Nossos Princípios de Vida: Partilha e Transparência

Partilha e transparência são realidades-chaves na conquista da fraternidade, afirma padre Jonas.

Na convivência do dia a dia e nas reuniões de comunidade e serviço, precisamos avançar na transparência uns para com os outros. É essencial partilhar o que pensamos e sentimos, nossas aspirações e desejos, nossas motivações, nossos projetos, nossas dificuldades. Nada deve ficar escondido, entulhado no coração.

É assim que conquistamos relacionamentos profundos: Nos damos a conhecer e conhecemos os outros em profundidade. Esse viver na luz pela transparência e partilha é tão importante quanto a oração. Quando se descuida de uma coisa ou de outra, a vida se complica: as tensões crescem, surgem os julgamentos, as murmurações, os conflitos”.

Pode-se correr o risco de pensar assim: “Para quê viver a partilha? As pessoas vão querer usar os meus segredos…”. Claro que não é possível partilhar tudo com todas as pessoas, mas é necessário partilhar. Existem realidades que só podemos partilhar com o nosso formador, e há coisas que só partilhamos com o nosso confessor. Mas é importantíssimo partilhar, não fique com nada entulhado. Temos a graça de ser comunidade e não podemos perder esta chance maravilhosa que Deus nos dá.

O diálogo aberto e sincero entre irmãos é um instrumento maravilhoso para esclarecer e orientar e, além disso, é uma poderosa arma para quebrar as barreiras que o inimigo não quer que venham à luz, mas permaneçam na obscuridade.

Leia também: 

:: Nossos Princípios de Vida: Viver da Providência

:: Nossos Princípios de Vida: Sadia Convivência

:: Nossos Princípios de Vida: Viver Reconciliado

:: Nossos Princípios de Vida: Autoridade e Submissão

O trazer à luz é o grande segredo para encontrar as soluções necessárias. Aqui se aplica plenamente o que Jesus nos deixou: “a verdade vos libertará! E se Cristo vos libertar, sereis verdadeiramente livres!”(Jo 8,31.36).

 É sempre o princípio da transparência e partilha que está na base. É ele que faz com que tudo venha à luz e na luz encontre a solução.

 

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova