O que é Entusiasmo?

Entusiasmo

Descobri o seguinte sobre a palavra ENTUSIASMO no site http://www.answers.com/topic/enthusiasm: vem do latim enthusiasmus, do grego enthousiasmos, de enthousiazein, que significa SER INSPIRADO POR DEUS ou em outra tradução “TRAZER DEUS DENTRO DE SI”.
Isso realmente é interessante. No Babylon vai mais além, diz que é ARREBATAMENTO. Lembrei-me dos momentos quando saio dos retiros. Saio totalmente entusiasmado para evangelizar. Não ocorre isso com você? Interessante, não é? Parece mesmo que saimos transbordando Deus. Parece que vamos ser ARREBATADOS, não é mesmo? Chegamos quase a tocar no céu.
O que quero falar a vocês hoje é que Deus deseja isso para cada um de nós TODOS OS DIAS. Cada dia Deus deseja que vivamos entusiasmados, arrebatados, sendo inspirados por Ele ou ainda trazendo Ele dentro de nós. Deus quer que vivamos assim todos os dias. Sabe quem entendeu isso e pôde falar de sua experiência? Paulo, quando diz: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2,20). Paulo entendeu o que é viver entusiasmado. Parecia que a qualquer momento ele seria arrebatado mesmo, vivia intensamente o céu aqui na terra. Não tinha medo de morrer, como ele mesmo disse “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1,21). Não conseguia se imaginar sem Cristo.
Mas tudo isso ocorreu com Paulo, pois ele caiu do cavalo e ficou cego. Ele teve que se desapegar do passado caindo do cavalo e aprender a ver tudo de novo. Jesus ensinou Paulo a ver novamente. Ver tudo de forma diferente: com os olhos do Amor. Ele virou um entusiasta. Vivia dia após dia a experiência de ser inspirado por Deus. Deus ditava tudo na vida de Paulo: para onde ir, o que comer, com quem falar, quem curar… Tudo na vida de Paulo era direcionado por Deus, pois Ele estava dentro de Paulo.
Às vezes a caída do cavalo é rápida, como a de Paulo, mas às vezes você vai caindo devagarinho, tentando se segurar no cavalo, não desejando ficar cego, não querendo passar pela experiência que Paulo passou. Deve ter sido muito difícil para Paulo ficar cego, principalmente espiritualmente. Mas, se quiser ser um entusiasta, ter entusiasmo todos os dias, precisa cair do cavalo. Confesso que tenho me cansado de segurar no cavalo e estou me soltando do cavalo. Tenho aprendido, a duras penas, que é melhor sofrer a cegueira por um tempo, mas depois ver de forma diferente, com os olhos de Deus. Entusiasmado. Não tem sido fácil, mas Deus é MARAVILHOSO.
Quer ter ENTUSIASMO? Caia logo do cavalo, meu irmão.

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro