Advento também é tempo de discernir a vontade de Deus.

Na Igreja começamos um novo ano litúrgico! O Advento é tempo de preparar o coração para a vinda do Senhor. Neste tempo nos preparamos para comemorar o Natal de Jesus, nosso Senhor e Salvador. A grande festa da encarnação! Mas, além de comemorarmos a sua primeira vinda, Advento também é tempo de discernir a vontade de Deus e, assim, nos prepararmos para a Sua vinda definitiva.

Escuta

Por isso, neste tempo, somos conduzidos à penitência e ao silêncio interior. Um silêncio que fazemos para escutar a voz do Senhor. Por exemplo, neste tempo não se entoa o cântico do “Glória*”, exatamente para cantarmos “a plenos pulmões” na noite do dia vinte e quatro dezembro. Sendo um tempo de silêncio interior, a Igreja também orienta a uma revisão de vida, ficarmos bem atentos ao nosso modo de viver, prepararmos o coração, para que “não sejamos sem juízo, mas procuremos discernir bem qual é a vontade do Senhor” (Ef. 5,17) e, assim, afinemos nosso coração à Sua voz.

Para preparar o coração, é preciso exercitar a nossa escuta e, para isso, se faz necessário o silêncio. Silêncio para escutar a Deus, silêncio para perceber o que Ele quer, silêncio para “ouvir com o coração” o Senhor. Num tempo de muito barulho e muitas informações, poderemos nos perder em tantos ruídos, ou pode ser que perdamos a “audição espiritual”, ferida devido ao “volume alto” do som mundano.

Foto: Arquivo Canção Nova

Vontade de Deus

O Senhor nos diz que “não sejamos sem juízo, mas procuremos discernir bem qual é a vontade do Senhor” (Ef. 5,17). E a pergunta é esta: Qual é a vontade de Deus para minha vida? Qual é a vocação que Deus tem para mim? Uns se descobrem chamados ao matrimônio, outros à vida sacerdotal (como eu), outros à vida religiosa, outros descobrem que foram chamados para as novas comunidades, outros ainda encaram a profissão como vocação. Deus tem planos e nós também, então precisamos discernir e perceber “o que Deus quer é o que eu quero? O que eu quero Deus quer?”. Advento também é tempo de discernir a vontade de Deus e, somente através da oração, é que poderemos ouvir a voz do Senhor. A oração nos coloca em sintonia com Deus, a oração é aquele “colóquio” com nosso Amigo/Jesus, mas atenção é um diálogo, ou seja, fala-se e escuta-se.

A Voz de Deus na minha vida

Quando comecei a me questionar sobre a vontade de Deus, deparei-me com minhas vontades, com meus pecados, com o desejo de ter minhas coisas, meu “cantinho”, família, filhos… Mas tudo simples, sem luxo, era um desejo bom. Porém, ao cultivar a vida de oração, ao me engajar no grupo de oração e nos trabalhos da comunidade paroquial, percebi que o Senhor me chamava a doar-me mais, então, em espírito de oração, ao me deparar com a vida na igreja, trabalho, namoro… E, imaginando o futuro, não me percebia dentro do matrimônio, mas numa vida sacerdotal e em comunidade.

Mas como ainda escutar o Senhor? São Jerônimo ensina que quando lemos a Palavra, Deus fala conosco. Irmãos, não precisamos ir atrás de palavras novas, aprendamos a ouvir a novidade naquilo que os autores sagrados se inspiraram, aprendamos a ouvir a Igreja, o Magistério da Igreja que continua a nos ensinar o caminho do Céu. Devo dizer, com sinceridade, percebi Deus falar nas pequenas coisas, mas sobretudo na Igreja e através da Palavra. Abramos o nosso coração, abramos os ouvidos do coração para agirmos com o coração ante os desafios que estão à nossa frente.

Veja também
:.Lançado o texto-base do 3° Ano Vocacional no Brasil

Advento

Advento também é tempo de discernir a vontade de Deus. Somente quando estivermos dentro da Vontade de Deus é que estaremos preparados para Sua vinda. Como Maria, precisamos dizer: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua Vontade”. A liturgia neste tempo nos chama a preparar para o Natal do Senhor, sua primeira vinda. Montemos o presépio, montemos a árvore e preparemos a ceia, mas preparemos principalmente o coração para Sua vinda. Preparemos a casa do coração, neste sentido nossa preparação tem ainda o sentido de aguardar a vinda definitiva de Jesus, ele virá em glória, virá para salvar e nos julgará. Por isso, eu lhe digo: precisamos viver cada dia como se Ele viesse hoje, fazer Sua Vontade em nossa vida naquilo que vivemos hoje, para que, no dia que Ele vier, estejamos preparados.

Quando se fala em juízo final, pode dar um certo medo, mas, antes de tudo, deve ser uma motivação, sim, devemos sair do comodismo, da mesmice no tocante a uma vida “mais ou menos” cristã. “Estai sempre alegres!”(1Ts 5,16). Esta é a atitude fundamental que Deus de cada um de nós, na expectativa do Senhor que vem e não tarda. Veja bem: não é tristeza, medo, ansiedade ou angústia. É uma alegria constante, crescente. “O Senhor está próximo” (Fl 4,4). Por que alegria? Porque “a salvação está mais próxima do que quando abraçamos a fé” (Rm 13,11).

Acesse também

:.Campanha Vocacional 2022-2023

Enfim, preparemos o nosso coração e olhemos para o presépio, preparemo-nos interiormente com a oração, com uma boa revisão de vida, com atos de misericórdia e nos questionemos: será que estou com o coração preparado, fazendo a Sua Vontade em minha vida? Ou estou vivendo a minha vida no “mais ou menos”? Advento também é tempo de discernir a vontade de Deus. Por isso, Advento é tempo de preparar o coração para a vinda do Senhor, então, façamos, se possível, uma boa confissão; e que este Natal seja o melhor de todos — não por causa dos sinais externos, por causa das festas, das comidas ou bebidas, e sim por causa da conversão do coração que entendeu que antes de tudo o Natal é Jesus. E a canção mais linda de Natal é aquela que cantamos com a nossa vida, com as nossas atitudes, com as nossas ações, afinados com a Voz do Senhor.

*Salvo nas festas marianas da Imaculada Conceição e Nossa Senhora de Guadalupe onde se canta o “Glória”.

Padre Marcio Padro é membro da Comunidade Canção Nova, desde 2003, no modo de compromisso do Núcleo. Atualmente, está na missão de Cachoeira Paulista, SP.

 

Acesse nossos perfis no:

Instagran

Twitter

Facebook

 

Comments

comments