Pecados Capitais - Ira

Chegamos com mais um texto desta serie que estamos falando, hoje é sobre o último pecado relacionado com a concupiscência da Soberba. Como já mencionamos anteriormente este escrito é todo ele baseado no livro de Ascética e Mística de Adolphe Tanquerey, caso ainda não tenha lida os textos anteriores, fica a minha sugestão para que você entenda a sequência que estamos trabalhando.

Vamos lá o que é a IRA:

A IRA é uma aberração daquele sentimento instintivo que nos leva a defender-nos, quando somos atacados, repelindo a força com a força. Este é o conceito de Adolphe Tanquerey, para darmos passos e verificarmos e se somos assolado ou estamos sob o domínio deste pecado, precisamos conhecer sobre sua natureza, a malícia que ele porta e qual o remédio para que seja curado este pecado em nosso coração.

1- Natureza: A IRA, traz em sua natureza duas dimensões a 1ª que é a ira considerada como paixão e a 2ª a ira considerada como sentimento.
Na Primeira parte da paixão, ela é uma necessidade violenta de reação determinada por um sofrimento ou contrariedade física ou moral. Sente-se impulso de descarregar a cólera sobre pessoas animais ou coisas. Esta faceta da ira ela tem outras duas filhas que agem em nosso interior que é a cólera rubra e a cólera branca.

A cólera rubra é aquela onde me deixo levar pelos impulsos, o sangue já sobe, a veia do pescoço já altera, já tento resolver as situações de maneira desagradável impulsiva, já a cólera branca é quando vou vivendo tudo de forma interior mesmo assim minha aparência mostra o descontentamento com a situação, por mais que fique em silêncio, este silêncio exterior causa um conflito interior muito grande que vou acabar descontando em agressividade ás vezes entra a minha própria pessoa.
Vamos agora para o segundo tipo de ira que é conhecida como sentimento: é um desejo ardente de impelir e castigar um agressor, aqui já surge outras duas filhas, a cólera legítima e a cólera que é vício capital.

A cólera legítima é aquela que é conduzida por três balizadores: 1º Justa no seu objeto, 2º moderada no seu exercício e 3º caritativa na sua intenção, quem mais traz nato em si este tipo de cólera são os pais e superiores, as autoridades civis também precisam ser pautado nestes três balizadores. A cólera como vício capital é um desejo violento e imoderado de castigar o próximo, ela é acompanhada de ódio, vingança e isto dura por muito tempo quando não é tratada.
A Malícia da ira, quando é um movimento transitório de paixão ela é pecado venial, mas quando ela chega ao rancor, ódio e é voluntaria em nosso interior a sua natureza é de pecado mortal, porque ela viola diretamente e gravemente a CARIDADE, e por vezes a justiça, os efeitos da cólera são as vezes terríveis, pois gera no meio familiar e trabalho muitas consequências como inimizade e até mesmo assassinatos. São Gregório Magno cita a ira como grande obstáculo ao progresso espiritual.

 

Foto by kues

Por isso precisamos ir ao remédio contra a ira. Este remédio deve combater a paixão da cólera e o sentimento do ódio.
1º Remédio: É procurar ajuda na medicina, evitar bebidas excitantes, fazer atividade física.

2º Remédio ditos morais: são de grande valia, refletir antes de qualquer ato que for realizar, não negociar com a ira, mudar o foco o pensamento, aqui está o principal invocar o auxilio de Deus, ler a vida dos Santos. E o último remédio é meditar o Amor, a caridade que Deus tem para com cada um de nós, aqui sugiro a meditação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus te Abençoe e te faça adentrar e ser curado pelo amor de Deus.

Uanderson Viana
Missionário da Comunidade Canção Nova.

Referencia Bibliográficas: Compendio de Teologia Ascetica e Mistica – Adolphe Tanquerey

Leia os artigos anteriores:
Pecado da Inveja

Pecado Capitais – Orgulho


Missão da Canção Nova em Paulínia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários