“De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava.” Mc 2, 35
Nós precisamos, como Jesus, sair rumo a um lugar deserto para nos colocarmos em oração. Momentos assim são tempos fortes da nossa vida espiritual, quando deixamos o cotidiano para nos entregarmos exclusivamente aos cuidados de Deus. E, nesse abandono ao zêlo do Senhor, grandes coisas Ele faz em nós: curas, libertações, mudanças de mentalidade… Quando, então, nos encontramos um pouco mais sarados, nos revela coisas novas para a nossa missão, exatamente como Jesus mostrava fazer o Pai com Ele, em seus momentos de oração. A Palavra nos mostra que no instante em que os discípulos pensavam que poderiam continuar a missão em Cafarnaum, Jesus, após seu encontro com o Pai, muda a rota:
“Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa Nova. Pois foi para isso que eu saí”. Mc 38b
A Comunidade de Aliança passou o último final de semana reunida para um tempo forte de oração, nosso retiro anual de 4 dias — que chamamos de Jornada. Juntos vivemos a alegria de, temporariamente afastados de nossas tarefas diárias, estarmos em profunda oração e de experimentarmos a força e a beleza da vida comunitária.
Deus quis curar as feridas e cansaços de cada um sim, mas também quis se revelar como “ O Deus da surpresa, do inesperado, do absurdo” em nossas vidas. Fez questão de nos lembrar da importância de sermos homens e mulheres do Espírito, que dão respostas diferentes para as questões do dia-a-dia. E, com amor, disse de uma forma toda especial aos nossos corações que “ao nos encontrarmos com Ele nos encontramos com nossos irmãos”, nos remetendo à vida fraterna. Saltou aos nossos olhos que quem reza e ama tem eficácia, e que é por isso que “da qualidade da nossa vida de oração vem a qualidade da nossa vida fraterna, e que da qualidade da nossa vida fraterna depende a eficácia da missão”, como nos diz nosso Pai-Fundador.
Foi uma oportunidade maravilhosa para crescermos como irmãos que se nutrem do mesmo carisma e para reconhecermos o quanto precisamos uns dos outros, simplesmente porque Deus nos escolheu para vivermos unidos, e porque isso é fundamental para realizarmos plenamente a nossa missão de comunicar Jesus e a Vida Nova que Ele veio trazer.
Como Ele, não queremos ficar acomodados em nossa missão, queremos levá-la adiante! E sempre com o coração agradecido, certos de que temos recebido muito mais do que merecemos…
Nice Affonso
Com. Canção Nova