Percepção

PercepçãoO psicólogo e neurocientista alemão, Wolfram Schultz, tem uma frase bem interessante: “para o consumidor, a percepção é a verdade”. Dessa forma, Schultz diz que o consumidor, para comprar alguma coisa, primeiramente verifica se aquela informação que está sendo passada ou vendida para ele, seja através de jornais, TVs, revistas ou o que for, é percebida como verdade. Se ELE perceber essa informação como verdade e, podendo comprá-la, ELE a compra.

Aquela informação pode não ser realmente a verdade, ou a verdade para a maioria das pessoas. Podem até tentar convencê-lo que está entrando na maior enrascada, mas, basta que ele veja a informação como verdade para ele, para que o mesmo se veja motivado a comprá-la ou adquiri-la.

Assim é a evangelização e o ser evangelizado. Para que você evangelize, é importante que a Verdade que você vá pregar seja vivida como verdade para que a “venda” tenha mais autenticidade, caso contrário o “comprador” ou a pessoa a quem você evangelizará, não acreditará no “produto” que está sendo “vendido”, no caso, JESUS.

A frase que talvez já tenhamos ouvido: “as palavras convencem, mas os testemunhos arrastam” tem muito a ver com isso, pois aquilo que é vivido primeiro para depois ser passado, é passado com mais veracidade, pois você viveu primeiramente.

Quando você percebe a Verdade em Jesus, você não se deixa convencer por outros, pois você, como “consumidor”, viu NELE a Verdade e nada poderá retirar isso de você. Sendo assim, se você tem dúvidas e se deixa levar, em muitos momentos, ou questões, por outras verdades que não são a de Jesus, ou pregada pela Igreja que Ele fundou, é porque o “produto” que você assumiu como verdade não foi bem entendido. Se o próprio Cristo disse que É A VERDADE, Ele, tendo vivido primeiro, mostrou essa verdade com muita veracidade. Tanto, que aqueles que conviviam com Ele viam claramente essa verdade.

Se digo que percebo a verdade em Jesus, mas nego outras verdade que vêm Dele, significa que precisa brotar mais em mim o desejo de conhecê-lo mais, para que minha percepção se deixe ser tocada pela VERDADE.
Dessa forma, qualquer dúvida que tenhamos, vem do não conhecimento dessa VERDADEIRA VERDADE, que é Jesus.

E aí, vamos correr atrás de conhecermos a VERDADEIRA VERDADE?

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro