GRANDE EPIFANIA

Hoje é um dia bem especial: Dia da Epifania do Senhor, isto é, dia da manifestação de Jesus como Messias, Filho de Deus e Salvador do mundo.
A liturgia trata da Epifania com o Evangelho de São Mateus, Mt 2,1-12, falando sobre os 3 reis magos, Melquior, Baltasar e Gaspar, que, de acordo com São Beda, o Venerável (673-735), monge beneditino na Inglaterra e doutor da Igreja, e primeiro a escrever seus nomes, eles vieram de Ur, na Caldeia; região montanhosa, perto do Mar Cáspio e Golfo Pérsico, na Arábia, logo, vieram de regiões diferentes. Eles não estavam juntos, mas, seguindo a Estrela, chegaram juntos.
A Estrela estava visível para todos, mas, somente esses 3 a seguiram e é sobre isso que gostaria de falar com vocês, pois me chamou muito a atenção essa questão.
A Estrela de Belém era visível por todos, mas, somente Melquior, Baltasar e Gaspar que a seguiram. Hoje essa mesma Estrela, Jesus, brilha, e brilha muito, mas, estamos seguindo ela? Buscamos encontrá-la? Uma vez encontrando Jesus, ajoelhamo-nos diante Dele? Entregamos a ele nossas riquezas?
Levanto essas questões para nos questionarmos e nos abrirmos a sempre buscarmos a Estrela de Belém. Assim, saberemos sempre onde encontrar o Senhor, quando tivermos distantes Dele. Lá é nossa casa, lá encontramos refúgio, lá nos sentimos cuidados.
Que tal seguirmos essa Estrela?

Junior Alves

Cantor, compositor, músico e palestrante