Missão em Lizinje, uma das nossas comunidades mais distantes

Missão em Lizinje, uma das nossas comunidades mais distantes e de mais difícil acesso da paróquia. Esta aldeia está localizada a 75 km da comunidade, porém 36 km segue por estradas extremamente difícil, acessíveis somente com carro grande com tração ou moto.

Eu, Cauany Marcondes, Sr. Sebastião, o jovem Domingos e o motorista Paulo saímos por volta da 6h30 da casa paroquial. Demoramos quase cinco horas e meia de viagem para chegar à comunidade de Santa Teresa de Lizinje.

Passamos por muitos riachos, trilhas de pedras soltas, muita areia, mas tudo valeu a pena, uma natureza exuberante e de um povo maravilhoso.

Depois de mais de cinco horas de estrada. Chegamos a comunidade de Lizinje, com uma calorosa recepção com canto e alegria.

A Cauany se encarregou de educar e cuidar das crianças – algumas crianças pegaram em um lápis pela primeira vez. Eu atendi as confissões. O Sr. Sebastião – animador paroquial – cuidou de preencher as fichas para os Batismos.

Depois começamos a celebração com muita alegria e disposição, apesar do forte calor desta época. Uma linda celebração para este povo que esperava o povo há um ano. Na celebração tivemos 06 batismos e Primeiras Comunhões. Concluímos a celebração, como sempre almoçamos na comunidade: arroz, um refogado de folha de abobora, xima e galinha – comida maravilhosa.

Tivemos que nos despedir do povo já pelas 15h30 para enfrentar o caminho ainda de dia. Mas escureceu cedo por causa das montanhas. Apesar da noite a viagem transcorreu bem e depois de quase 5h chegamos ao Zobué, muito felizes e realizados pela missão cumprida.

Padre Ademir Costa

Missionário da Comunidade Canção Nova /Moçambique

Be Sociable, Share!