25 responses

  1. Alorino Rocha Cordova
    21 21America/Sao_Paulo março 21America/Sao_Paulo 2019

    Quem foi o homem, que tentou voltar ao Jardim do Éden antes de Cristo ?

    Responder

  2. Dionísio Costa
    10 10America/Sao_Paulo março 10America/Sao_Paulo 2019

    Se Deus nos disse: Que não cairia uma folha da árvore, sem o seu consentimento e, que Deus tbm saberia qual seria a primeira e a última palavra proférida pelo homem, e disse não importasse o tempo de vida! Então Deus sabia que Adão e Eva, cometeriam o tal pecado! Seria então Adão e a Eva, apenas instrumentos para a existência do tal “pecado”?

    Responder

  3. Sete Silva Gomes
    7 07America/Sao_Paulo março 07America/Sao_Paulo 2019

    Vocês são engraçados !

    Responder

  4. magna
    19 19America/Sao_Paulo julho 19America/Sao_Paulo 2018

    a paz amados nossa amei essa reflexão essa passagem realmente nos deixa muitos pontos curiosos mas a palavra de Deus ela viva é alimento para nossa alma então creio que não existe uma invenção ou um conto .

    Responder

  5. Daniella
    4 04America/Sao_Paulo julho 04America/Sao_Paulo 2017

    Concordo com o artigo, todavia também acredito que um dos maiores erros que Adão e Eva cometeram foi terem se escondido de Deus, e imediatamente colocado a culpa “no outro”. Deus tem misericórdia desde que nos mostremos arrependidos e assumamos nosso erro. Eva culpa a serpente que a enganou invés de assumir sua própria desobediência, enquanto Adão quando questionado culpa Deus e a mulher que lhe foi dado. Infelizmente erramos todos os dias por não ouvir a voz do mestre e erramos mais ainda quando nos escondemos de nossa responsabilidade.

    Responder

    • Miguel Arcanjo Peruna
      14 14America/Sao_Paulo outubro 14America/Sao_Paulo 2017

      O artigo do Danilo Gesualdo aliado ao comentário da Daniella não deixa qualquer dúvida sobre o que aconteceu no ” Jardim “. Ou queriam que Deus Criasse um marionete, um robô de carne e osso como pode ser feito hoje pelo homem ? um ser sem discernimento e liberdade de escolher ? Parabéns pelo artigo e pelo comentário acima citado.

      Responder

  6. Simeão Teodoro
    23 23America/Sao_Paulo junho 23America/Sao_Paulo 2017

    Muito bom o artigo, parabéns por mais esse conteúdo super relevante. grande abraço e sucesso sempre para você e sua família

    Responder

  7. Amanda Rainner
    23 23America/Sao_Paulo maio 23America/Sao_Paulo 2017

    Adorei o site, meus parabens!

    Responder

  8. menahem felthman
    10 10America/Sao_Paulo outubro 10America/Sao_Paulo 2016

    Parabéns pelo Artigo! Parabéns pela coragem de expor um assunto considerado “tabu” pelas Igrejas Cristãs e até pelas Sinagogas Israelitas! Mas A Origem do Mal e a sua disseminação é realmente contraditória! No Talmud Hebraico existe um Comentário: ” Se o Homem realmente conhecesse a sua Origem e o que ocorreu no Eden teria vergonha e horror de sí mesmo”. O Rabino Maimônides, O Rambam, teceu alguns poucos comentários sobre o assunto em pauta. Mas a grande Verdade sobre o que ocorreu no Eden realmente é algo que nos perturba e nos deixa cheio de dúvidas e, o pior, sem resposta. Como o Mal teve acesso ao Eden é o ponto primordial da questão. Parabéns pelo Artigo.

    Responder

  9. Ivo Gomes de Lima
    15 15America/Sao_Paulo julho 15America/Sao_Paulo 2016

    Nobres irmãos- O Senhor vos abençoe ricamente a todos.
    Encontrei este espaço pela primeira vez hoje à tarde.
    Fiquei emocionado com a exposição feita aqui: são tantos e tão diversos os pontos da Santa Escritura trazidos à nossa meditação e edificação cristã! Peço permissão de citar um.

    1- ” ‘ASSIM TAMBÉM ESTÁ ESCRITO’… o ‘PRIMEIRO HOMEM, ADÃO’, foi feito em alma vivente; o ‘ÚLTIMO ADÃO’ em espírito vivificante” (ICo 15.45)

    Pessoalmente, entendo este texto como se tratando do apóstolo (divinamente inspirado para a autoria da epístola) fazendo exegese na Escritura até então – incluindo o Gênesis – existente, e afirmando aos coríntios (e a toda a humanidade): o primeiro ser da espécie humana foi chamado por Deus de “Adão”, assim como, Aquele que foi feito ‘espírito vivificante’ foi chamado de “último Adão”. Entendo que seja o apóstolo São Paulo fazendo (enquanto inspirado pelo Espírito Santo para redação da epístola) exegese na Escritura e entendo que Paulo não estava equivocado aqui.

    Meu entendimento é de que Rm 5.12,16 reafirmam a historicidade do primeiro Adão, tanto quanto a do último Adão: ” …como por UM HOMEM entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a TODOS OS HOMENS… como por uma só ofensa veio o juízo sobre TODOS OS HOMENS para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre TODOS OS HOMENS para justificação de vida.” Assim, se o primeiro homem (Adão) fosse um mito, uma figura, qual seria a necessidade de o último Adão (Cristo) efetuar o sacrifício vicário e expiatório na cruz do calvário?

    Mas confesso que vossa exposição contém inúmeros outros pontos de, para a glória de Deus Pai, rica meditação. Fraternal abraço

    Responder

  10. Luciana
    19 19America/Sao_Paulo junho 19America/Sao_Paulo 2016

    Paz e bem, irmão! Para ajudar na meditação, faltou esclarecer Gn 3.1a “A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado” e o texto bíblico não fala se a serpente já estava no jardim ou de onde ela veio. Pode me ajudar com esta parte? Obrigada.

    Responder

  11. Thiago
    27 27America/Sao_Paulo maio 27America/Sao_Paulo 2016

    Ola meu querido ótimo texto mais no meu entendimento adão e Eva sao exemplos pq?
    Eles estavam acostumados a ouvir a voz de Deus só q deram ouvidos a serpente q só Eva q se deixou levar pelas as palavras dela.
    Isso se repete e muito no nosso dia a dia meu irmão: As pessoas conhecem a voz do seu criador Eva escuta a voz desconhecida da ouvidos isso simboliza as os homens maus que falam coisas ruins e as pessoas q conhecem a verdade se deixam levar se contaminam
    Com o pecado q são indizidas a praticar Eva como mulher de adão vamos botar ela com um amigo de adão ela acaba também influenciando adão ao erro e como uma maça podre perto da outra o inimigo não está brincando ser diabo não vamos vigiar e orar meus irmaos amem :-)

    Responder

    • Daniella Cardozo
      4 04America/Sao_Paulo julho 04America/Sao_Paulo 2017

      Acredito que assim como Eva foi influenciada pela a serpente, Adão foi influenciado por Eva. É muito fácil culpar Eva pelo erro de Adão, mas Deus em sua infinita sabedoria nos julga individualmente e assim como Eva teve o livre arbitro de dizer não à serpente, Adão deveria ter dito não à Eva invés de culpar a Deus pelo seu erro “Foi a mulher que tu me destes…”

      Responder

  12. Karol Avilla
    6 06America/Sao_Paulo maio 06America/Sao_Paulo 2016

    Ajudou muito. Obrigada

    Responder

  13. Cintia Lima
    5 05America/Sao_Paulo maio 05America/Sao_Paulo 2016

    simplesmente magnifico seu artigo, adoreiiiiiii

    Responder

  14. Carlos Henrique Martins
    4 04America/Sao_Paulo maio 04America/Sao_Paulo 2016

    Salve Salve, ótimo artigo parabéns

    Responder

  15. Natan Felix
    4 04America/Sao_Paulo maio 04America/Sao_Paulo 2016

    Legal, paranbens

    Responder

  16. André Lima
    4 04America/Sao_Paulo maio 04America/Sao_Paulo 2016

    ótimo artigo, muito bem escrito. Muito sucesso para você

    Responder

  17. Alan Vargas
    3 03America/Sao_Paulo maio 03America/Sao_Paulo 2016

    Muito bom o artigo, parabéns por mais esse conteúdo super relevante. grande abraço e sucesso sempre

    Responder

  18. Renato Pacca
    3 03America/Sao_Paulo novembro 03America/Sao_Paulo 2015

    Penso que a alegoria da passagem do Gênesis aqui proposta para meditação pelo sacerdote é menos importante no seu hipotético contexto histórico do que para a pedagogia que nos interessa para nos levar à reflexão sobre nosso estado de presença em Deus, com Deus e por Deus.

    Brilhante é a associação de circunstâncias vividas pelo primeiro casal e a minha, a sua e a de muitos de nossos irmãos, muitas vezes consagrados. De fato, me assusta a pergunta: ele ou ela não perceberam que era a serpente e aquilo que lhes dizia? Hoje onde está a serpente? Qual é a sua fala? Seu propósito?

    Guardados pelo escudo da fé, estejamos vigilantes para discernir sobre a serpente e sua mensagem. Que Deus nos proteja e permita não cairmos na tentação.

    Responder

  19. Flávio
    19 19America/Sao_Paulo junho 19America/Sao_Paulo 2015

    A paz do Senhor e o amor de Maria esteja com você e como todos ….
    Francisco.. você tem que entender que esta história de Adão e Eva é algo que não ocorreu daquela maneira. Nós acreditamos e eu tenho fé que Deus criou tudo. Desde o planeta Terra ao Universo. Mas a história de Adão e Eva é algo somente ilustrativo, não importa se foi uma cobra, serpente, cachorro, etc… que fez Eva pecar… o que importa, é que ocorreu o pecado naquele momento. E tem outra, será que Adão estava lá escrevendo cada detalhe de tudo que estava ocorrendo, ao lado de Deus? É claro que não… Lembre-se.. eu não estou afirmando que a criação não existiu.. O que estou falando que não foi desta maneira que tudo ocorreu. Com certeza a pessoas que escreveu este texto bíblico teve a inspiração do Espirito Santo para escrever tudo, mas não tem como garantir que foi tudo idêntico o que aconteceu naquele momento. Entedeu?
    Tudo isto que eu estou falando posso estar errado e se tiver alguém por favor me corrija pois acho interessante entender opiniões de outras pessoas. Mas este é o meu ponto de vista.

    Graças e a paz de Jesus para todos,

    Vamos todos na fé.

    Responder

  20. moraes
    11 11America/Sao_Paulo abril 11America/Sao_Paulo 2015

    Apaz do senhor o que ele quis dizer e que todos nós erramos e quase tudo o que Deus tem lhe confiado vc tem fracassado por ex.vc prega vc canta vc faz o ide de jesus se vc faz tudo o qie Deus lhe ordena Amém. ai vc.vende tudo o que tem e só seguir a jesus porque antes ou depois do edem se nós não reconhecemos a nossa falha ai vai ficar difícil porque apontar os erros dos outros e facil difícil é ser ele não importa o que falam ou acham o mais importante é que Deus é contigo.

    Responder

  21. milton
    17 17America/Sao_Paulo março 17America/Sao_Paulo 2014

    A paz de Cristo esteja com todos nos irmaos . Oi irmao Francisco , o adao e a Eva nao foram as primeirais criancoe humanas de Deus na terra . Depois de Deus ter Criado o Mundo ,criou os seres viventes pelo ultimo : Gen 1:27 Criou Deus o homem à sua imagem,
    à imagem de Deus o criou;
    homem e mulher os criou. Isso foi antes da Historia de Jardim e Do adao e Eva . no mundo nao eram so’ 4 pessoas . ja existia a humanidade muito antes do Adao e a Eva .

    Responder

  22. Paulo Duarte
    25 25America/Sao_Paulo setembro 25America/Sao_Paulo 2013

    Caros amigos, primeiramente que a Paz de Cristo sede sobre vossas vidas…
    Vamos esclarecer alguns pequenos fatos a respeito da breve preleção escrita por nosso irmão em Cristo Danilo.
    Deus se mostrou intimo de Adão e Eva porque ia todos os dias ter um bate papo com eles. Talvez perguntar suas necessidades, embora o Jardim já tivesse tudo. (Lembre-se nem sempre estamos satisfeitos com o que temos, querendo sempre mais).
    Mas enfim, não estamos ministrando sobre o querer humano e sim sobre a INTIMIDADE do homem para com Deus e suas responsabilidades. Deus não era só intimo, porem se mostrava intimo de Adão primeiramente por que quando houve o entendimento Deus vai ter um particular com Adão para saber o que aconteceu e porque aconteceu!

    2- Caro Francisco a Biblia nos fala que satanás/ lucifer que denomina-se o mesmo que ele é um anjo decaido, que foi expulso pelo próprio Deus do Céu, mas não deixou de ter acesso a Deus. exemplo disto é que quando os anjos se apresentam a Deus para falar da pessoa maravilhosa que tem sido Jó, o inimigo de nossas almas tambem se apresenta.
    Segundo relato que quero esclarecer, Deus fez Adão como primeiro homem, relatado na Biblia, mas tudo vem indicar e pelos olhos da fé eu posso entender que Deus fez outros homens e os colocou fora do Jardim. Ir. Francisco quero só corrigir o amado em uma pequena coisa, não foi Abel que matou Caim. Foi Caim que matou Abel. Logo o sinal estava em Caim.

    3- Algumas pessoas partem deste principio de que Adao e Eva seria a forma de maneira mais facil de explicar a Criação do mundo, porem não encontrei base para este fundamento.

    Responder

  23. francisco
    19 19America/Sao_Paulo dezembro 19America/Sao_Paulo 2012

    Ola a paz de Jesus meu nome é francisco e tenho o certa dificuldade sobre a história de Eva e Adão, porque ao meu ponto de vista (posso esta errado) os fatos não se bate por exemplo o que a serpente (satanas ou lucifer) estava fazendo ali no paraiso pois na biblia não conta que ele foi expulso do céu logo nesse 7 dias que foi criado o mundo pelo meu entender ele foi expulso bem depois disso quando a terra ja erra bem povoada .
    a tbm os filho de Eva e Adão ,Caim e Abem ,Deus diz quem matar abel sera vingado oras quem poderia vigar era só os pais dele pois ela eram só 4 na terra e quem é a mulher que Caim c casou de onde ela veio era sua irmã e as outras mais pessoas de onde veio.
    Certa vez ouvi de um padre que a historia de Eva e Adão era só uma maneira de contar como foi criando o mundo e como surgiu o pecado e que é só uma historia nada aconteceu e hoje fico sem entender

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back to top
mobile desktop