Mortificação

A mortificação no processo de Libertação - Parte 1

A necessidade da mortificação no processo de Libertação.

Quando aqui digo de processo de Libertação, estou falando do processo de libertação contra as forças demoníacas. Forças estas, que investem contra de nós de modo direto, através das nossas más inclinações, de nossas paixões desordenadas e das tentações;  mas também falo sobre o processo de libertação daquelas pessoas que estão vivendo algum tipo de distúrbio espiritual maligno, sejam obsessões diabólicas, opressões e até mesmo pessoas que vivem a triste realidade de possessões diabólicas.

Em todos estes processos de libertação, sabe-se que uma vida intensa de oração e uma vida sacramental se faz necessário para se conseguir resultados. Sem essas realidades vividas seriamente, nada vai se conseguir!
Dentro de todas as realidades que podem nos colocar numa dinâmica de oração, quero neste artigo destacar a força daquilo que chamamos de MORTIFICAÇÃO.
A mortificação tem sido um dos elementos que mais tenho visto como eficaz para o nosso processo de conversão e libertação. É por isso que a mortificação deve ser adotada não somente por pessoas que vivem algum distúrbio espiritual, mas por qualquer cristão que tenha o desejo de progredir em sua vida espiritual. Por isso, tudo o que escreverei servirá para todos!

MORTIFICAÇÃO

A mortificação, assim como a penitência (o que veremos em outro artigo), nos ajuda na expiação de nossas faltas passadas, porém, a real finalidade e eficácia da mortificação não diz sobre a realidade de nossas faltas passadas, mas sim, precaver-nos contra as faltas do presente e também do futuro; ajudando a diminuir o nosso amor pelo prazer desordenado, que é a fonte de nossos pecados.

AS ESCRITURAS

Nas Sagradas Escrituras, podemos identificar alguns TERMOS que a mesma faz referencia a realidade da mortificação:

1- A palavra RENÚNCIA: “Do mesmo modo, portanto, qualquer de vocês, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo”. (Lc 14, 33)
Apesar de não aparecer diretamente a palavra mortificação, é possível fazermos uma associação a mesma, como um tipo de desprendimento dos bens exteriores parta melhor seguirmos a Cristo. Inclusive, foi isso o que os apóstolos fizeram, “deixando tudo e seguindo a Jesus“. (Cf. Lc 5, 11)

2- Podemos também entender por meio da ABNEGAÇÃO ou AUTORRENÚNCIA: “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me“. (Lc 9, 23)

3-Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno“. (Cl 3, 5)
Se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, com as paixões e concupiscências…“(Gl 5, 24)
Esse tipo de mortificação é um tipo de ato que fere e atrofia as nossas más inclinações.

4- A mortificação também é um tipo de crucificação da carne com as suas concupiscências, quando a Palavra afirma:
Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências“. (Gl 5, 24)
Esse tipo de “crucificação”, se formos perseverantes, produzirá em nós um tipo de morte e sepultamento daquilo que é velho e não pertence ao homem novo. Assim sendo, “porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl3, 3), também podemos dizer que “fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo“. (Rm 6, 4)
Eis aqui também o sentido de mortificação.

É importante destacar que isso tudo não se fará sem um grande esforço de nossa parte! Não é um processo que se dá de forma natural. É um verdadeiro combate que enfrentamos e exigirá o mesmo esforço dos atletas que castigam o próprio corpo para reduzi-lo à servidão!
Portanto, neste início, já podemos entender que a mortificação compreende diversos elementos: desprendimento, renúncia, despojamento, a luta contra as más inclinações, um tipo de morte e crucificação das paixões e da carne com suas concupiscências.
Lutamos contra as nossas más inclinações para submete-las à vontade, e a vontade submeter-se à Deus!
A mortificação não se trata de uma virtude, mas ela é um conjunto de virtudes que nos auxilia para vencermos a nós mesmos com nossas tendencias decaídas, nos trazendo à ordem.

Assim sendo, a mortificação tem como finalidade a nossa união mais perfeita para com Deus, nos ajudando em nosso caminho de Perfeição e Salvação.

Temos aqui um breve resumo do entendimento e da importância da mortificação em nossas vidas para o nosso processo de conversão e união com Deus!
Mortificamo-nos para nos elevar, deixamos os bens materiais para possuir os espirituais, renunciamos a nós mesmos para possuir a Deus, lutamos para gozar da verdadeira paz; e morremos para viver a plenitude de vida que Cristo nos oferece!

Completarei todo o entendimento nos próximos artigos.

Boa luta e que Deus te abençoe!

– Me siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Pecados Capitais: A Luxúria

2. 150 razões porque abandonei o protestantismo e me tornei Católico

3. Deus ouve a Oração de uma pessoa em Pecado Mortal?

4.  Posso usar qualquer tipo de pão e vinho na Santa Missa?

Comments

comments