Estava analisando a palavra refletir que é homógrafa(mesma grafia) e homófona(mesmo som) de refletir. Refletir pode ser referente ao pensamento (Estou refletindo sobre minhas atitudes) ou refletir de reflexo. Buscando as origens etimológicas, ambas vêm de reflectere, que significa entortar, curvar, arquear (http://www.myetymology.com/latin/reflexus.html).
Fiquei me questionando e realmente tem uma relação muito grande. Quando você reflete sobre um assunto, por exemplo, alguma divergência que você tem com outra pessoa, você tenta entender os motivos que os levaram a ter aquela divergência, tenta entender o outro lado, tenta ver outras posições possíveis sobre o assunto. Você analisa várias possibilidades para se chegar no parecer final. Algumas vezes você vê que você está errado, outras não, mas a questão não é saber se você está certo ou não. A questão é que você se DOBRA, se abre a outras realidades. É até uma gíria. Quando você fala, por exemplo, VOCÊ SE DOBROU, significa dizer que você foi convencido, isto é, baseado no que falaram, você refletiu (DOBROU) e viu que existem outras possibilidades.
E com relação a refletir de reflexo? A mesma coisa ocorre, pois reflexo nada mais é do que mostrar de volta uma imagem. Daí sermos a imagem e semelhança de Deus, isto é, quando Deus olha para nós, vê em nós sua imagem.
Interessante saber que muitas vezes… muitas vezes mesmo, não conseguimos nos ver como imagem e semelhança de Deus. É como se nos víssemos numa imagem distorcida, muitas vezes totalmente diferente de Deus. Mas Deus nesse mesmo momento nos olha e se vê em nós. Consegue ver seu reflexo em nós. E por que isso ocorre?
Porque não estamos nos DOBRANDO ao Senhor. Não estamos sendo espelho de Deus. Nós é que temos que refletir e não Deus. Nós é quem temos que nos dobrar e não Deus.
Até interessante saber que muitos locais Sagrados em Israel, quando se entra, você precisa se curvar para entrar, pois totalmente ereto não consegue andar. Você é obrigado a se dobrar naquele lugar Sagrado para reconhecer a superioridade de Deus. Quando nos curvamos reconhecemos nossas limitações, nossas misérias e nos vemos como pessoas TOTALMENTE necessitadas de Deus.
Reflita(DOBRE-SE) e reflita(MOSTRE DE VOLTA) Deus. Reconheça-se necessitado de Deus. Só assim as coisas se tornarão mais claras e entendíveis. Não tente assumir as rédeas e tentar controlar tudo: suas dores, seus problemas, sua vida financeira e outras coisas mais. Deixe Deus assumir as rédeas e seja como uma pena que é guiada pelo vento para lá ou para cá. Assim saberás que cada passo seu será guiado por Deus.
Tamujunto!!
Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro