Vemos hoje um poder que vai sendo colocado sobre e nós e não temos sentido, que é o poder da mídia, seja ela, tv, rádio, internet, jornais, revistas ou outros meios através dos quais a informação nos é passada.
Existem 2 tipos de informação: a verdadeira e a deturpada. A mais ou menos deturpada, é deturpada, não tem o meio-termo. Precisamos ter pensamentos críticos do que vemos e ouvimos. Não podemos nos deixar levar pelo que nos falam, sem análise nenhuma do caso ou do contexto. Sendo imparciais com a informação que nos está sendo passada.
Anselm Grun diz que “quem suprime seu pensar não entra em sintonia consigo mesmo nem com o mundo“. Não podemos deixar de ter o raciocínio crítico das coisas. Quando digo pensamento crítico, digo um pensamento que sabe analisar a informação que está sendo passada diante do todo, e não focada somente na informação. Que não acredita por não acreditar somente, mas que sabe aplicar o seu próprio pensamento diante do que está sendo dito. Caso contrário, como diz Anselm Grun, a pessoa não conseguirá entrar em sintonia consigo mesmo nem com o mundo. Não saberá mais pensar e será levada pelas informações que forem passadas. Comerá do alimento que as mídias o derem, sem ter a noção se o alimento que está sendo digerido o faz bem ou não.
Peçamos a sabedoria e o discernimento de Deus, além da maturidade espiritual, para saibamos sempre tirar o que é bom e verdadeiro daquilo que nos é falado.
Junior Alves