2-Paulo escreve em meio ao trabalho missionário
Paulo não escreveu no conforto de um escritório, propício à elaboração de um pensamento sistemático. Talvez escrevesse num albergue, em companhia de seus colaboradores, depois de um dia de labutas missionárias ou de suor para seu sustento. Suas cartas são circunstanciais e não tratados sistemáticos. É possível que, antes de escrever, discutisse o assunto com os companheiros. Ele ditava e outro escrevia (veja Rm 16,22).
3-Paulo escreve para instruir e evangelizar
As cartas de Paulo não são apenas necessidade de comunicar-se e cultivar amizades. Refletem sua preocupação, zelo e responsabilidade pelas comunidades, para orientá-las nos perigos e dificuldades. Daí seu estilo tantas vezes polêmico e belicoso. O Evangelho, além de lhe servir de alimento pessoal é partilhado com as comunidades. Coloca-o e coloca-se a serviço da evangelização.
4-Paulo conhece o Antigo Testamento
Mais que os outros apóstolos, Paulo conhece bem o AT. Ele não ouviu o Mestre falar. O Evangelho que recebe, ele o reflete e confronta com as Escrituras, aprofunda-o e coloca seus conhecimentos a serviço das comunidades. A partir da fé em Jesus relê o AT e elabora uma reflexão sobre a obra da salvação e, com essa visão, interpreta os acontecimentos. Paulo não conviveu com Jesus, mas viveu Jesus. Reinterpreta a mensagem do Mestre essencialmente rural e palestinense para o meio urbano do mundo greco-romano. É-nos, assim, modelo em nossas atuais buscas de falar ao cidadão/cristão da cidade, é mestre na arte de inculturar o Evangelho.
5-Somos destinatários e herdeiros de Paulo
Também a nós são dirigidas as cartas de Paulo, não como a pessoas individuais, mas comunitariamente. O que descobrimos é para benefício comum.
O que nos é transmitido e acolhemos é para ser relevante e pertinente hoje. Portanto, cabe-nos estar atentos à realidade, aos problemas da comunidade e do povo. A Palavra de sempre é para iluminar nossos caminhos de hoje, uma vez que ela nos foi transmitida para ajudar a viver e testemunhar o Senhor.
6-Docilidade ao Espírito Santo
Só mesmo a docilidade ao Espírito e com disposições de serviço é que podemos desenvolver a verdadeira “solicitude por todas as Igrejas” (2Cor 11,28). Assim, as cartas de Paulo são para nós o que as Escrituras foram para ele (Rm 15,4; 2Tm 3,16-17).
Estudo de Filipenses:
1. A cidade de Filipos
Filipos é cidade antiga e de muita história. Era uma das principais cidades da Macedônia (At 16,12). Situada em região fértil, fora construída pelo rei macedônio Filipe II que lhe deu o nome.
Conquistada pelos romanos, a partir de 42 a.C. torna-se colônia de militares aposentados. O imperador Otaviano concede-lhe o juz italicum e, por isso mesmo, gozava de privilégios especiais. A propósito, os filipenses orgulhavam-se de sua cidadania romana. Paulo, atento a esse sentimento não perde ocasião para evangelizar a partir dele: Fl 1,27; 3,20.
Além da maioria romana, a população constava de macedônios, gregos e alguns hebreus.
Paulo e Silas foram presos pela cura de uma escrava que, com seus distúrbios, dava lucro aos patrões (At 16,16-24).
Religiosamente a cidade era muito dinâmica. Coexistiam religiões mistéricas provindas do Oriente, com o ocultismo e o culto obrigatório ao imperador.
2. A origem da comunidade
Paulo dá grande importância à entrada do Evangelho na Europa, e isso através de Filipos. Em At 16,9-10 fala-se de uma visão sua a respeito. É também aqui que o autor de Atos passa a usar o “nós” ao relatar os fatos missionários. Além de Silas e Timóteo, o autor (da fonte de Lucas, ou do próprio Lucas?) integra o grupo dos evangelizadores.
A comunidade de Filipos nasce com o acolhimento e adesão à Boa Nova de algumas mulheres (At 16,13-15). Por não haver sinagoga na cidade reuniam-se às margens do rio Maritisa ou Hebrus, para as suas orações. Entre elas destaca-se Lídia, negociante de púrpura que, com sua casa, adere ao Senhor. É em sua casa que o grupo de evangelizadores aceita hospedagem. Filipos representa as primícias eclesiais na Europa.
3. A Carta aos Filipenses
Junto à carta de Filêmon é a carta mais pessoal e afetuosa de Paulo. A comunidade tem especial lugar no coração do apóstolo. O próprio Deus é testemunha do seu bem querer e ternura (Fl 1,7-8).
Sabendo que Paulo estava preso em Éfeso, os filipenses enviam-lhe donativos, através de Epafrodito. Este adoeceu e, uma vez curado, Paulo fá-lo portador de sua carta (Fl 2,25-30). Embora prevaleça o tom terno e carinhoso, Paulo também está preocupado com intrusos que estragam a comunidade e os repreende severamente (Fl 3,2. 18-19).
Por vários motivos, a Carta aos Filipenses, como hoje a conhecemos, certamente não foi escrita de uma vez só. Deve ser compilação de cartas escritas em situações e, talvez, lugares, diferentes.
4. Três cartas que compõem a atual Fl:
Cartinha de agradecimento (Fl 4,10-23);
Carta principal sobre a situação da comunidade de Filipos (Fl 1,1—3,1a; 4,4-7);
Carta contra os adversários, judaizantes? (Fl 3,1b—4,3; 4,8-9).
5. Onde e quando foi escrita Fl?
Na prisão de Éfeso, durante a 3ª viagem missionária? – anos 55/56;
Na prisão de Cesaréia, após a chegada em Jerusalém? – anos 58/60;
Na prisão em Roma, aguardando o julgamento de César? – anos 61/63.
6. Esquema de Fl, como atualmente se apresenta:
u Saudação inicial: 1,1-2;
v Ação de graças e contentamento: 1,3-11;
w Vicissitudes de Paulo: 1,12-26;
x Exortação à comunidade: 1,27 – 2,18 (Hino Cristológico: 2,6-11);
y Elogio a Timóteo e Epafrodito: 2,19 – 3,1;
z Advertência contra os judaizantes: 3,2 – 4,1;
{ Exortações a agradecimentos: 4,2-20;
| Saudação final: 4,21-23.
7. Chaves de leitura para Fl
j Alegria:
A primeira comunidade cristã caracterizava-se pela alegria
(At 2,46);
A alegria perpassa a Carta aos Filipenses (Fl 1,3-4. 18-19; 2,17; 4,1.10);
As festas populares de nossos dias são marcados pela festa.
k Opção radical por Jesus Cristo:
Jesus Cristo é o centro da comunidade;
Viver com Ele e por Ele, fá-lo o único absoluto, diante do qual tudo o mais é relativo (Fl 3,7-9).
l Perseverança na luta:
* Seguir Jesus é ter seus sentimentos e manter-se fiel no testemunho (Fl 1,27; 2,5.15);
* É preciso coragem para não se amedrontar (Fl 1,28).
m Hino Cristológico (Fl 2,6-11):
É a pedra preciosa incrustada na carta. Trata-se de uma chave privilegiada para saber quem é Jesus Cristo e aprender a segui-lo. O Filho assume o humano, faz-se servo e, com a morte de cruz, torna-se maldito.
Por isso é exaltado, com um nome acima de todo nome, constituído Senhor da História. Pela κένοσις (kénosis) torna-se Κύριος (Kýrios): abaixamento kenótico e exaltação kyriótica.
Proposta de seqüência para ler as Cartas de Paulo:
As Cartas Paulinas (14) comportam um total de 100 capítulos
Protopaulinas: 1Ts (05 capítulos), 1Cor (16 caps.), Fl (04 caps.), Fm (01 cap.), 2Cor (13 caps.), Gl (06 caps.), Rm (16 caps.) = 61;
Deuteropaulinas: Cl (04 caps.), Ef (06 caps.), 2Ts (03 caps.), 1Tm (06 caps.), Tt (03 caps.), 2Tm (04 caps.), Hb (13 caps.) = 39.