O Protótipo e a  Tentação

Nós encararemos muitas provações e tentações ao longo das nossas vidas. Quando nós seguimos e estudamos Jesus como nosso Protótipo, nosso Rabbi, nós aprendemos como encarar as tentações da maneira como Ele encarou.

Como seria a vida em Israel no tempo de Jesus, dois mil anos atrás? Pois bem, para uma crianças, aos seus seis anos deveria entrar para a Escola da Fé, ou Bet Sefer (período integral excetuando o Sábado ou Shabath). Neste tempo até os 10 anos deveriam aprender o Pentateuco, os primeiros Cinco Livros Bíblicos (Gênesis, Levítico, Números, Deuteronômio e Êxodo) e não somente isso, eles saberiam de cor (memorizado) todos os cinco livros. Ao final, poderiam ir para aprender o ofício do pai.

Aos 10 anos, os melhores alunos eram chamados para o Bet Talmud, ou seja, uma escola mais aprofundada onde os alunos iriam estudar e memorizar o restante dos Livros do Velho Testamento, do Gênesis a Malaquias. Isso seria até os quinze anos de idade. A partir daí, dos 15 anos, apenas os melhores dos melhores ficavam na Escola da Fé, o resto iria seguir o ofício dos pais. Os que ficaram na Escola agora, não precisariam memorizar mais nada, apenas viver com o Rabbi, aprender observando os passos do Mestre, seriam Discípulos. Esta escola se chamava: Bet Midrash. Isso significa aprender a interpretar o mundo a partir dos olhos do Rabbi. Não havia mais memorização, a Palavra de Deus já estava na memória e no coração dos discípulos, agora eles iriam a vida como ela é, a partir do olhar do Mestre. Eles desejariam ser como o Rabbi um dia. O Rabbi é o Protótipo, para ser tornar um Rabbi um dia é preciso este tempo de aprendizado e aprofundamento para se chegar a ser igual a ele. Para ser discípulo é assim. O objetivo de seguir o Rabbi é ser igual a ele. Jesus antes de sua ascensão ao céu disse:- “Ide pelo mundo fazei discípulos em todas as nações”. Ele estava dizendo que não era apenas para fazer as pessoas saberem as histórias bíblicas mas muito mais, serem discípulos. Ajudar as pessoas a se tornarem iguais a Ele, o Mestre dos Mestres.

            Há 600 anos atrás surge um livro, a autoria parece ser de Thomas Kempis, este livro se chama a Imitação de Cristo. Este deveria ser o Livro de Cabeceira de todo Cristão. Como imitar Cristo, pois Ele é o Rabbi e deveríamos imitar nosso Mestre.

            Neste momento estamos na Quaresma, primeira das seis semanas, que a Igreja nos convoca a praticarmos um tempo de oração, jejum e penitência para sermos como Jesus. O Ponto sobre a Quaresma é exatamente estarmos na Escola Bet Midrash durante estas seis semanas. Como Jesus falava com seu Pai. Como Jesus sofria. Como Jesus faria em inúmeras circunstâncias. Este é o nosso objetivo e Ele o nosso Protótipo. A Imitação de Cristo.

            Pegando este gancho a primeira coisa que precisamos aprender na nossa Bet Midrash hoje é: – Como Jesus enfrenta as tentações? Isso não poderia ser melhor, não? Todos nós enfrentamos nossas tentações todos os dias. Não venham fingir que não sabem o que é isso! Tentação é o ato que o inimigo da nossa alma faz para, ou nos levar a fazer algo que não é bom para nós, ou parar de fazer algo que é bom.

            Todos nós batalhamos com tentações. Tem muita gente por aí hoje em dia que diz que não luta contra as tentações, apenas cede. O que? Sim, a geração hedônica prefere o prazer 24 hs por dia custe o que custar, inclusive ceder as tentações diariamente.

            Para o Cristão a batalha é devastadora. O pecado arruína nossas vidas. Quanto relacionamentos são destruídos pelo pecado, quantos trabalhos, quantas casamentos, quantos planos são arruinados pelo pecado. O pecado arruína as nossas vidas, destrói famílias, por uma eternidade. Então como nosso Rabbi hoje quer nos ensinar sobre combater a tentação?

            Há 3 caminhos, 3 coisas  para aprender. A primeira: – Espere a provação, seja atento, seja prudente e esteja preparado para o que pode acontecer. Jesus vai ao deserto sabendo que é no deserto que se dão as maiores provações. Ele é levado pelo Espírito Santo com o propósito de lutar contra a tentação. Ele está totalmente a par do que iria acontecer, pois ele sabe o que iria encontrar. O Deserto é lugar de provações. Historicamente no Deserto muitas batalhas foram travadas. Ele sabe que 40 é o tempo. Então observe o Rabbi e espere por provações. Quantas vezes  nós somos surpreendidos pelas tentações seja pelas nossas fraquezas ou mesmo pela inesperada tentação, ou ainda, quando nós esperávamos que nos comportaríamos melhor diante desta tentação.

            Não há coisa pior que você ter um dia livre ( day off) e de repente descobrir que teria um trabalho extra, que você tinha esquecido. Ás vezes era um trabalhinho pequeno, mas naquele dia, você tinha planejado não realizar nada disso. É muito frustrante,  e ás vezes as coisas vão tomando um vulto maior e de repente te tomou seu dia livre. É quando você descobre que não está em um Cruzeiro e sim num Navio de Guerra. Isso que Jesus está ensinando para mim e para você hoje. Não somente ele o Rabbi mas o livro Imitação de Cristo nos alerta para estarmos preparados para combater as tentações. O autor deste livro nos ensina dizendo que as tentações são úteis para o caminho da humildade e da serenidade. A tentação nos purifica e nos mostra como realmente somos.

            Todos Santos passaram corajosamente pelo caminho das tentações. Não há lugar mais sagrado que este campo de batalhas. Muitas pessoas tentam escapar das tentações e o pior é que se aprofundam mais nelas. Neste momento que nós devemos nos unir ao Senhor ( Rabbi) e rogar por sua ação poderosa.

            A segunda coisa é : Elimine as opções. Jesus não dá opção para a tentação. Eva pelo contrário não elimina a opção, ela aceita dialogar com o mal. Quando o Mal representado pela serpente apresenta o fruto proibido, Eva considera muitas coisas até dar seu consentimento e se dá quando a serpente diz que Deus não queria que eles comecem, por que assim eles saberiam tudo sobre o bem e mal e portanto seriam como deuses, o que era falso e ela deu esta opção para a tentação.

            Tentando Jesus, o tentador diz para ele transformar pedras em pães, pois após 40 dias ele estaria faminto e Jesus responde um seco Não! Depois se atira do pináculo e seus anjos virão ao seu socorro, Jesus responde Não. E por último o tentador mostra todos os reinos do mundo e diz que Jesus teria tudo isso se o adorá-lo e Ele novamente diz NÃO. Jesus elimina a opção do Mal e ensina para mim e para você isso hoje.

            Quantas vezes nós nos frustramos por estarmos caindo sempre nos mesmos erros. Nosso problema é que nós estamos sempre tolerando a presença do veneno entre nós. Muitos de nós já vivemos muito tempo para saber o que não nos favorece. Pense numa pessoa que cuida de crianças e uma criança sempre reclama que alguns meninos estão chamando-o de estúpido. A professora então diz: Bem acho que eles podem estar certos, você é estúpido? Ele responde não. Então por que você insiste ficar andando com aqueles que vivem chamando você de estúpido se tem tantos meninos que gostariam de ter a sua presença no meio deles? E o menino responde: – Sim eu sou estúpido! Mude de vida, mude de grupo, procure um lugar onde você é valorizado. Nós somos muito assim. Muitas vezes seguimos certos pecados difíceis de serem livrados, porque não são tão óbvios assim. Tentação sempre vem em par. Sempre vem um menor que o outro e nós então escolhemos o menor para chegar no maior. Este é o grande engano. Elimine a opção.

            Certa vez um anacoreta ( Padre ou Monge do Deserto ) disse aconselhando um iniciante: – “Escolha a batalha certa e tudo irá para seu devido lugar”. Então se você der um Não fácil, você vai eliminar o Não difícil.  Resista aos iniciais. Porque na persistência da tentação o Mal vai tomando força. Primeiro vem pela minha imaginação fértil, depois pelo prazer daquilo e depois vem o consentimento e daí o pecado. Jesus nem considera a opção.

            A Quaresma nos ensina este caminho de cortar o mal pela raíz. Pense em alguém que vai fazer coisa errada após tomar bebida alcoólica. Então se eliminar este vício, evitará algo pior. Não que tomar um drink ou outro socialmente seja errado, não é, mas o problema está em quem está bebendo e que não tem autocontrole. Lembre que tentação vem sempre em par. Elimine o fácil e evitará o difícil. Exemplo prático: Tente eliminar Internet depois de uma certa hora do dia. Depois de um tempo muita coisa ficará melhor, como sono por exemplo, concentração, visão e conversas inúteis. Elimina o fácil primeiro e o segundo mais difícil fica desarmado. Estou falando de internet mas pode ser TV a cabo e certos tipos de filmes e series que não nos edifica, ou ainda ficar assistindo programas de noticias que ao final sempre nos deixa irados ou raivosos  e é inútil, pois não podemos fazer nada com isso. Elimine a opção.

            Existe jovens que gostam de ouvir certos tipos de música que altera o humor. Sabemos muito sobre frequência, vibração, sons e comportamento. Ficar por 15 dias sem ouvir nada disso já comprovou melhorar o comportamento. Elimine a opção.

            Então se você se prepara para a batalha, elimina a opção, escolhe a batalha certa para travar e verá que tudo irá para o seu devido lugar.

            A terceira coisa é reescreva o Roteiro. Todo pecado tem um Roteiro, reescreva o seu ao invés de ficar repetindo o roteiro que nunca funciona. Veja um casal que sempre briga do mesmo jeito, pois ambos repetem o mesmo Roteiro. Tente reescrevê-lo e verás que a cilada estará sendo desarmada.

            Olhe Eva caindo no roteiro do Mal. Olhe Jesus mudando o Roteiro, pois o diabo oferece alimento e Jesus cita a Palavra que diz : “ Nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus”.  Na próxima tentação o diabo fala para Jesus se jogar no Pináculo e Jesus rescreve a cena sempre com a Palavra de Deus, ele reescreve o Roteiro. Agora veja Eva apanha o fruto para ser como Deus. E Jesus na terceira tentação vai dizer Adorar somente o seu Deus, após o diabo pedir que Jesus o adore. Jesus rescreve o Roteiro. Importante demais para todos nós compreendermos o que tudo isso significa e usarmos no nosso dia a dia.

            Olhe as três tentações novamente. Jesus não foi tentado para fazer algo ruim, mas para parar de fazer algo bom. Quantas vezes neste tempo de Quaresma o tentador tenta nos tirar do caminho, propondo um dia de folga na nossa caminhada quaresmal! Claro que ele não está nos tentando para o pecado mas pararmos de fazer algo que é bom. Jesus rescreve o Roteiro e nos convida para fazer o mesmo. Na segunda tentação o tentador quer encher o coração de Jesus de poder  e Jesus rescreve enchendo de humildade e Amor. Assim devemos fazer. Na terceira coisa o diabo mostra todos os reinos da terra e ele daria tudo isso para Jesus se Ele o adorasse. Esta tentação é para Jesus desistir da Cruz. E Jesus rescreve recusando e demonstrando quem é o único a ser adorado, o Próprio Deus Pai!

            Quantas pessoas caem no mesmo erro. Por exemplo encontrar com alguém continuamente em um local escuro, ou na casa do outro quando não tem ninguém, dia após dia, do mesmo jeito, e ao final sentir que não fez a coisa melhor nem para um, nem para outro. Como se livrar disso que vai se tornando um vício. Claro que estamos falando de pessoas que não deveriam estar se encontrando. Para entender isso, sempre elabore desta forma: Pessoas, lugares e coisas, qual o Roteiro disso? Pessoas e coisas remete para se eles fazem sempre a mesma coisa ou  em qualquer lugar, ou especificamente num determinado horário, vindo de algum lugar. Caso este seja o caso, qual a primeira coisa a fazer? Mudar o itinerário e evitar passar pelo local onde tudo acontece, não dialogue com o Mal, a tentação depois de abrigá-lo vai te derrotar.  Rescreva o Roteiro. A batalha é sempre no início de tudo, ali que se muda o Roteiro e não no banco de trás, no apartamento sozinhos ou num local isolado.

            Uma ferramenta muito útil para vencer tudo isso é  preencher os espaços das fraquezas, é se abastecer de algo que pode mudar todas as coisas, e esta ferramenta é a Palavra de Deus! Existem orações para cada situação difícil na nossa vida, acredite em mim, é verdade. A oração feita por um coração suplicante abala o céu. Não podemos achar que estamos abandonados no mundo a mercê do tentador, não. O Senhor, Jesus, o Amado, Ele está no meio de nós! Aquele que invocar o Santo Nome do
Senhor será Salvo! Quando seu coração estiver aflito, proclame o Salmo 15 eu tenho certeza que tudo se abrirá diante dos seus olhos.

            Repita comigo do Livro dos Salmos (39): “ Senhor, vem logo em meu auxilio, socorrei-me sem Demora”!

            Esta oração é para toda situação, para qualquer batalha, para qualquer situação de extrema angústia em frente a uma tentação.

            Em frente a toda Tentação: Se prepare para a provação, elimine a opção e rescreva o roteiro. E preencha sua mente e seu coração com a Palavra de Deus!