O Amor de Deus supera a medida do amor humano

“A medida do Amor é amar sem medida” (Santo Agostinho)

Chegamos ao IV capítulo da Exortação Apostólica Christus Vivit, e nele o Santo Padre nos faz meditar sobre as três pessoas da Santíssima Trindade, destacando o Amor com que Deus se manifesta a nós através de cada uma delas. Hoje vamos meditar sobre o Amor do Pai.

Sabemos que as grandes transformações que acontecem em nossas vidas partem de um único ponto: o Amor. Amor que é sobretudo o próprio Deus em nós. E como é importante saber que somos amados por Ele. Como nos dizia São João Bosco: “Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado.”  

Somos amados por Deus de forma incondicional e gratuita. “Deus ama-te. Nunca duvides disso na tua vida, aconteça o que acontecer. Em toda e qualquer circunstância, és infinitamente amado”. (Christus Vivit – nº 112)

Com Jesus, aprendemos a chamar Deus de Pai: Quando orardes dizei, Pai nosso…” (Mt 6,7-15). Chamá-Lo de Pai, algumas vezes inconscientemente nos remete ao nosso pai terrestre, e por causa disto alguns tenham dificuldades de relacionar-se com Deus desta forma. Talvez a sua experiência de paternidade não tenha sido uma das melhores, o que sabemos é que o Amor Paterno de Deus é real e se derrama sobre todos os seres humanos; mesmo sobre aqueles que julgamos não merecer o nosso amor, Deus os ama com o mesmo amor com que nos ama. Mas, o que nos difere dos outros é saber que o Pai nos ama.

freepic.diller – br.freepik.com

Versículos bíblicos que falam sobre o Amor de Deus

Nas sagradas escrituras encontramos muitas passagens que expressam o Amor de Deus por nós. “Por exemplo, às vezes apresenta-Se como aqueles pais carinhosos que brincam com seus filhos: “Segurava-os com laços humanos, com laços de amor, fui para eles como os que levantam uma criancinha contra o seu rosto” (Os 11,4).

“Há vezes que se apresenta repleto daquele amor com que as mães amam sinceramente seus filhos, com um amor entranhado que é incapaz de esquecer ou abandonar: “Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu bebê, não ter carinho pelo fruto de suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, eu nunca te esqueceria”. (Is 49,15).

“Mostra-se como um enamorado que chega a tatuar na palma da mão a pessoa amada, para poder ter o seu rosto sempre perto: “Eis que eu gravei a tua imagem na palma das minhas mãos” (Is 49,16)

Leia também:

:: Característica do amor de Deus

:: Uma vocação só se realiza no amor

:: O amor personalizado de Deus

:: O amor é para sempre e não volta atrás

“Ninguém te ama como Eu”

Se você prestou atenção, nos três parágrafos acima retirados dos artigos 112 e 114 da Christus Vivit, o amor de Deus é posto em paralelo ao amor de um pai, de uma mãe e até mesmo de uma pessoa apaixonada. Contudo, essas figuras são usadas para dizer que Deus em seu Amor supera as nossas medidas de amor humano. Pois, “a medida do Amor é amar sem medida” (Santo Agostinho)

O  Carisma Canção Nova existe para levar cada pessoa a experimentar esse Amor, tudo o que fazemos tem como objetivo o Encontro com Ele, esta é a nossa missão.

O dia mais importante da minha vida foi o dia que apresentei minhas medidas de amor a Deus e Ele em Sua misericórdia me disse: “Ninguém te ama como Eu”. Esse Amor me sacia, me alimenta, me fez verdadeiramente feliz e realizada. Vivo por Ele e para Ele.

E você, já encontrou-se com esse Amor?

 

Patrícia Coêlho Costa

Comunidade Canção Nova.

Comments

comments