A gula pode estar te escravizando
Olá meu irmãos (a), continuamos nossa caminhada no conhecimento do que é, e quem são os pecados capitais, a primeira parte falamos das tendências da concupiscência da soberba, hoje entraremos nos outros três pecados relacionados a concupiscência da carne que é a gula, luxúria e preguiça.
No texto de hoje falaremos sobre a Gula, como já falamos nosso livro base de inspiração é o Compêndio de Teologia, Ascética e Mística de Adolphe Tanquerey.
Bom como definição da Gula o autor diz: A gula não é senão o abuso do prazer legitimo que Deus quis que acompanhasse o comer e o beber, que nos é tão necessário, aqui já percebemos como o demônio é fugaz ao nos tentar, esta rapidez de satanás é porque ele pega aquilo que é bom, prazeroso e necessário ao homem e tenta o próprio homem a usar de forma desordenada, na sua natureza a gula é esse amor desordenado dos prazeres da mesa, da bebida ou da comida, e porque é desordenado, ora este prazer do alimento ele é considerado para o guloso como o fim de todas as coisas e não o meio que me leva a glorificar a Deus.
No livro no nº(865), o autor traz quatro pontos que os teólogos trazem como importante pra saber se estamos caindo neste pecado, eis que trarei estes pontos a seguir:
1º Praepropere: Isto é, comer antes de sentir necessidade, fora das horas marcadas para as refeições, e isto sem motivo legítimo, só para satisfazer a gula.
2ºLaute et Studiose: Buscar iguarias esquisitas ou preparado com demasiado apuro, para gozar delas mais; é o pecado dos gulosos ou gastrônomos.
3º Nimis: É ultrapassar os limites do apetite ou da necessidade, enfartar-se de comida ou bebida, com risco de arruinar a saúde; é evidente que só o prazer desordenado pode explicar este excesso, que no mundo se chama glutonaria.
4º Ardenter: Comer com avidez, com sofreguidão, como fazem certos animais e esta maneira de proceder é considerada no mundo como grosseira.
Imagino que você está se perguntando, mas para que conhecer todos estes pontos acima, meu querido irmão(a), aqui trago todas estas informações, para que a gula não venha a escravizar sua alma, pois a gula quer escravizar a alma ao corpo, materializar o homem, enfraquecer a sua vida intelectual e moral, tornando assim você uma pessoa de vontade fraca.
Leia os artigos anteriores:
Pecado da Inveja
Pecado Capitais – Orgulho
Pecado Capital – Ira
Como tratar tudo isso para sermos homens e mulheres livres? com uma boa vida de oração, depois conhecendo ainda mais sobre estes pecados.
1º Se este pecado diz respeito a um prazer desordenado no comer e beber, preciso saber que este prazer é bom, porém não é o fim ultimo da minha vida e sim um meio que me leva a Deus, isto é não viver prazer de form desordenada com isto passo a tomar as refeições com moderação, aqui lembro um fato da vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, que a mesma sempre saia da mesa com um pouco de fome, ou seja não se fartava, não comia por comer.
2º Outro ponto muito importante é aprender a fazer pequenas mortificações, tem na mesa algo que você gosta muito?, de vez em quando faz bem deixar de comer este algo por amor a Deus, isto é um sacrifício muito meritorío aos olhos de Deus.
Meu irmão(a), teria tantos outros pontos a escrever neste artigo, mas penso que por ora basta, que você possa refletir e com a luz do Ressuscitado trabalhar no seu interior estas realidade de pecado.
Referencia Bibliográficas: Compendio de Teologia Ascetica e Mistica – Adolphe Tanquerey
Uanderson Viana
Missionário da comunidade Canção Nova.