figueiraLc 13, 6-9: “Disse-lhes também esta comparação: Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou. Disse ao viticultor: – Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno? Mas o viticultor respondeu: – Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo. Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás“.

Essa passagem está depois de passagens sobre final dos tempos e vigilância. Veja que tem contexto, pois Deus quer que pensemos sobre como estamos agindo diante do que vemos, ouvimos e sentimos. Quer que analisemos se estamos tendo uma atitude vigilante. Se temos ciência do local onde estamos…

Veja: o que você planta numa vinha? Uva… mas tinha uma figueira… e estava lá por 3 anos. Não é normal… Até porque quem planta sabe a diferença entre as árvores e do objetivo do local onde foi plantada, logo, ele sabia, mas deixou.

Pelo que lemos, ele deixou, pois esperava que desse FIGO, mas não deu: era infértil. E não deu por 3 anos! Ele deu oportunidade para a árvore dar figo.

O dono fala então ao agricultor pra cortá-la, mas esse diz pra investir mais na figueira… tratará mais e melhor da Figueira para ver se produzirá. Acreditou mais ainda, investiu mais ainda.

Não sabemos o final… não sabemos se deu ou dará certo. Sabe por que não sabemos do final? Porque é a sua história. Estamos no mundo, você está no mundo. Você é a figueira no meio da vinha. Se você está dando fruto, ótimo. Que maravilha! Está fazendo aquilo para o qual foi criado.
Se não está dando fruto, se é infértil, cabe a você decidir se produzirá ou não, pois Deus tem investido em você, preparado você, mas faz-se necessário que você se abra a dar frutos. Precisa assumir com Deus uma aliança pra que dê fruto.

Deus plantou você, figueira, na vinha(mundo) pra dar fruto! Você é diferente. Não é uva. Deus sabe disso, e soube disso quando plantou você, figueira, no meio da vinha. Mas só você pode dizer se está aberto a ser figo no meio da vinha, e ainda dar muitos figos, dar frutos, no meio da vinha!!!

Qual sua escolha?

Junior Alves / Auckland-Nova Zelândia

Cantor, compositor, músico e palestrante

Comments closed.