Falar de Deus

Falar de Deus“O Apóstolo não se contenta em proclamar por palavras, mas envolve toda a própria existência na grande obra da fé. Para falar de Deus, é necessário dar-lhe espaço, confiantes de que é Ele que age na nossa fraqueza: dar-lhe espaço sem medo, com simplicidade e alegria, na convicção profunda de que quanto mais colocamos no centro Ele e não nós, mais a nossa comunicação será frutífera.” Foram essas as palavras do nosso querido Papa Bento XVI no mês passado, celebrando a Santa Missa. Realmente falar somente, é somente falar, mas, “envolver a vida na proclamação”, é externa com muito mais veracidade a Verdade do Senhor, o querer de Deus. Envolve muito mais sentidos que somente a audição, facilitando o entendimento de quem recebe a informação. Traz mais para fora o “ser semelhante” de um filho para com o Pai.

Evangelizar, falar de Deus, é, como colocado pelo Santo Padre, “colocar mais Deus no centro e não nós”. Fazendo isso, diz o Papa, a nossa comunicação será frutífera, o nosso evangelizar será mais frutífero. No momento que São Paulo externa que “não sou mais eu quem vive, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20), ele externa exatamente esse entendimento de que uma vez que deseja evangelizar, isso realmente gerará fruto no momento que eu sair de cena, deixando Deus entrar, assumindo o papel principal.

Nesse sentido acima, o Papa finaliza pedindo que sejamos “anunciadores de Cristo e não de nós mesmos.” Colocar Deus no centro é isso. Se só nos vemos e nos colocamos em 1º lugar, mais falaremos de nós mesmos, pois o foco está em nós. No momento que focamos em Deus, nosso anúncio será mais nesse em quem focamos. Imagine uma foto: quando vamos tirar uma foto, nós precisamos FOCAR na imagem que queremos tirar, vendo se o zoom está bom, se está centralizada, se a luz está boa, se o fundo está bom e outras coisas mais, mas tudo em função da imagem que você deseja tirar a foto. Sua preocupação não está em você, mas na imagem. Você até deita no chão ou fica de lado, de cabeça pra baixo para tirar a melhor foto, pois o FOCO está na imagem.

Qual seu foco? Onde está o seu olhar? É importante se questionar sobre isso para, assim, saber como será o seu falar de Deus.

Encontro com você na Eucaristia!

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro