História da Missão

Os primeiros missionários da Comunidade Canção Nova chegaram à cidade do Rio de Janeiro em março de 1992. Foram acolhidos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião, no Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro, dando, assim, os primeiros passos da evangelização da Canção Nova na cidade maravilhosa.

No começo, eram seis missionários que tinham como missão apresentar o carisma Canção Nova aos diversos movimentos desta Arquidiocese. Assim, conduziam retiros e encontros de Crisma, ECC, catequese etc. Tudo começou com este contato com o povo, através de momentos oracionais e, principalmente, através de grupos de oração, quando tinham a oportunidade também de apresentar os produtos do DAVI (Departamento de Audiovisuais da Canção Nova).

Mais tarde, a Canção Nova começou o seu trabalho com a sua primeira casa de evangelização. Estava situada na Rua Oliveira, no bairro do Méier, também zona norte do Rio. Em seguida, a casa de evangelização se instalou em outro lugar, com mais espaço, na Rua Coronel Cotta, no mesmo bairro, permanecendo ali até o ano de 2002. Ali, o povo carioca tinha a oportunidade de participar de grupos de oração diariamente, cursos bíblicos, atendimento pessoal de oração, Santa Missa e outros encontros oracionais.

A partir daí, ficou forte a necessidade de também evangelizar por meio de grandes eventos, que marcaram a presença da Canção Nova no Rio de Janeiro. Um grande exemplo é o tradicional “O Espírito Sopra Onde Quer”, evento que atraía um público de mais de 20 mil pessoas nos Arcos da Lapa, centro da cidade.

Além disso, a missão se desenvolveu por meio de shows de evangelização, encontros de oração aos fins de semana, “Kairós”, tardes e noites de louvor. Também os meios de comunicação fizeram parte das nossas atividades. Tivemos programas produzidos no Rio de Janeiro para a TV Canção Nova e, no ano de 2002, cariocas e fluminenses passaram a desfrutar da programação da TV Canção Nova no canal aberto 20 UHF. Além disso, também trabalhamos com a evangelização pela Rádio Fluminense AM 540. Foram 4 anos com uma programação local e em rede nacional.

A Casa de Evangelização, por sua vez, funcionou até junho do ano de 2008 no centro da cidade, na parte superior do Santuário Nacional de Adoração Perpétua. Naquele mesmo ano, começamos a evangelização através da Rádio Canção Nova do Espírito Santo AM 1060. Permanecemos por um período realizando nossa missão com esse instrumento. Em 2010, foi inaugurada a Loja Canção Nova, trazendo para os cariocas os produtos de evangelização do DAVI – Departamento de Audiovisuais da Canção Nova.

O Carisma Canção Nova, porém, não se resume apenas a meios de comunicação. É, sobretudo, um Carisma de encontrolevamos o encontro pessoal com Jesus na eficácia do Espírito Santo. “Tudo começou pelos encontros”. Foi a partir dos encontros de evangelização que nossa história começou, e é esta a faceta mais forte da Canção Nova Rio atualmente. Hoje, nossa missão acontece principalmente com as atividades na nossa casa de evangelização, que agora está na Rua Barão de São Borja, 61, no bairro do Méier. Ali, atendemos o povo de Deus com a celebração da Santa Missa, atendimento de confissões, oração, e aconselhamento, aprofundamentos, grupos de oração, grupo de amigos e eventos. Nossa Loja funciona também no mesmo endereço. Além disso, realizamos eventos em outros lugares pela cidade, bem como temos missões realizadas nas paróquias onde somos chamados.
Em 2020, com as circunstâncias da pandemia, toda nossa programação teve que ser adaptada às realidades do momento. Porém, não deixamos de evangelizar. Realizamos diversas atividades de modo online e, desde então, iniciamos também as transmissões de nossas missas, momentos de oração e aprofundamentos pelas redes sociais na internet.
Somos Carisma de encontro que, inevitavelmente, comunica a Boa-Nova de Jesus por todos os meios possíveis. Assim, também em 2020, a Canção Nova Rio voltou para as ondas do rádio na capital carioca, com o programa Madrugada Amiga, na Rádio Catedral. Uma madrugada inteira de evangelização, às sextas-feiras, das 0h às 5h30. Em 2021, mais uma novidade: na mesma rádio, estamos presentes no programa Bom Dia Catedral, também às sextas-feiras, das 6h10 às 7h, com Pe. Edmilson Dias.

A história da Canção Nova no Rio de Janeiro continua. Que tal fazer parte dela? Venha nos visitar, participe da nossa programação e faça parte da família Canção Nova!

 

 

 

Última atualização: fevereiro de 2021