Pecados Capitais Luxúria

Meus queridos irmãos(a), chegamos a um ponto muito importante na vivência da santidade, para sermos santos precisamos conhecer e lutar com a graça de Deus, contra o pecado da luxúria que faz parte da concupiscência da carne, como temos escrito nesta série dos pecados capitais, hoje falaremos da luxúria, este escrito é todo baseado no livro de Ascétia e Mística de Adolphe Tanquerey.

Vamos lá o que é luxúria: Luxúria é a tendência desordenada de experimentar o prazer fora do matrimônio legítimo. É tão sério este pecado que ele nos leva a infringir em 2 dos 10 mandamentos, que é o 6º mandamento e o 9º mandamento, depois do orgulho esse pecado da impureza é o maior obstáculo ao progresso da vida espiritual.
Por-isso meus irmãos(a), ele é gravíssimo, e quem quiser evita-lo tem que combater pensamentos e imaginações perigosas.

LUXÚRIA | PECADO CAPITAL - ED RENÉ KIVITZ - YouTube

By imagens google/you Tube

O Pecado da impureza que é a luxúria ele traz em si aspectos horríveis, hábitos tirânicos como:
Paralisa todo o ardor pela perfeição, mata o gosto da oração, o desejo de qualquer virtude, a pessoa não pensa coisas nobres, a alma é invadida pelo egoísmo, a vontade torna-se escrava do corpo, da volúpia, estas pessoas deixam de ser inteligente, porque a vida desceu da cabeça para os sentidos. Aqui não há outro remédio, ensinar a estas almas sobretudo os jovens, a fugir das ocasiões, a viver a mortificação e a oração.

Meus queridos é tão importante vencer a impureza que Santo Efrem vai dizer: “Que a alma pura vive no espirito, ou seja vive na graça, na alegria, na intimidade com Deus”, enfim é uma pessoa livre. Outro ponto é conhecer as nossas fraquezas, e se reconhecendo fraco, fugir de conversas levianas, de filmes e etc.

O Congresso internacional de Bruxelas no ano de 1890 diz: É necessário sobretudo ensinar a juventude masculina que a castidade e a continência não somente não são nocivas, mas ainda, que estas virtudes são recomendáveis sob o aspecto puramente médico e higiênico. Pode-se acrescentar que não se conhece doença alguma que provenha da continência, ao passo que são inumeráveis as que tem origem na luxúria.

Sobre a sensualidade olha o que diz São Francisco de Sales: “Se não é possível evitar as doenças, é necessário ao menos que seja acompanhados de modéstia, dignidade e reta intenção; e, para que estas perigosas recreações não despertem mais afetos, é bom pensar que, enquanto vai correndo o baile, estão muitas almas ardendo no inferno pelos pecados cometidos na dança ou por causa das danças”. Quanto mais isso é sério e perigoso em nossos dias, portanto com o pecado não se negocia, simplesmente abandona-o.

Para encerramos eu desejo que você reflita e estude mais sobe este pecado, pois com a Graça de Deus, oração, sacramentos e com uma vontade firme você triunfará sobre toda a impureza em sua vida.

Referência Bibliográficas: Compendio de Teologia Ascetica e Mistica – Adolphe Tanquerey

Uanderson Viana
Missionário da Comunidade Canção Nova

Leia os artigos anteriores:

Pecado da Gula
Pecado da Inveja 
Pecado Capitais – Orgulho
Pecado Capital – Ira


Missão da Canção Nova em Paulínia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários