Nossa Páscoa em Moçambique em Tempo de Pandemia

Semana Santa e Tríduo Pascal em tempo de pandemia

Vivemos a Semana Santa como várias igrejas no mundo sem a presença física de nossos fiéis. Algo muito dolorido, mas seguimos com obediência o que nos é passado pelo nosso Bispo, pois quem obedece não erra.

Assim seguimos as orientações passadas e celebramos nosso Tríduo Pascal sem a presença da comunidade, somente com os moradores da casa paroquial. Claro que sabemos que a Igreja em muito mais que um prédio. A Igreja é todo o povo de Deus. Muitos dos nossos fiéis celebraram em casa junto a sua família, como dizia São João Paulo II: A Igreja Doméstica!

Aqui no Zobwe celebramos com todo zelo e amor todas as celebrações. O padre Marcos Valadares preparou de maneira muito zelosa o espaço litúrgico. O Cristian tocou e cantou nas Missas e alguns jovens que moram conosco no terreno da paróquia estiveram presentes para acolitar na Missa.

Assim celebramos nossa Quinta-feira Santa. A Missa da Ceia do Senhor e do Lava-pés, que neste ano foi omitido. Na Sexta-Feira Santa, vivemos a Celebração da Paixão e adoração da Santa Cruz e no Sábado a noite a nossa Vigília Pascal, celebrada de maneira muito digna, com a alegria da proclamação da Páscoa do Senhor seguida pela Missa Dominical.

É certo que é muito estranho e doloroso celebrar o ponto mais alto de nossa fé sem o povo de Deus. Mas são situações necessárias para nosso bem e bem do povo, são tempos difíceis que irão passar.

Já temos a certeza de nossa vitória: Cristo ressuscitou! Aleluia, Aleluia!

Feliz Páscoa!

 

Padre Ademir Costa

Missionário CN Moçambique

Be Sociable, Share!