Pecado x Vício

Vício x Pecado

Quantas vezes você pediu a cura de Deus numa determinada área de sua vida? Quantas vezes você saiu do retiro sabendo que Deus lhe tinha curado, mas você voltou a pecar novamente? Será que Ele não curou? Curou mais ou menos? Tenho-me feito alguns questionamentos sobre esse assunto e buscado em Deus as respostas. Deus quando cura, realmente cura. Não tem meio termo para Deus. O que acontece é que o pecado deixa vícios em nós. Isso mesmo, você se acostuma a pecar e isso gera costume, sua cultura muda e aquele pecado se torna normal a você, comum a você. Para o dicionário Babylon CULTURA é “Refinamento de hábitos, modos ou gostos”. É isso que ocorre, seus hábitos vão-se refinando, seus gostos pelo pecado vão sendo refinados. Daí, muitas vezes você se confessa e se compromete a não cometer mais aquele pecado, você se mostra arrependido diante de Deus e do sacerdote, e muitas vezes você volta a cometer o mesmo pecado.
É por isso que Jesus diz à mulher que estava sendo apedrejada que não a condenava, perdoando seus pecados, mas, logo depois do perdão diz a ela “Vai e não tornes a pecar” (Jo 8,11). Ele a tinha curado, perdoado e liberto, porém, sabia que o vício do adultério poderia estar nela e que, mesmo perdoando-a, ela poderia voltar a pecar, não por tentação, mas por vício. Isso mesmo, muitas vezes já estamos curados daquele pecado: adultério, drogas, egoísmo, roubo e tantos outros pecados. Muitas vezes o Senhor já nos curou, porém, ainda existe em nós o vício. Dessa forma, quando lidamos com situações que nos fazem lembrar os momentos que caíamos no pecado, caímos novamente. Por isso o Senhor fala para a mulher “Vai e não tornes a pecar”. Exige dela uma postura vigilante, pois o vício do pecado, o gosto pelo pecado, poderia fazê-la pecar novamente.
Assim acontece também conosco. Muitas vezes o Senhor nos cura, nos perdoa  e, logo depois, nos diz “Vai e não tornes a pecar”. Ele sabe que podemos estar viciados no pecado e precisamos da ATITUDE DE VIGILÂNCIA para não cairmos mais no pecado, nesse vício.
Essa é a nossa luta constante: de lutar contra o vício que muitas vezes o pecado gera em nós, a mudança de cultura que ocorre em nossa vida devagarinho. E quando nos vemos, já estamos habituados com o pecado. Sabemos até que ele é errado, mas o vício nos consumiu.
Como todo vício, precisamos de um tratamento para ele e para isso existem os intercessores, as novenas que fazemos, a busca pela nossa Cura Interior, pois o pecado gerou em nós a dependência, o vício.
É, não é fácil, não é mesmo? O importante é sabermos que Deus está sempre disposto a nos perdoar e que cada um de nós precisa dessa Cura Interior, pois carregamos conosco uma história. História essa que começou com nossos pais, avós, bisavós, etc. Nós estamos dando continuidade nessa história.
Deus está disposto a te curar e você? Está disposto a ser curado por Deus?

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro