessoa vai ou não se apaixonar por você também. Mesmo quando você está em um relacionamento sério se e quando ele vai fazer o pedido de noivado. O DESEJO DO CONTROLE VEM DO LUGAR DO MEDO!

            Isso revela algo muito profundo, por isso eu tento o tempo todo saber como as coisas terminam pois: – Medo de perder o que se tem ou Medo de perder o que eu quero ter!

            Muitos de nós hoje no Brasil estamos lutando para defender a democracia, a liberdade, o direito de se expressar, pois foi o que nos custou caro para conquistar, para muitos foi preço de sangue e de repente nós vemos tudo isso ameaçado, ameçando tirar o que conquistamos e impedindo que cheguemos onde pretendemos chegar. Por isso a reação é tão expontãnea e tão verdadeira. Deixar sua familia e o conforto de casa para lutar revela o quanto amamos quem estamos dedicando nossa luta.

            Então o que faço quando encontro uma vida que não posso controlar. O que eu faço! Daí vem a pergunta: – O que eu faço quando eu encontro Deus que eu não posso controlar?

            Eu não posso controlar outra pessoa e tampouco Deus.

            Voltando ao assunto inicial, a Festa de Cristo Rei, foi designada pelo Papa Pio XI para um tempo que o mundo vivia de muito Ateísmo, o ano era 1925. O Santo Padre determinou que fosse esta festa no último Domingo do tempo comum. Em todo o mundo se celebra esta festa. Ele olhava o mundo e viu o crescimento deste imenso ateísmo trazido pelo nazismo alemão, facismo italiano e comunismo russo. Pense na Alemanha nos anos 20. Acabaram de terminar a primeira guerra e todos devastados e um medo imenso. Neste tempo aparece um Austríaco e diz a nação Germânica-Austríaca. Dê-me um poder e eu transformarei esta Nação em gigante novamente. Dê-me o poder e farei as coisas melhores. Vocês acham que o discurso do Hitler é diferente do que foi feito aqui no Brasil! Eles entregaram a Alemanha nas mãos de um Ditador Totalitário.

            Presta a atenção, em 2019 houve uma pesquisa na Gram Bretanha, 54% dos cidadãos necessitam naquele momento seria um Líder corajoso, que não tivesse medo de quebras as regras, e outros absteram e 24% não concordaram. O que levou esta pesquisa, momento de MEDO, medo de perder o que se tem ou não alcançar o que se deseja.

            Reparem nas eleições nossas e dos Estados Unidos muitos fazem campanha falando se o outro ganhar muitas coisas ruins irão acontecer. Isso nós vemos pelos frutos quando certos países se entregam ao comunismo e o que vira o país. Aqui o povo luta contra isso,  mas há um sistema por trás de tudo com muito poder e dinheiro, mas que mesmo assim terá dificuldade de dominar um povo esclarecido e sem medo, pois com O MEDO é o primeiro passo para a rendição.

 Neste momento mais do que nunca precisamos entender: – Se esses medos nos levam a tomar o controle ou para ceder ao controle.

            Então, neste momento crucial vamos tomar o controle, manifestar nas ruas, fazer o tem que ser feito para manter a Democracia no país, defendendo os direitos e a constituição ou vamos entregar o controle na vida do Estado ou do Sistema  para que ele faça o que eu deveria fazer e pelo medo eu não consigo.

            Ao final da vida, John Adams, o segundo Presidente dos EUA, disse: – Eu sinto que a Democracia não vai durar. A democracia seja onde for, ela morre por suicídio! Quando o povo se rende a um sistema para controlar suas necessidades. Um povo livre ele luta o tempo todo para manter a liberdade pois ela é conquistada e não dada gratuitamente. Controle é gratuito, eu terceirizo minha vida, minhas vontades, meus desejos a um sistema. O povo que entrega sua liberdade a um Regime, está assumindo a condição de Escravidão. É pela ilusão de segurança que as pessoas entregam suas liberdades. Veja hoje mesmo as medidas restritivas que somente o povo poderá dizer ao Sistema que as rejeita. Qualquer espirro já vem com máscara, com distanciamento, isolamento, com medidas inúteis já comprovadas por muitos artigos e sumarizado no imenso artigo escrito pelo Dr J. Herby e cols da Universidade Johns Hopkins.

            Alguém que promete PAZ como preço de sua liberdade é um ladrão. Você perderá sua liberdade e sua paz.

            Neste momento tão dificil se levanta Papa Pio XI e aponta o caminho para seu rebanho. Festa de Cristo Rei. Agora pense no que acontecia no mesmo momento no Mexico. Mexico naquele momento tinha 90% do povo Católico e assume o poder um governo ateísmo que resolve impedir que as pessoas tivessem algum tipo de manifestação religiosa, proibiram as Igrejas e muitos religiosos foram perseguidos e  mortos, além de considerar o Culto Cristão uma crime, ninguém podia usar batina ou vestes religiosas. Muitos heróis surgiram naquele país, inclusive os Cristeiros, dentre eles um menino de 14 anos chamado José Sanches del Rio. Sua vida foi violada pelo governo, tudo dele foi oprimido e reprimido. Existe alguma idade para a pessoa se tornar corajoso! Não, a coragem vem com o chamado. Îmagine um lugar onde você é proibido de dizer : – Adeus!, pois tinha a palavra Deus. Sim, assim nasce os grandes, lutando pela sua Fé. O General chegou sem cavalo perto dele, ele deu seu cavalo e foi preso. José foi torturado por 3 dias, muitos dos dominadores ofereceram a ele ir para os Estados Unidos e ser livre. Quem foi o responsável por tudo isso foi seu Padrinho e inclusive chegou a dizer a ele que pagaria a fiança para ele ser livre, e José S del Rio retrucou: – Não quero nada de você, minha fé e minha alma não estão a venda. José resistiu até o fim  e antes de morrer ele gritou; – Viva Cristo Rei. Ele sabia quem era o verdadeiro Rei dele. Neste momento que qualquer pessoa se entregaria por medo, José Sanches del Rio encontrou a verdadeira liberdade.

            O que acontece quando encontramos Deus que não podemos controlar! Nós nos rendemos a Ele, que significa Livre Acesso e não desistência. Neste momento você dá ao Rei dos reis, Senhor dos senhores o lugar mais precioso. Podes Reinar Senhor!

            Cristo hoje precisa ser Rei desta nação, Rei de toda a nação, de todos nós, de todos nós, de todo nosso passado e do nosso futuro. Tudo isso porque amamos. A quem amamos nós nos entregamos e damos total acesso ao nosso coração. Para isso devemos fazer o seguinte juramento: – Eu prometo de todo o meu coração te Honrar, te Amar e te Obedecer!