Será que como cristão posso tomar Florais de Bach?
A minha resposta será bem clara e direta: NÃO!
Mas é claro que você como um bom cristão não quer somente um NÃO como resposta, mas também o porquê deste NÃO!
Os Florais de Bach são nada mais que essências de plantas e florais, e se utilizam em torno de 38 essências diferentes! Tudo isso foi criado por um médico inglês chamado Edward Bach lá pela década de 30, e daí se deriva o nome de Florais de BACH.`
Este médico em suas pesquisas identificou alguns estados da mente das pessoas na qual ele consultava, chegou ao numero de 38 diferentes estados de mente, e associou aos 38 tipos de essências de plantas e florias. Este médico acreditou que por algum motivo tais plantas e florais conseguiam aliviar e modificar estes estados de mentes, e seus estados de espíritio.
Com isso este médico Edward Bach, criou os Florais de Bach no intuito de melhorar o estado emocional e também espiritual.
Então na verdade o que para nós cristãos ele fez foi dar à uma planta, à um liquido a força que de fato ele não tem. O que Edward Bach fez foi tirar o foco das pessoas DAQUELE que é o ÚNICO que pode nos livrar realmente de muitas de nossas tristezas, ansiedades, depressão…(E é claro que existem situações que é necessario a medicina, jamais a descartamos.)
Sabemos que existem tratamentos com produtos naturais, e quanto a isso não duvidamos e nem criticamos uma vez que foram de fato reconhecidos pela medicina ou que seja algo mais simples como um chá que nossa vó receitou, coisas da tradição ou algo do tipo. Mas agora associar um tipo de enfermidade, por exemplo: Medo, incerteza, solidão, desespero, preocupações, e ai eu poderia escrever uma lista enorme do que os seguidores de Edward Bach descrevem como sintomas, pegar esta lista e associa – los a um tipo de floral na qual irá fazer você melhorar ou ser curado, aí já é um pouco absurdo.
E ainda existe uma linha que já adotou os Florais de Bach para o lado espiritual, fazendo uma grande mistura com o Esoterismo.
E por que então eu desencorajo que os cristãos não tomem?
Primeiro porque não existe uma prova da medicina que nos afirma isso.
Depois porque não existe “misturas mágicas” que curam e que libertam as pessoas.
E ainda por cima, uma vez que as pessoas são levadas a tomar estes tipos de coisas, deixam de colocar Deus como o CENTRO de suas vidas, e começam a se tornar cada vez mais dependentes destes tipos de substâncias. Quando algo começar ir mal, elas já não mais irão rezar, mas irão tomar um Floral de Bach. Quando se sentirem triste, angustiadas, sozinhas, não irão mais buscar a Deus, pois os Florais de Bach irão ajuda – la a sair desta situação. Quando sentirem pesadas pelos fardos do pecado, de situações espirituais, não mais recorrerão a igreja, a um sacerdote, a celebração da Santa Eucaristia, mas irão escolher qual o Floral que se adequar melhor a sua realidade e toma – lô.
Por isso estes tipos de produtos ESOTÉRICOS nos tiram do caminho de Deus, nos fazem entrar por um caminho de SUPERSTIÇÃO. Que é o caminho que afeta o culto que precisamos prestar ao verdadeiro Deus, pois estamos atribuindo uma eficácia exclusivamente a materialidade.
Não tenho duvidas que este é um caminhos perigoso para o nosso relacionamento com Deus, um caminho perigoso para o nosso ser cristão.
Não tenham medo portanto de cortar de suas vidas estes tipos de coisas, e colocarem como CENTRO de TUDO, Deus!
Deus abençoe você!
Leia também:
1. Pergunte e Responderemos – Site de perguntas e respostas sobre Cura, Libertação, Exorcismos e etc…
2. Será que devo consultar o Horóscopo hoje?
3. Você está onde Deus quer que você esteja?
Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista. Para contato me envie um e-mail: livresdetodomal@cancaonova.comSaiba mais sobre: Danilo Gesualdo ou siga – o no Twitter (danilogesualdo) |