Vocacional

Vocacional – Vocação sempre indica um chamado.

Ilustrativo: Canção Nova Rio de Janeiro

E Quem chama sempre deseja alguma coisa da pessoa a quem chama. Deus não age de forma diferente. Só que Deus, ao chamar, antes de pedir, ele dá. Deus, chamando o homem, lhe dá a vida, a  existência e com a vida, dá-lhe também a liberdade. Deus não quer assim agir sozinho. Por isso, quando Deus chama, ele espera uma resposta; pois está confiando ao indivíduo uma missão. O chamado de Deus é sempre um desafio:

  • Ao sermos chamados à vida, é-nos confiada uma determinada missão (vocação). A de sermos felizes com os outros e que assim todos possamos viver bem.
  • Ao sermos chamados à fé, pelo batismo, nós nos comprometemos a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e a colaborar com os homens na busca da verdade, do bem, vivendo como irmãos. É a vocação cristã.
  • Ao sermos chamados a um determinado estado de vida (sacerdotal, religiosa, matrimonial  ) assumimos um compromisso específico com a comunidade eclesial, de realizar sua missão de ajudar os demais homens a encontrarem a felicidade. A que Deus deseja para todos.

Para que isso aconteça, é indispensável que cada um faça desabrochar a vocação que está em seu interior ( Mt 25,14-30 – Parábola dos talentos) e a faça desenvolver, fortificando-a com a palavra de Deus e com a oração.

As capacidades e dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros. Quanto mais o homem está voltado para o outro, mais realizado e feliz será. O verdadeiro amor é o que busca a felicidade do outro e não a própria.

Podemos dizer, Vocação é a oferta divina que exige uma resposta e um compromisso com Deus. Nesta definição percebemos três aspectos:

  • Oferta (chamado) de Deus.
  • Resposta do homem.
  • Compromisso com Deus e com o irmão.

A resposta do homem deve ser constantemente reassumida. É no dia-a-dia que vai-se fazendo caminho e assumindo os riscos do SIM dado.

Para quê eu existo? O que devo fazer da minha vida? Como devo viver? O quê me realiza de verdade? Qual a minha vocação? Certamente você já se fez alguma dessas perguntas em algum momento!

Todos possui a vocação a santidade: O primeiro chamado. Mas, para esta vocação universal, cada um de nós tem uma vocação particular. Muitos são chamados a serem santos no cotidiano do comum dos homens. Muitos, porém, são chamados a uma vocação específica. E se Deus te chama para uma vocação específica?

A Canção Nova é uma comunidade católica de Amor e Adoração que tem como missão evangelizar para formar homens novos para um Mundo Novo, a fim de preparar um povo bem disposto para a Segunda Vinda do Senhor. Nosso Carisma é uma forma renovada de levar a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo na eficácia do Espírito Santo. Somos vocacionados e consagrados para isto, por escolha de Deus. Nossa vida gira em torno da missão. E se você for Canção Nova?

Nossa missão é auxiliar no discernimento vocacional das pessoas que se sentem chamadas a uma Vida Consagrada na Canção

Nova, seja para o Núcleo ou para o Segundo Elo (forma de vivência dentro do Carisma). Você é chamado a fazer um acompanhamento vocacional conosco?

Entre em contato

E SE VOCÊ FOR CANÇÃO NOVA?

Aqui no Rio de Janeiro estamos à disposição!

Equipe Vocacional Canção Nova Rio

Tel.: (21) 3344-2176
E-mail: vocacionalrj@cancaonova.com

 

Mais informações:

Blog Vocacional Canção Nova