Aqui partilho mais um pouco do nosso campo de missão em Moçambique.

Estamos em uma região muito diferente da África, pois é uma zona montanhosa e muita fresca de Moçambique. Temos um enorme desafio missionário pelo vasto território paroquial, muitas pessoas ainda não evangelizada. As religiões tradicionais são muito fortes, o islamismo também cresce muito e o protestantismo já iguala ou supera em número os fiéis católicos.

Nesta paróquia, além da Sede paroquial com cinco núcleos eclesiais, temos mais 36 comunidades rurais, algumas a mais de 70 km de distância da Matriz e com acesso muito difícil, algumas tendo enfrentar de estradas rurais péssimas só transitáveis com Motocicletas, outras temos de atravessar rios com canoas e outras ainda somente acessíveis pelo país vizinho, o Malawi. Muitas destas comunidades recebiam apenas uma missa por ano.

 

Na Sede urbana, temos muito trabalho a fazer nas diversas pastorais e no atendimento sacramental do povo. Estamos visitando as famílias de nossa Vila. E ainda temos o desafio de animar e evangelizar uma juventude sem perspectiva de futuro, quebrar um ciclo de constituição familiar e maternidade precoce, muitas adolescentes de 12 a 15 anos já estamos comprometidas com casamentos precoce ligados a cultura do dote. Aqui existem muitas crianças carentes que necessitam de assistência humana e espiritual, sonhamos com uma escolinha paroquial. 

A Paróquia de Zobué é também santuário diocesano dedicado a Imaculada Conceição que recebe na peregrinação anual da diocese cerca de 5000 pessoas. Temos um longo trabalho a desenvolvimento espitirual e de infra-estrutura do Santuário.

Nas próximas postagens continuarei a apresentar um pouco da realidade de nossa paróquia e missão.

 

Até a Próxima!!!

 

Deus abençoe a todos

 

Padre Ademir Costa

Missionário Canção Nova/Moçambique

Be Sociable, Share!

1 comentário

  1. Luana ferreira serafim

    Padre sua bençao gostou mt de ver as postagens que senhor coloca e bom nòs cristãos saber que em outros país también precisar se de evangelizaçao e quantos pelo mundo a fora sofrem além a necessidade materias das coisas mais simples que todo senhor humano merece uam vida digna. As vezes aqui mesmo na minha. Muitas vezes minha irmã reclamam de tudo ee ai eu vou começou mostar pra elas as postagens quanto nós aqui no maranhão temos o necessario pra viver quantos mt. La em outras terras distantes não tem o minimo pra sobreviver. Gosto mt tambem de ler as postagens padre posso pedir coisa rezar por mim ja fui postulante das filhas da pobreza do santissimo sacramento as irmas da toca de assis e sai pois sentia falta de algo q questao do carisma pois antes participava da difusao da obra da comunidade shalom na minha cidade e agora voltei a particiapr pois estou em casa com minha familia mas mesmo sinto mt falta da vivencia da vida religiosa tenho rezado perguntando pro senhor onde ele me quer o que ele quer de mim nesse tempo um grande abraço fraterno luana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *