Semana Santa – Sigamos os passos de Jesus

Semana Santa – Sigamos os passos de Jesus

Iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos, que nos faz recordar a entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus que entra em Jerusalém para dar a Sua vida por nós e nos salvar do pecado que nos distancia de Deus.

Sigamos nesta semana, os passos de Jesus Cristo:

Na segunda-feira, em Jo 12,1-11, recordamos Jesus que visita seus amigos: Lázaro, Marta e Maria. Aqui vemos o amor de Jesus por seus amigos. Ele que sabia que iria morrer entregando-se numa Cruz, vai visitá-los. Podemos dizer que Jesus não queria partir sem se despedir de seus amigos.

Visitando-os, Jesus é amado por Maria de Betânia que unge seus pés com o mais caro perfume.

Derramar o perfume pode ser considerado derramar-se aos pés de Jesus, entregar-se a Ele, em submissão, dando a Ele o melhor de si mesmo.

Refletindo a respeito da atitude de Maria, podemos nos perguntar como estamos nos doando a Jesus, se estamos ofertando a Ele o melhor de nós mesmos, se fazemos de nossas vidas o melhor dos perfumes para a glória Dele.

Maria ao mesmo tempo que se derrama também deseja ser impregnada por esse mesmo perfume e, para isso, espalha o perfume com seus próprios cabelos, que é uma atitude de intimidade e através da qual, o perfume fica impregnado nela mesma e assim será exalado para os outros.

Ela deu a Ele o bom perfume e Dele também recebeu o bom perfume que deve ser levado aos outros. Assim também devemos fazer, precisamos criar intimidade com Cristo, para estarmos impregnados Dele, do Seu bom perfume, para levá-Lo aos outros.

Na terça-feira, em Jo 13,21-33.36-38, recordamos Jesus que na Santa Ceia, anuncia a traição deliberada e consciente de Judas e a negação de Pedro, que não tinha esse desejo em seu coração, mas por medo, por fraqueza irá negá-Lo.

Como nós estamos agindo com Jesus? Temos nos deixado levar pela dureza de nosso coração ou nos deixado levar por nossas fraquezas, ferindo ainda mais o Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo?

Nesse dia também refletimos as dores de Nossa Senhora ao encontrar Jesus, meditadas a partir da Procissão do Encontro, que se dá com as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores.

Contemplemos então as dores de Nossa Senhora ao encontrar Jesus, Aquele que Ela carregou em Seu ventre e em Seu colo, que Ela cuidou e seguiu sempre, sem deixar de cuidar Dele e de Sua missão, tanto foi assim que se encontra com Ele no caminho carregando a Cruz.

Podemos imaginar Maria sofrendo com as dores de Seu Filho, quiçá até mesmo querendo tirá-Lo daquele sofrimento, tirar-Lhe a cruz, abraçá-Lo, carregá-Lo em Seu colo, consolá-Lo.

E nós desejamos agir como Maria ou preferirmos dar-Lhe as costas, virar-Lhe o rosto e não abraçar a salvação que Ele já nos concedeu? Queremos permanecer ofendendo a Ele, permanecendo no pecado ou queremos segui-Lo e consolá-Lo com a nossa vida, deixando os nossos pecados?

Na quarta-feira, Mt 26,14-25, refletimos sobre a traição de Judas, Ele que decide sair e de fato trair Jesus, entregá-Lo aos que queriam matá-Lo.

Neste dia rezamos o Ofício das Trevas*, que marca o início do Tríduo Pascal.

O Ofício mostra a figura do Servo Sofredor, diante do qual rezamos e meditamos sobre os sofrimentos de Sua Paixão e Morte de Cruz.

Coloquemo-nos nos lugares de cada um dos personagens que estiveram com Jesus e reflitamos sobre nossas atitudes diante Dele, com Ele.

Nossas atitudes nos aproximam ou nos afastam Dele?

Com quais atitudes queremos permanecer, quais precisamos e queremos deixar?

Que esta semana seja um tempo propício para deixarmos Jesus entrar em nossas vidas e nos salvar dos pecados que cometemos, de nos deixarmos atrair por Ele, de nos aproximarmos Dele e permanecermos Nele e com Ele, numa vida de santidade e que agrade o coração Dele.

Que verdadeiramente, por amor a Ele, numa atitude de correspondência ao grande amor Dele por nós, correspondamos com amor numa atitude de conversão, de busca de uma vida santa e agradável a Ele, de modo a glorificá-Lo com a nossa vida.

Reflitamos esses dias e aguardemos tudo o que será recordado nos dias posteriores, a partir da quinta-feira santa.

Permaneçamos atentos a tudo que Jesus fez e ainda quer fazer em nós, porque nos ama e quer nos dar a salvação que já alcançou para nós.

*https://pmeninojesus.com.br/oficio-das-trevas/