Deixa tuas redes

Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus e dizia: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitencia e crede no Evangelho.” Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens.” Eles no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no. Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo. Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram.” (Marcos 1.14-20)

cancaonova

O evangelista fez questão de colocar nesse texto algo que sempre me chamou a atenção. Perceba que ele poderia ter apenas dito que Simão, André e Tiago haviam seguido Jesus depois que Ele os chamou, mas não, ele quis mostrar mais da vida daqueles que seriam então, apóstolos de Jesus.
O Evangelho vai relatar que Simão e André, eram pescadores e que naquele momento estavam a pescar. E em seguida fala também de Tiago e João, que estavam consertando suas redes (logo, também eram pescadores) e que estavam junto de seu pai. Fatos que talvez passem insignificantes aos nossos olhares quando lemos essa passagem, mas que diante de um chamado de Deus faz toda a diferença. Aqueles homens tinham um vida feliz, eram bem sucedidos naquilo que eles faziam. Não vemos o Evangelho dizer que eles eram tristes por serem pescadores e por isso Jesus os chamou. O texto vai até dizer que na barca do pai de Tiago e João haviam empregados, e isso naquela época significava que eles tinham uma condição financeira de vida estável, pois não era qualquer barca que havia empregados trabalhando.

cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

Aquele era um dia normal. Imagine você no seu trabalho, na sua casa, com seus amigos e de repente, Jesus passa e te chama. Qual seria sua reação? Aqueles homens, vai dizer o Evangelho, que logo, no mesmo instante, na mesma hora ouviram a voz do Mestre, e não tiveram dúvidas: Deixaram tudo e seguiram-no. Jesus não precisou explicar como seria, como se daria, o que eles passariam (e que não foi pouca coisa não), apenas disse: “Vos farei pescadores de homens!” Nós nos preocupamos muito, queremos ter o controle de tudo. Queremos saber do amanhã hoje, queremos ter segurança total nas nossas escolhas. Queremos ser donos de nós mesmos e esquecemos que Aquele que nos criou a Sua imagem e semelhança, é o mesmo que nos chama, e é também o mesmo que prepara tudo para que sejamos felizes.

cancaonova

Talvez você que esteja lendo esse texto agora, Jesus já te chamou! (…) (…) Essas reticências entre parênteses não foi um erro de digitação, na verdade, esse espaço é a resposta que você ainda não deu ao chamado que Jesus te fez. Eu não sei o que te prende, o que te acorrenta, quais são os “motivos” que te impedem de deixar as redes da sua vida e seguir a Jesus. Eu só tenho uma certeza: Ele te chama, e você só será plenamente feliz realizando a vocação que o Senhor escolheu para você. E se você que ainda não ouviu a voz de Jesus, eu preciso te dizer: Há um lugar pra você que Jesus separou! Talvez seja no Carmelo, na Toca de Assis, no seminário diocesano, na paroquia, ou Comunidade Shalom, Obra de Maria, Colo de Deus, e quem sabe até aqui na Canção Nova. Há um lugar que atrai seu coração, e esse é o lugar que o Senhor quer você, para te fazer santo (a).

Um dia Jesus também me chamou, e eu decidi dizer sim.
Lembra quando Jesus disse no Evangelho de Mateus 16.24: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me (..)” Não foi fácil e não é fácil, mas eu também não tenho dúvidas de que foi a melhor decisão da minha vida. Como Maria, irmã de Lázaro “escolhi a melhor parte que nunca me será tirada.” (Lc 10.42) Em Janeiro de 2016 começo a viver o sonho que o Senhor escolheu pra mim, e posso testemunhar: “Só é feliz quem realiza sua vocação!” (Monsenhor Jonas Abib)

Seguir o chamado de Jesus é um desafio, mas um desafio de amor. Só quem ama é capaz de corresponder! Tenha coragem de deixar as redes e de embarcar na barca do Mestre!
Esse convite não é meu, é de Jesus para você:
“VEM E SEGUE-ME!”

cancaonova

Estarei rezando por você que leu esse texto, para que o Espírito Santo movimente e incomode seu coração e lhe faça dar uma resposta generosa ao Senhor que te chama!

Deus abençoe!

 

Nathane Rangel
Pré Discípula da Comunidade Canção Nova

 

Veja também:

O aborto do Espírito Santo

Servir é como dividir um biscoito

Dai-me almas e ficai com o resto

Você nasceu para ser estrela

Comunidade Canção Nova

Comentários

Deixe seu Comentario