Em busca de Sentido para a existência humana. Qual a possibilidade do hoje?
Há em nós infinitas possibilidades de ser no mundo, de dar um sentido para tudo que vivenciamos. Temos a oportunidade de parar nos limites da nossa humanidade, ou reconhecê-los e continuar dando passos. Temos a possibilidade de viver um novo dia como mais um dia, ou de atribuirmos à ele um novo significado que alimenta o sentido da nossa existência.
A cada desafio temos a oportunidade de olhar para si de modo comparativo, inferiorizando-se, ou de atribuir ao que lhe foi pedido uma via de se descobrir como potência em algo aparentemente desconhecido. O ser humano é uma constante possibilidade.
“O ser-aí é um ser-para-a-morte na medida em que é apenas nela que finalizamos a realização de nossas possibilidades de ser. Enquanto vivos, somos abertura, estamos no devir de nossas possibilidades e somos, assim, em constante realização de quem podemos ser” (Heidegger, 1999). Ou seja, “somos incompletos e apenas nos completamos com a morte, já que antes dela estamos na contínua realização de nossas possibilidades de ser e com ela nossas possibilidades se finalizam. A experiência da morte, pessoal, intransferível e única, demarca assim a finitude do ser; ele voltará a ser o que era: nada” (Heidegger, 1981).
Diante das possibilidades que tenho hoje de ser, eu tenho assumido o meu lugar? Ou tenho ficado em posição retraída?
Afinal é mais cômodo não se desafiar, porém, nos tornamos mais vivos quando desfrutamos das possibilidades de existir! Acolha o novo, não tenha medo de desafios, enquanto você viver há uma nova possibilidade de existir.
Rafaela Rodrigues Com. Canção Nova
Veja também:
Em meio a crise o homem de bem tem a oportunidade de marcar a história
Quando a Esperança parece sufocada
Meu maior desejo é viver sob os Teus olhos