“Deus por meio do Carisma Canção Nova, me faz compreender que minha vida tem sentido na missão de evangelizar”, testemunha missionário da Canção Nova de Roma.
Para começar a falar da minha experiência preciso, antes de tudo, expressar que sou muito feliz por viver a minha vocação, e assim poder trilhar este caminho de escolha e decisão pelo chamado de Deus. Nem nos meus mais ousados projetos poderia pensar que minha caminhada vocacional seria verdadeiramente aquilo que meu coração sempre sonhou, e que viver uma vida de oferta a Deus por meio do Carisma Canção Nova, me faz compreender que minha vida tem sentido na missão de evangelizar e no meu contato com meu próximo, e isso tudo com renúncias, alegrias, cruz e ressurreição, aonde o Senhor me enviar.
E neste tempo, o envio dele foi para uma outra nação, povo e cultura! O primeiro impacto que vivi foi de abrir meu coração para todas a novidades e aprendizados necessários, dos quais percebo que, serão sempre constantes, e isso exige um movimento contínuo de confiança em Deus e despojamento missionário. Sou natural de São Sebastião do Paraíso-MG, tenho 29 anos, estou na Comunidade Canção Nova desde 2013, e desde o início deste ano vivo meu apostolado missionário da Missão de Roma, na Itália!
Minha missão é para o Reino de Deus
Estou lidando ainda com o aprendizado do idioma, dos modos de relacionar, de estabelecer vínculos e de compreensão de como eles enxergam o mundo, que é bastante diferente do nosso modo latino americano, e com isso tem me impulsionado a abrir meu coração para aprender, para ser desafiado, para lidar com novidades e descobertas que preciso neste tempo, sempre com a certeza de que o Espírito Santo tem me amparado em cada passo, e que a mim cabe empenho e disposição.
É impossível não trazer também neste contexto a palavra saudade para grande parte deste processo, pois como uma pessoa normal neste mundo, muitas vezes sinto o coração apertar quando me recordo dos meus familiares, amigos, das boas lembranças e experiências e claro, da minha terra, da minha nação, e ao lidar com tudo isso o mais interessante é que consigo perceber verdadeiramente que minha missão é para o Reino de Deus, e somente nesta ótica, que tudo faz sentido, pois Deus jamais me deixou desamparado com seu cuidado e presença.
Viver esta experiência também tem me permitido viver com muita intensidade a vida fraterna em comunidade com os meus irmãos e irmãs de missão, pois podemos ter uns aos outros como sustento e impulso, vivendo então o sentido de termos deixado tudo para colocarmos nossos dons em comum, abrindo o coração para as alegrias, diferenças, boas risadas e momentos profundos de partilha e escuta.
Leia também:
:: A história deste povo é um divisor de águas na minha vocação
:: Sem conhecer o outro seria impossível evangeliza-lo
Vale a pena se abandonar e confiar em Deus!
Finalizo, dividindo uma experiência que vivi neste tempo com o Papa Francisco e que está totalmente ligada a minha vocação: quando eu estava no meu primeiro ano de comunidade, na etapa do pré discipulado, aconteceu a renúncia de Bento XVI e aconteceria então o conclave para a eleição do novo Papa. Na dinâmica formativa que vivíamos, fomos convidados a rezar pelos cardeais do colégio cardinalício de forma ativa e cada pré discípulo sorteou 2 cardeais para rezar naquele tempo, e pela minha surpresa eu havia sorteado o Cardeal Bergoglio, que foi eleito e hoje é o nosso querido Papa Francisco.
Aquela experiência me fez compreender que eu deveria rezar ainda mais por ele de forma ativa, e contudo me afeiçoei muito com seu jeito simples de pastorear nossa Igreja. Porém jamais imaginei estar perto dele e poder dizer esta experiência, contudo, neste ano em um evento para diversos jovens do mundo inteiro, pude ir até ele e dizer do meu carinho, gratidão e orações por seu pontificado.
Tudo isso apenas me faz compreender que os caminhos de Deus são seguros, e mesmo que por vezes os acontecimentos não sejam tão claros, Deus já os traçou segundo a Sua Vontade e a Graça Dele sempre será o nosso sustento! Daqui de Roma, quero unir meu coração em oração por suas intenções e necessidades! Vale a pena se abandonar e confiar em Deus!
Grande abraço!
Thulio Donizete Fonseca Silva
Comunidade Canção Nova – Roma