O Grande Apelo: Ser comunidade

Um amigo (dicionário) diz que ser comunidade é ter uma vida conjunta, possuir interesses comuns e compartilhar idéias.

Logo me recordei da passagem bíblica que apresenta o modelo de comunidade, formada por pessoas assíduas ao ensinamento dos Apóstolos que buscavam juntos viver a comunhão fraterna, à fração do pão e uma vida de oração. Entre eles existia um cuidado recíproco um para com o outro que os ajudavam a alinhar as idéias e compartilhar da mesma fé. Historicamente isso aconteceu há quase dois mil anos.

Muitas gerações se passaram e ao longo desses anos muitos já não se recordam mais da vivência dos primeiros cristãos. Vivemos um tempo, uma época que se faz necessário ampliarmos as nossas fronteiras e retomar esses bons exemplos que nos são apresentados como modelo inicial de vida e hoje em tempos modernos é preciso recuperar.

Acredito que Deus como um bom pedagogo que é sabe o quanto é necessário relembrar e mostrar ao povo que hoje em meio a tanto relativismo é possível retomar esse modelo de vida que a bíblia nos apresenta e que é possível “Ser comunidade”.

A geração de hoje é convidada a fazer essa linda experiência de viver em comunidade, de perpetuar esse chamado feito aos primeiros cristãos, porém é muito vivo e real nos dias de hoje.

Tendo como base essa discussão podemos rever juntos a “Exortação Apostólica Nuntiandi” escrita no ano de 1976 pelo sucessor dos apóstolos o Papa Paulo VI que diz: esse documento vem como impulso necessário para a concretização do apelo de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo, 17, 21).

cancaonova, comunidade

Não tenho duvidas que por causa desse apelo o Espírito Santo suscita o carisma Canção Nova para a igreja, tendo como missão evangelizar pelos meios de comunicação. Essa iniciativa de Deus foi sendo apresentada como meio eficaz de ganhar almas trabalhando na formação do homem novo.

Nesse ano de 1976 Dom Antonio bispo da diocese de Lorena/SP apresenta esse mesmo documento recém-chegado de Roma (Evangelli Nuntiandi) para o Padre Jonas que na época já realizava trabalho com os jovens, “Precisamos fazer alguma coisa, como você trabalha com os jovens comece por aí pois é preciso evangelizar os batizados, os batizados não são evangelizados!”, explicou D. Antonio.

Padre Jonas não fez outra coisa a não ser agir acreditando que nas palavras de D. Antonio estava toda a inspiração de Deus a seu respeito. Sem mesmo ter dimensão do seu chamado e a grandiosidade da sua missão ele foi dócil e não se poupou do trabalho que estava apenas começando.

No ano seguinte Padre Jonas deu início aos encontros chamados de catecumenatos, eram realizados uma vez por mês com duas palestras: uma doutrinal e outra vivencial com um bom momento de oração e a Celebração da Santa Missa. E depois de um ano na festa de Cristo Rei Padre Jonas lançou um desafio para aqueles jovens ali presentes, “ Quem está disposto deixar sua família, estudos, trabalho e até mesmo o namoro, para viver em comunidade”? Essa pergunta o mesmo repetiu por duas vezes seguidas até que doze pessoas deram o seu sim.

Em fevereiro de 1978 foi dado inicio a primeira experiência de vida comunitária cuja proposta inicial tinha como base dar um ano apenas para o Senhor, mas o tempo foi passando e aos poucos esse chamado a uma vida comunitária se intensificou, pois ficava claro que Deus estava ali inspirando um carisma para o mundo. Ali nasciam os primeiros que fariam parte desse desafio de viver em comunidade, nascia ali a comunidade Canção Nova.

Monsenhor Jonas Abib, @ax_cnQue bom que o nosso Pai Fundador Monsenhor Jonas Abib foi dócil a essa inspiração, não trago duvidas nenhuma que eu sou fruto desse sim, missionário que sou acredito que somos essa comunidade de amor e adoração tão sonhada por Deus essa seta para o mundo de hoje indicando a todo tempo esse caminho seguro que tem levado jovens, crianças e adultos do mundo todo a experimentarem o amor de Deus e terem por meio dessa experiência suas vidas restauradas.

Como tantos outros membros que fazem parte dessa linda família que é a comunidade Canção Nova eu fui trilhando esse caminho onde continuo sendo evangelizado todos os dias e também evangelizando para que outros como eu um dia sejam tocados e tenham suas vidas transformadas por Deus.

Não nego a obra divina que Deus realizou em mim, fico impressionado com todo o zelo de Deus para comigo e a Sua Divina Providência que em nenhum instante me deixou na mão, sou fruto desse amor que é manifesto todos os dias na vida comunitária a qual eu busco viver com intensidade valorizando desde os pequenos aos grandes momentos que me são apresentados todos os dias.

Como homem de Deus que busco ser quero aqui renovar mais uma vez o meu sim, trabalhar para Deus e investir todos os meus talentos na evangelização certo de que a Sua graça me basta!

Que Deusbençoe muito o seus propósitos!

Grande abraço

Veja também:

Servir é como dividir um biscoito

Você nasceu para ser estrela

O medo é uma arma do demônio

Follow @ax_cn

 

 

Comentários

Deixe seu Comentario