Creio na ressurreição da carne.

Assim como Jesus Cristo venceu a morte morrendo e nos deu vida ressuscitando dos mortos, cada pessoa receberá seu corpo de volta. Aqueles que estão perdidos terão os corpos no Inferno, e aqueles que forem salvos terão seus corpos glorificados no Céu. Como serão esses corpos?

            Acho que muito católicos hoje estão celebrando a Páscoa. A Ressurreição de Jesus dos mortos. Como você entende o que vem a ser Ressurreição, dentro da Fé Católica (Cristã)? Bem acho melhor darmos uma olhada um pouco mais profunda sobre este acontecimento que é um dos pilares de toda a nossa fé. Entenda bem para ensinar a muitos a sua volta, que pensam de forma até me permite dizer um pouco herética, do que vem a ser realmente a Ressurreição.

            Para começar existe um livro muito popular na cultura anglo-saxônica, que se chama: – “O próximo lugar!”

            Este livro vai dizer o que acontecer depois, que na visão deste autor, vemos que extremamente herético. Neste livro se diz que ninguém vai ter mais sexo, todos seremos felizes, alegres, e por ai vai dizer que a pessoa não será mais alto ou baixa, magra ou obesa , não ser mais menino ou menina, como se alma se desprendesse deste corpo e fosse apenas alma livre. Isso é muito herético, pois diz assim: Eu serei apenas Eu!. Um minuto, e o seu corpo?

            Então, falei assim, pois vivemos num mundo onde vivemos rodeados de pessoas que se dizem cristãs e fazem uma mistura de coisas verdadeiramente de valor de fé e outras completamente heréticas. Uma destas idéias é gnose, ou gnósticos. A idéia que nós somos verdadeiros  somente na nossa alma e o corpo é somente uma concha, uma prisão, algo temporário e fugaz. Muitos cristãos pensam assim, inclusive achando que depois que morrer vai se livrar deste corpo. Infelizmente não é assim, Alma e Corpo são tão unidos e  que a morte é algo tão terrível, mas tão terrível, que separa Corpo e Alma. Morte é a separação do Corpo  da Alma. Morte é Obscenidade, pois nós somos Corpo e Alma juntos.

            Como Jesus nos salvou? Ele se aproximou de todos nós e disse:-Eu declaro que vocês estão salvos, não! Deus nos criou com Sua Palavra. Mas para nos salvar Ele teve que se encarnar, e o Verbo se fez Carne e habitou entre nós! Sim, Ele se fez um de nós para que um corpo como o nosso pudesse passar por todo processo de vir ao mundo através da Virgem Maria, crescer como um de nós, fazer tudo que nós fazemos e depois ao atingir a plenitude e a sua hora, se entregar para o maior de todos os Sacrifícios com sua Paixão e Morte e morte de Cruz. No Terceiro Dia Ressuscitou!

O grande dogma de Fé em primeiro lugar é a Santíssima Trindade e a Segunda é que o Imortal, Imaterial, Deus Eterno entra na nossa história com um de nós. Ele une sua divindade não somente a uma Alma, mas a um Corpo. Ele nos Salvou vivendo neste corpo, se alimentando, dormindo, vivendo, estudando, trabalhando, cumprindo a Vontade incondicional do Pai. Ele sofreu naquele Corpo, Morreu naquele Corpo e Ressuscitou naquele Corpo.  Isso que nos salvou.  Tertuliano, um escritor dos primeiros séculos disse que o Corpo de Cristo é o pilar da Salvação, sem o Corpo dilacerado não haveria o Sacrifício por cada um de nós, a perfeita Redenção. Sem o Corpo Imolado Não haveria Salvação.

            Hoje, nós celebramos não somente a Vitória de Cristo sobre a morte mas a sua plena Ressurreição dos Mortos ( CORPO E ALMA) nos traz a VIDA NOVA PLENA.  Isso é muito importante.

            São Pedro diz em seus primeiros discursos a trajetória de Jesus e no final conclui: – Ele ressuscitou dos mortos. Ele ressuscitado tinha o Corpo que poderiam ver, que poderiam tocar ( como Tomé precisou), inclusive se alimentava, partia o Pão para eles. Pedro vai enfatizar que não apenas um mito, algo intangível, mas que eles viram o Corpo Morto e depois o Corpo Ressuscitado.

            São Paulo diz em 1Cor15 que se Jesus não ressuscitou dos mortos, nós somos o povo mais digno de pena do mundo. Ele segue dizendo mas Ele ressuscitou e está vivo, e com certeza é o porquê de Paulo antes Saulo ter experimentado o encontro com o Ressuscitado.

            Precisamos muitas vezes chamar a atenção de pessoas que se dizem cristãos e dizem que Jesus apenas ressuscitou em sua alma, e é o suficiente, não,  a sua Ressurreição é Corpo e Alma  e por isso Vida NOVA, tudo o que é velho passou, Eis que faço nova todas as coisas! Através do Corpo Ressuscitado Ele nos trouxe a Vida NOVA!

            Jesus ressuscita em Seu Corpo e depois irá ascender em Seu Corpo. Porque eu estou frisando tanto sobre isso, porque esta dimensão demonstra que Jesus não veio apenas salvar a sua alma, Ele veio Salvar VOCÊ!

            Este o coração do Cristianismo, Ele veio nos salvar em Corpo e Alma, porque isso é a essência do Ser HUMANO! Imagem e semelhança de Deus. Claro que Jesus está salvando de seus pecados, claro que Jesus está salvando sua alma, mas o mais importante é entender que Ele Salva VOCÊ! Por inteiro.

            Os Apóstolos acreditaram nisso 100%. A Ressurreição de Jesus é a mesma que Deus deseja para cada um de nós! Isso é fundamental. Jesus ressuscita e antecipa o que vai acontecer conosco, João 5. Quando morremos imediatamente nós conseguiremos o que perseguimos, certo? Você escolhe Deus você terá o Reino Dele      (purgatório ou direto face a face), se você não escolhe Deus em sua vida, você terá o que escolheu, a perdição.  Condenação versus Salvação fruto das nossas escolhas.

             No final dos tempos você não terá apenas sua alma mas o seu corpo de volta. Sim, mesmo os condenados receberão para sua vergonha enquanto que os que perseveraram  no Senhor receberão o Corpo para a Glória, corpo glorioso.

            A Ressurreição em Glória trará para os eleitos algo inimaginável. Durante a Quaresma fizemos um exercício espiritual de seguirmos nos Protótipo, nosso Rabi. Imitar Jesus na Escola da Fé, Beit Midrasch. Para nos tornarmos como Ele. E hoje na Ressurreição queremos nosso Corpo se assemelhe ao do nosso Rabi.

            Então vamos as Qualidades do Corpo Ressuscitado:

  1. A primeira Qualidade é: Identidade: Você receber seu corpo de volta com todas as características genéticas suas, pois você é único(a). Muitos vão se interrogar, mas eu morri em trágico acidente, ou de doença deformante, ou de câncer ou de velhice. São Tomas de Aquino tem algo para te dizer e eu sempre amei esta história. Quando os Apóstolos viram Jesus ressuscitado ele tinha apenas as marcas da Chagas , o resto do seu corpo estava perfeito. Deus que faz nova todas as coisas vai nos dar nosso corpo no ápice da sua maturidade. Os estudiosos dizem que seria a idade 32 anos onde o corpo atinge o ponto maior de maturidade, antes de começar a envelhecer, o esplendor da sua exuberância. Isso não tem a ver com estética, pois todos somos diferentes. Você é homem ou mulher você terá o mesmo sexo pela eternidade.
  2. Integridade: Tudo o que a vida foi tirando de você , tudo será restaurado. Você está pleno novamente.
  3. Qualidade: A sensação de que seu corpo está totalmente restaurado.
  4. Impassibilidade: Sem corpo não se cansa mais, não fica doente, não entra em exaustão e não pode mais morrer. O corpo se torna invulnerável, não pode mais pecar. Então há as dimensões físicas e espirituais.
  5. Extradimensional: Você passa através das paredes, você se desloca para onde deseja simultaneamente. Isso significa que a Alma controla totalmente seu corpo. Claro que não obedece portanto as leis da física.
  6. Agilidade: Deslocar rapidamente por todos os lugares. Veja os Atos dos Apóstolos onde Jesus aparece aqui e logo em seguida já está em outro lugar.O que São João nos diz então sobre isso: – Nós somos filhos de Deus, coerdeiros do céu, e portanto sejamos como Ele. Que ainda não foram revelados todos os mistérios, mas quando isso acontecer SEREMOS COMO ELE! Ele é nosso Protótipo.
  7. Claridade: Esta propriedade que significa Glória. Seu corpo por toda a Eternidade irradiará a Glória de Deus. Quando você se comunicar com os outros todos poderão ver a sua história, toda a sua magnitude, não há trevas, não há ilusões, tudo é real. Nós existiremos portanto para exalar a Glória de Deus.

Portanto irmãos, Céu não apenas uma pessoa olhando para um Deus, mas todos nós nos interagindo e irradiando a Glória de Deus. E isso não terá fim. Todos seremos conhecidos e totalmente amados.