Pecados Capitais Preguiça

Hoje falaremos sobre a preguiça e suas consequências

Este é o terceiro tema relacionado a concupiscência da carne, onde já falamos da gula e da luxúria. Este escrito é todo ele baseado no livro de Ascética e Mística de Adolphe Tanquerey. Pois bem, falando da preguiça, o que é a preguiça?

A Preguiça é um vício anexo a sensualidade, porque vem a final, do amor do prazer, enquanto este nos leva a evitar o esforço ou o incômodo¹, em nós,  já a uma tendência que nos leva ao menor esforço, vai nos tornando parasitas e aí é onde não crescemos em nossa vida profissional e nem na vida espiritual, vamos conhecer um pouco da natureza da preguiça.
A Preguiça é uma tendência a ociosidade, aqui me recordo de São João Bosco, onde ele dizia que cabeça vazia, oficina de satanás, ou seja a ociosidade me leva ao caos, a viver como verdadeiro parasita, a viver a custa de outros, isto acaba com nossa saúde, retira de nós o brio em querer fazer algo nobre, realizar trabalhos dignos.

Foto by mindandi

Na vida Espiritual a preguiça é chamada de acídia, vamos vivendo com desleixo as coisas de Deus, deixando de rezar até parar de vez com a prática da oração. Por isso, precisamos recordar que o homem foi feito para o trabalho, Deus nos colocou no Paraíso e pediu a nós que guardássemos e cultivássemos, ou seja Deus não nos colocou para vivermos como parasitas, mas como protagonistas, e quando nos deixamos levar pela preguiça é funesto, ela desfaz todo o caminho percorrido com luta, suor. Contudo, é preciso recomeçar, levantar a cabeça e prosseguir pois a vitória são dos guerreiros, e só é guerreiro aquele que vence com a preguiça, é a hora de curamos o nosso coração deste mal, e se faz necessário olharmos com profundidade sobre a realidade do trabalho, que todos nós estamos sujeitos a lei do trabalho. Da mesma forma que não podemos viver as custas dos outros, não podemos relaxar na vida de oração.

Nosso Senhor quer levantar homens e mulheres protagonistas, cheios de dons, mas para isso, é necessário cavocar em seu interior os dons de Deus e há 2 meios para isso, a oração e o trabalho, por isso irmãos, mãos a obra, levante desta prostração e seja protagonista na vontade de Deus.

1- Artigo 883, Compendio de Teologia Ascética e Mística – Adolphe Tanquerey
Referencia Bibliográficas: Compendio de Teologia Ascética e Mística – Adolphe Tanquerey

Leia os artigos anteriores desta série:

Pecado da Luxúria
Pecado da Gula
Pecado da Inveja 
Pecado Capitais – Orgulho
Pecado Capital – Ira

 

Uanderson Viana
Missionário da Comunidade Canção Nova


Missão da Canção Nova em Paulínia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários