Sou dependente

Essa é a frase que precisa ser dita pelo dependente químico para que possa iniciar o tratamento contra as drogas. Se não houver o reconhecimento de ser um dependente químico e não tiver, por parte dele, o querer ser tratado, não tem como iniciar nenhum processo de tratamento do mesmo, a não ser rezando para que os 2 passos anteriores aconteçam antes dele vir a falecer, para que possa viver a experiência do SER LIVRE.
Interessante, não é mesmo? Poucos são os casos onde a pessoa, no 1º cigarro de maconha ou na 1ª carreira de concaína, se torna drogada. É preciso a constância na utilização da droga para gerar a dependência. É lógico que, para quem usa, deve gerar prazer o fumar maconha ou cheirar cocaína. Se o prazer fica por muito tempo ou não, é outra coisa, mas deve gerar prazer, deve ser bom para ela. Caso contrário, talvez não voltasse a se drogar.
Alguma semelhança com alguma coisa? Percebeu? Sim, com o pecado. Como nascemos com o pecado venial, vamos crescendo só gerando a dependência, pois, na maioria dos momentos, o pecado gera em nós a dependência, pois gera prazer. Com o passar do tempo, vamos nos acostumando com o pecado e, acostumando-nos com ele, vamos achando que estamos certos com ele e que não temos problemas, que estamos bem da forma que estamos e que não precisamos de ajuda. AÍ ESTÁ O GRANDE PROBLEMA DO PECADO. Pecador, sabemos que somos, a questão é saber que pecado tem nos assolado e nos levado a ficar cada vez mais longe de Deus. Geralmente são os pecados que estamos acostumados a viver. Daí vem a questão da DEPENDÊNCIA, não mais química, como as drogas, MAS ESPIRITUAL, pois, assim como as drogas escraviza e muda o rosto das pessoas, acabam com as pessoas, o pecado também vai fazendo o mesmo.
Dessa mesma forma, é preciso por parte do dependente espiritual os 2 passos anteriores:
1. O reconhecimento de ser um dependente daquele pecado
2. Que queira se tratar

Meus irmãos, hoje é o momento de se questionar e saber que pecados você têm cometido, que precisam do seu reconhecimento e o seu querer ser tratado. Assim como as drogas, talvez seu rosto esteja mudando por causa desse vício que está acabando com você.
É importante dizer que, assim como o dependente, dando os 2 passos anteriores, precisará de ajuda para largar as drogas, com o vício do pecado, também será da mesma forma.
Eu preciso de sua ajuda. Posso ajudá-lo também? DEUS TE QUER LIVRE
Deus os abençoe e nos encontramos na Eucaristia!

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro