Muitas pessoas especialmente diante de tantos acontecimentos, guerras, acidentes, imprudências, violências, ganâncias, imoralidade, corrupção e tantas e tantas coisas no mundo, na nossa cidade, no nosso bairro, na nossa rua e pior na nossa casa e porque não, na nossa própria vida, ficam tristes e deprimidos e deixam o mal entrar e habitar o coração.
Contudo ao iniciar este Advento, convido a todos, neste tempo de Espera, Espera daquele que Vem e que Sempre Existiu, mas que por próprio beneplácito, resolveu vir habitar no meio de nós, olhar de perto, por dentro, sendo totalmente humano, como que nós sofremos nosso dia a dia. Não vale nós dizermos : O Senhor é Deus, o Senhor não sabe o que eu estou passando, pois eu sou humano. Jesus responde: Eu sei, eu andei os seus caminhos e provei de tudo o que é conflito humano. Mas na Cruz eu venci, para que você vença. A Cruz sempre será o sinal da nossa Vitória. Infeliz daquele que acha que passará a vida sem sofrer, tentando controlar tudo para não passar por sofrimento. Pois o dia que ele bate a nossa porta, com que armadura nós teremos para batalhar! Então, a grande Armadura que Deus hoje nos convida, chama-se ARMADURA da ALEGRIA. Alegria não é uma opção, é uma necessidade. Nós precisamos da Alegria para o combate diário. Alegria não significa alienação. Não, alegria é uma decisão continua. Jesus disse: Que a minha alegria seja vossa para a vossa seja completa. Sem Jesus realmente não temos alegria, temos aparência, mas por dentro é um abismo. Muitas pessoas hoje acreditam que Deus não quer sejam felizes. Dizem que Deus um dia quererá que nós seremos alegres mas não agora, hoje, neste tempo presente. Muita gente na Igreja tem aquela falsa aparência da Alegria da Igreja, aquele sorriso tão fraco que seria melhor não transmitir. E o pior, isto é uma negação de ter encontrado Jesus! Encontrar Jesus é encontrar a Alegria e revelar ao mundo o que São Paulo e tantos Santos fizeram. A Experiência de ter encontrado Jesus e entender que daquele momento em diante a Alegria é a nossa Força.
Advento é o tempo de estar firme e nos preparar para receber o Senhor que vem! Muitas pessoas chegam neste tempo e começam a ficar tristes. Dizem: Ah, eu fico triste nesta época, tem algumas coisas dentro de mim que não fica legal nesta época. E A Alegria é UNICA em Cristianismo ( é o segredo Gigante do ser Cristão – Chesterton). Cristianismo trouxe Alegria ao mundo!!! Por isso o Natal é tão forte no mundo Todo. Mesmo sendo pessoas tão distantes do Cristianismo sentem um movimento nesta época do ano.
As Escrituras do primeiro domingo do Advento, Isaias, São Paulo aos Romanos anunciam que algo muito grande viria e Paulo apresenta que a Alegria chegou. A Alegria é uma decisão. Imaginem viver naquele época em Roma, e ficar a mercê dos deuses dos pagãos. Todos os deuses eram poderosos, bonitos mas nenhum deles eram Bons, nenhum deles ligava para ninguém, nenhum deus deles AMAVAM. Paulo chega e apresenta o Deus verdadeiro, que é bom, que cuida de cada um e principalmente Que AMAVA como ninguém neste mundo poderia Amar, e acrescenta que além de ser poderoso ainda me conhecia por meu nome. Alegria é o senso permanente de bem viver.
Que descoberta saber que viver com Alegria é o grande remédio contra Depressão. Sim, isso, isso é tudo que o primeiro domingo do ADVENTO. Curar a todos que hoje experimentam Depressão.
Há muitas pessoas na nossa vida que deveriam nos amar e que não o fizeram ou fazem. Nesta época do ano nós nos defrontamos com estas pessoas, e para muitos isso é doloroso. Mas Catolicismo vem e sobre os telhados diz: Mesmo que ninguém neste mundo te ame , Eu TE AMO!. E saber que Deus me ama me tira de ficar exigindo que as pessoas me amem! O grande Amor é independente se outro vai ou não te amar. Amar por isso é uma decisão. A alegria nos dá forças para superar toda a falta de amor que tem ao nosso redor. Nos dá força para superar mortes, por exemplo como nesta semana. Pois sabemos que aqueles que amamos estarão indo para os braços do Pai, e nós aqui, nos preparemos para ir um dia. Falamos disso na ultima semana.
Alegria não nos aparta do sofrimento. Contemple os cinco mistérios do Rosário quando se diz: Mistérios da Alegria ou gozosos. Pense em cada um e confirme três palavras: Incerteza, Dor, Tristeza. Mas nenhuma destas realidades supera a Alegria. Primeiro mistério: Incerteza, como será! Segundo: Ida até uma Visitação tão distante do seu local de espera. Terceira: Nascimento de Jesus em tais circunstâncias de abandono. Fuga para o Egito. Quarto: Espada transpassará seu coração Maria e Quinto a perda do Filho: tristeza, dor incerteza de encontrar. E a tudo isso a Igreja chama de Mistérios da Alegria, por que? Porque a Alegria é o senso constante de Bem Viver independente da emoção!!!
Alegria é a certeza do que se espera. Eu sempre tenho a chance de proclamar que minha vida vai bem Graças a Deus, independente do que possa estar me acontecendo. Nosso fundador Monsenhor Jonas diz: O problema é meu mas o meu rosto é dos outros
Ser feliz significa optar pela Alegria. Fixar seu coração em Deus e não no mundo, no trabalho, nas coisas, conforto.
Diga comigo: Pai, seja feito a Vossa Vontade! Só isso. Todas as noites neste Advento. Seja feito a Vossa Vontade na minha VIDA! Traga assim Alegria ao MUNDO com sua Vida!
Alegrai-vos no Senhor! Nesta semana proclame o Salmo 15 todos os dias antes de dormir, com Fé e diga Seja Feita a Vossa Vontade! Muitos tem sido curados da Depressão com este Salmo principalmente quando se diz: …O Senhor não me abandonará nas mãos da Morte(depressão).
Alegrai-vos eu digo Alegrai-vos no Senhor ( São Paulo aos Filipenses).